Atualizações de dados sobre a pandemia. RJ mantém obrigatoriedade da máscara em locais fechados. Dois estados têm mais de 90% da população completamente vacinada.
Atualizações de dados sobre a pandemia
Segundo os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou nas últimas 24 horas, 15.300 novos casos de coronavírus. No total, já são 21.924.598 casos confirmados. O número de óbitos por COVID-19 no mesmo período foi de 188, com um total de 610.224 desde o início da pandemia. A porcentagem de pessoas com o ciclo vacinal completo está em 59,7%, de acordo com números do Ministério da Saúde.
Suspensão do uso obrigatório de máscara em espaços abertos
A prefeitura do Rio de Janeiro manteve hoje (12) a obrigatoriedade do uso de máscara em lugares fechados, mas suspendeu todas as demais regras sanitárias contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde havia estipulado flexibilizar o uso da máscara em locais fechados quando 75% da população estivesse totalmente vacinada, atualmente a cidade tem 72,9%. Nessa fase, a máscara seria obrigatória apenas em hospitais e transportes coletivos.
No meio da semana, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o equipamento de proteção sanitária seguirá sendo exigido em locais fechados, pelo menos por enquanto. Desde o final de outubro, os cariocas foram liberados do uso obrigatório da máscara em locais abertos e sem aglomeração.
Dois estados têm mais de 90% da população completamente vacinada.
O primeiro estado brasileiro a alcançar a marca de 90% da população completamente vacinada foi São Paulo. O estado que foi o pioneiro a começar a imunização, atingiu a marca de 92,72% da população com o ciclo vacinal completo. O segundo estado a alcançar a marca foi Mato Grosso com 90,12% de imunizados completados na noite de ontem.
Fora São Paulo e Mato Grosso, apenas três estados registram mais de 80% da população completamente vacinada, Paraná (81,79%), Rio Grande do Sul (81,42%) e Santa Catarina (80,28%). Apesar do cenário, quase todos os estados têm mais de 90% dos adultos com pelo menos uma dose da vacina, com exceção de Roraima (75,43%), Amapá (82,47%), Maranhão (88,09%) e Rondônia (89,39%).
Desmatamento sobe 5% e bate recorde em outubro, segundo o Inpe. Bolsonaro viaja para países árabes a fim de buscar investimentos.
Contradição
De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (12), a área sob desmatamento na Amazônia aumentou 5% em relação ao ano passado, chegando a 877 km². Segundo o Sistema de Detenção de Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (DETER), do Inpe, esse é o maior índice para o mês de outubro em cinco anos, desde quando o levantamento começou a ser feito, em 2016. Ao todo, foram 4.519 avisos de desflorestação enviados pelo sistema em outubro.
Entretanto, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante a COP26, disse estar combatendo a devastação na Amazônia, e prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2028. Ao ser procurado para falar sobre o aumento do desflorestamento, o ministro do Meio Ambiente não respondeu.
Viagem a países árabes
Nesta sexta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro embarcou para uma viagem de uma semana que passará pelos Emirados Árabes Unidos (Dubai), Bahrein (Manama) e Qatar (Doha). Bolsonaro participará de reuniões com governantes locais, encontros com empresários e visitas a feiras e exposições.
O retorno do presidente está previsto para a próxima quinta-feira (18). A visita pretende atrair investimentos privados para o Brasil. A comitiva presidencial conta ainda com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, além de outras autoridades. A lista completa não foi divulgada pelo Itamaraty.
Explosão em mesquita no leste do Afeganistão deixa três mortos. Embaixador brasileiro deixará Guiné-Bissau após denúncias de racismo e ingerência da esposa.
Três mortos e 15 feridos
Pelo menos três pessoas morreram em uma explosão nesta sexta-feira (12) em uma mesquita na província de Nangarhar, localizada na região leste do Afeganistão, onde existe forte presença do Estado Islâmico. A explosão ocorreu durante a oração de sexta-feira dentro de uma mesquita no distrito de Spin Ghar, por volta de 13h30, horário local. Em depoimento à Agência France-Press, um médico local afirmou que até o momento houve três mortos e 15 feridos.
Um oficial do Talibã, em anonimato, confirmou a explosão e disse haver vítimas, mas não deu detalhes. A mesquita era frequentada por mulçumanos sunitas. Desde que o Talibã assumiu o poder, houveram ataques a mesquitas xiitas, reivindicados pelo grupo sunita Estado Islâmico.
Até agora, nenhum grupo assumiu a autoria da explosão.
