Política
Bolsonaro diz que eleição é tema de segurança nacional e ataca o ministro Edson Fachin, presidente do TSE.
Mais ataques
Nesta terça-feira (14), durante a cerimônia de abertura do 5º Fórum de Investimentos Brasil, o BIF, em São Paulo (SP), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez referência à fala do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, sobre políticos que disseminarem fake news terem seus mandatos cassados em tom de ironia.
“Por que quem duvidar do sistema eletrônico vai ter registro cassado e ser preso? Sou obrigado a confiar? Eu posso apresentar falhas? Posso dizer, como foi em 2014, que no meu entendimento técnico o Aécio ganhou? E eu, com documentação que tenho do próprio TSE, falar que ganhei no 1º turno? Não posso falar isso? Vão cassar o meu registro?”, disse.
Além disso, o presidente teceu elogios ao ofício enviado pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, na última sexta ao TSE, no qual o remetente afirma que as Forças Armadas não se sentem prestigiadas pela instituição.
“Uma nota do ministro da Defesa —são 23 itens e vale a pena ler — termina dizendo que é temerário concluirmos um processo eleitoral sob o manto da desconfiança. As eleições são questões de segurança nacional”, disparou.
Ainda durante o discurso, o chefe do Executivo criticou os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso e sugeriu mais uma vez que pode descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal.
Economia
Setor de serviços cresce pelo segundo mês seguido.
Crescimento
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou um crescimento de 0,2% no mês de abril em comparação com março, sendo a segunda alta consecutiva.
Apesar disso, a porcentagem é menor do que o esperado segundo uma pesquisa feita pela agência Reuters, que previa um ganho de 0,4%.
Em relação a abril de 2021, a alta foi de 9,4%. Comparando com o patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020, os serviços estão 7,2% acima do nível apresentado na época.
O aumento no setor de serviços de março para abril foi impulsionado pela alta nas atividades de informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados a famílias,(1,9%).
Em contrapartida, o baixo índice foi influenciado pela queda no transporte (-1,7%); profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).
Internacional
Guerra na Ucrânia: Rússia anuncia corredor humanitário e oferta de rendição para a Ucrânia no Donbass; Papa Francisco critica Rússia, mas diz que Guerra poderia ter sido provocada; agência da UE afirma que o conflito pode agravar problema das drogas.
Corredor humanitário
O Ministério de Defesa russo anunciou que irá abrir um corredor humanitário na cidade de Severodonetsk, cidade que está sendo o centro de conflitos entre tropas russas e ucranianas há semanas, além disso, afirmou que irá ofertar às tropas ucranianas uma rendição para esta quarta-feira. Isso ocorreu depois das tropas russas conseguirem destruir a última ponte que liga a região de Donbass a Kiev, assim conseguindo vencer as tropas da resistência ucraniana, é estimado que ainda há 10 mil refugiados presos na cidade ainda.
Críticas
O jornal jesuíta La Civiltà Cattolica publicou nesta terça declarações feitas pelo Papa Francisco no mês passado. O Papa condenou a crueldade e ferocidade das tropas russas contra a Ucrânia, mas afirma também que a guerra foi “provocada”. Francisco relatou à revista, ter se encontrado, meses antes do inicio do conflito, com um chefe de Estado – sem revelar o nome – que teria afirmado que a OTAN estava “latindo nos portões da Rússia" e incentivando-a a revidar, com a insistência no convite ao ingresso da Ucrânia no bloco
Drogas
O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) afirma, em seu relatório anual, que a guerra na Ucrânia contribui com a incerteza quanto à situação das drogas no continente. Segundo o órgão, os refugiados, ex-dependentes ou em processo de largar o vício, terão que ser atendidos de uma forma que consigam continuar o tratamento, o relatório diz também que a fuga de uma situação de guerra pode levar essas pessoas a abusarem de substâncias, além de causar mudanças na rota do tráfico.
Saúde
Atualização dos dados da pandemia.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 44.441 novos casos de COVID-19, e 174 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 144. No total, o país acumula 31.541.479 casos confirmados, e 668.354 óbitos por COVID-19.
Cultura
Banda BTS anuncia pausa após 9 anos de carreira.
Solo
A banda sul-coreana BTS anunciou nesta terça-feira (14) que o grupo fará uma pausa na carreira para os membros trabalharem individualmente em suas respectivas carreiras. A novidade foi contada durante a transmissão ao vivo de um jantar comemorativo dos nove anos da boyband, na mesma semana em que houve o lançamento da coletânea que rememora todos esses anos de carreira.
Segundo o líder do grupo, RM, apesar do compartilhado entre eles, cada um precisa crescer individualmente e que esse período de hiato será utilizado para pensarem em novas direções do BTS e dos próprios integrantes.
De acordo com os integrantes, essa é uma difícil decisão principalmente pela possível decepção causada nos fãs. Ao contrário, a reação dos admiradores nas redes sociais foi de apoio e carinho ao grupo.
Não importa quanto tempo passe, eu ainda vou está aqui. Muito obrigada por tudo.💜💜💜@BTS_twt #Hiatus #BTSBestFriendsOfMyLife #2022BTSFESTA pic.twitter.com/40ZdhdUSMC
— ray (@pjjk_jeon) June 14, 2022
"espere nossa volta para casa"
— ali⁷ ☾︎ chorando (@galaxyforbts) June 14, 2022
não é um adeus, é um até logo.
obrigada BTS. pic.twitter.com/L0GWwXAmt8
eles choram da coreia e eu choro do brasil,o nosso amor é muito lindo e único,hoje eles fecharam um ciclo pra abrir uma nova porta e daqui a pouco voltar com tudo e JUNTOS. obrigada bts por serem minha casa e me darem uma família,eu amo vocês SEMPREpic.twitter.com/fv5wTjGkvJ
— cats⁷ do jimin🧃somos a prova de balas (@eaecat_) June 14, 2022