Embaixador deixará o cargo com antecedência
Após investigação feita pelo Itamaraty, o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Fábio Franco, deixará o país. De acordo com a apuração feita pela Corregedoria do Itamaraty, sua mulher interferia nas atividades da representação diplomática, apesar de não possuir nenhum vínculo com o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo reportagem feita pela Folha de S. Paulo, os funcionários da embaixada afirmam que Shirley Franco praticava assédio moral e proferia ofensas racistas, tendo dito que os guineenses “só servem para fazer sexo, não para trabalhar”, além de tê-los chamado de “macacos”.
O embaixador declarou “reconhecer a inadequação de sua conduta”. Ele voltará ao Brasil dois anos antes do previsto e o caso será encerrado.
Setor de serviços cai 0,6% após 5 meses de alta. A pressão inflacionária é maior sobre as faixas de renda média-baixa, segundo o Ipea. A área técnica da Aneel sugere aumento de 21% na conta de luz em 2022.
Queda no setor de serviços
Após sequência de cinco meses de alta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (12) que o Brasil registrou queda de 0,6% no volume de serviços prestados. Na comparação com setembro de 2020, porém, houve aceleração de 11,4%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva.
Apesar do resultado, considerado frustrante, o setor ainda fechou o 3º trimestre no azul, com avanço de 3% em relação aos meses anteriores. Comparando com o 3º trimestre do ano passado, o avanço foi de 15,2%.
Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram quedas de agosto para setembro, com destaque para os transportes (-1,9%) devido aos altos preços, que registrou o pior índice desde abril de 2020 (-19%). Houve queda no volume de serviços em 20 das 27 unidades federativas. Os maiores impactos vieram de São Paulo (-1,6%), Minas Gerais (-1,3%), Rio Grande do Sul (-1,3%), Pernambuco (-2,2%) e Goiás (2,2%). As maiores altas foram do Rio de Janeiro (2,0%), Distrito Federal (2,9%) e Mato Grosso do Sul (3,9%).
Pressão inflacionária
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta sexta-feira (12) que pelo sétimo mês seguido a inflação pesou sobre as famílias de renda muito baixa (inferior a R$1.808,79). O indicador, que adapta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) à cesta de cada faixa de renda, registrou em outubro uma taxa de 1,35% para as famílias mais pobres do país. Para as famílias mais ricas, foi registrado 1,20%, uma diferença de 0,15 ponto percentual. Em setembro, a diferença foi ainda maior, sendo de 0,21% ponto percentual.
De acordo com o Ipea, no ano, a maior pressão inflacionária ocorre nas faixas de renda média-baixa (8,59%) e muito baixa (8,57%). Nos últimos 12 meses, os três segmentos de menor renda são os mais afetados, com taxas superiores a 11%. Para famílias de renda muito baixa, nos últimos 12 meses, a pressão inflacionária chega a 11,4%, enquanto para famílias de renda mais alta é de 9,3%, uma diferença de 2,1 pontos percentuais.
Para as famílias de renda mais alta a inflação nos últimos 12 meses é impactada pelas variações dos combustíveis (45,2%), das passagens aéreas (36,6%), dos transportes por aplicativo e de aparelhos eletrônicos (11,6%). Nas famílias de renda muito baixa, pesa as altas de alimentos como batata (23,6%), açúcar (47,8%), proteínas animais como carne (19,8%), aves e ovos (28,9%) e leites e derivados (8,8%).
Os reajustes de 30,3% da energia e de 37,9% do botijão de gás também ajudam a entender a pressão inflacionária nessa faixa de renda.
Mais um aumento?
Uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo” divulgou hoje (12) que a superintendência de Gestão Tarifária enviou um ofício a assessoria de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 05 de novembro, onde calcula que será necessário um reajuste tarifário médio de 21,04% nas contas de luz em 2022, para cobrir o prejuízo gerado pela crise energética neste ano. O país vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Ainda não é certo que o reajuste será aplicado, a decisão final cabe à diretoria da Aneel. O governo também já anunciou que estuda medidas para amortecer o impacto tarifário em 2022.
Taylor Swift lança regravação do álbum “Red”. Disney+ confirma terceira temporada de “High School Musical: The Musical: The Series” para 2022. Juíza determina fim da tutela do pai de Britney Spears.
Taylor Swift lança sua segunda regravação
Taylor Swift lançou na madrugada desta sexta-feira (12) a regravação de seu álbum “Red”, após ter conquistado novamente em 2019 os direitos da discografia comprada pelo seu ex-empresário Scooter Braun. O disco foi lançado originalmente em 2012 e conta com faixas conhecidas como “I Knew You Were Trouble” e “We Are Never Getting Back Together”. Além das 16 canções anteriormente incluídas no álbum, a cantora acrescentou mais 14, incluindo colaborações com Ed Sheeran, Phoebe Bridgers e Chris Stapleton.
Nas redes sociais, Taylor Swift agradeceu aos fãs e comemorou o lançamento. “Apenas um lembrete amigável de que eu nunca teria pensado que era possível voltar e refazer meus trabalhos anteriores, redescobrir a arte perdida e as pérolas esquecidas pelo caminho, se vocês não tivessem me encorajado. 'Red' está prestes a ser meu novamente, mas ele sempre foi de vocês", disse a americana.
A cantora ainda pretende regravar mais 4 de seus álbuns, já que os seus 6 primeiros álbuns de estreia foram comprados por 300 milhões de dólares por Scooter Braun. Na época, o empresário não comunicou Taylor do acordo, que apenas soube pela mídia.
Juíza determina fim da tutela do pai de Britney Spears
Nesta sexta-feira (12), encerrou-se o processo que Britney movia contra seu pai, Jamie Spears. O pai dela havia sido suspenso da posição de tutor da filha em setembro, mas os advogados pressionavam para que o processo chegasse ao fim.
A defesa de Britney protocolou documentos que pressionavam a juíza no final de outubro, em uma das partes do documento o advogado Mathew Rosengart cita: “A Sra. Spears fez saber seu desejo sobre o fim da tutela que ela sofreu por tanto tempo e ela pediu a este Tribunal 'deixá-la ter sua vida de volta', sem uma avaliação (médica), recentemente comparecendo a duas audiências no Tribunal e pedindo diretamente para acabar com a tutela". Os advogados de Jamie Spears também deixaram claro que o mesmo não pretende seguir como tutor da filha.
Britney Spears comemorou no Twitter após a conquista: "Bom Deus, eu amo tanto os meus fãs, é uma coisa louca!!! Eu acho que vou chorar pelo resto do dia. O melhor dia de todos... Louvado seja o Senhor... Posso ganhar um amém?", escreveu a cantora.
Disney+ confirma a terceira temporada da série de High School Musical: The Musical
A terceira temporada de “High School Musical: The Musical: The Series'' ganhou uma data de estreia. A conta oficial da Disney+ no Twitter (@disneyplus) compartilhou que novos episódios da série serão lançados em 2022.
As filmagens irão iniciar ainda neste ano e o criador, Tim Federle, contou que a nova temporada mostrará os alunos da East High School durante as férias em um acampamento de verão. Federle ainda compartilhou que os episódios serão repletos de romance, performances musicais e aventuras noturnas.
We already have ❄️chills❄️ #HSMTMTS season 3 is coming in 2022. #DisneyPlusDay pic.twitter.com/V1qB8UgkDa
— Disney+ (@disneyplus) November 12, 2021
CBF demite Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem. Rodada do final de semana do Brasileirão.
Fora
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o desligamento do ex-árbitro Leonardo Gaciba da Comissão de Arbitragem, que estava no cargo desde 2019. A decisão foi tomada esta manhã pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, após sucessivas polêmicas envolvendo arbitragem nas últimas rodadas do Brasileirão. Quem assume o cargo até o final do ano é o também ex-árbitro Alício Pena Júnior. Em entrevista concedida esta tarde, o novo chefe de arbitragem da CBF disse que tentará diminuir a pressão sobre os árbitros até o final do campeonato brasileiro.
32ª rodada
O final de semana é recheado de futebol. A 32ª rodada começa amanhã às 17h, com o confronto de Atlético-GO e Santos, em Goiânia, a partida marca a estreia de Marcelo Cabo no comando do Dragão. Em Belo Horizonte, América-MG e Grêmio medem forças às 18h30. Às 19h, o RB Bragantino recebe o Fortaleza, no Nabizão, tentando se reabilitar. No mesmo horário, no Beira-Rio, o Internacional recebe o Athletico-PR. Mais tarde, às 21h, o Corinthians joga contra o Cuiabá, na Arena NeoQuímica.
No domingo, às 16h, o São Paulo recebe o Flamengo, no Morumbi, a equipe tricolor tenta vencer para se afastar do Z-4, enquanto os rubro-negros querem continuar na perseguição ao líder Atlético-MG. Às 18h15, no Maracanã, o Fluminense joga contra o vice-líder Palmeiras, que vem embalado pela vitória do meio da semana. Às 19h, o Ceará joga contra o Sport, no Castelão. No mesmo horário, Chapecoense e Juventude se enfrentam na Arena Condá.
O Atlético-MG lidera o campeonato com 68 pontos, seguido por Palmeiras com 58, Flamengo com 57, e Fortaleza fechando o G-4 com 49 pontos. No Z-4, abrindo a zona da degola tem o Juventude com 33 pontos, Sport com 30 pontos, Grêmio com 29 pontos, e na lanterna, a Chapecoense, já rebaixada, com 15 pontos.