As principais notícias dessa segunda-feira, 28/03

Milton Ribeiro exonerado, Atualizações da Guerra na Ucrânia, Oscar 2022 e mais.
por
Ana Beatriz Villela, Bruno Scaciotti, Letícia Coimbra, Luan Leão
|
28/03/2022 - 12h

Política

CAIU: Milton Ribeiro é exonerado, a pedido, do MEC. Fachin levará o caso do Lollapalooza ao TSE e juristas indicam risco para a democracia.

 

Milton Ribeiro - Reprodução: Pedro Ladeira/ FolhaPress
Milton Ribeiro - Reprodução: Pedro Ladeira/ FolhaPress


Pediu para sair

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, entregou nesta segunda-feira (28) o seu pedido de exoneração do MEC ao presidente da República, Jair Bolsonaro. A demissão foi publicada na tarde desta segunda-feira (28) em uma edição extra do “Diário Oficial da União”. 

O agora ex-Ministro é alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) e do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de favorecimento a pastores na distribuição de verbas do Ministério da Educação. Ribeiro foi convidado a comparecer no senado na próxima quinta-feira (31) para prestar esclarecimentos sobre o caso. 

O substituto de Ribeiro deve ser o secretário-executivo do ministério, Victor Godoy. Godoy foi auditor da Controladoria Geral da União, onde chefiou a Diretoria de Acordos de Leniência de 2019 a 2020. Segundo seu perfil na plataforma Lattes, ele é formado em Engenharia de redes de comunicação de dados pela Universidade de Brasília. 

Lollapalooza no plenário do TSE

A assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral anunciou nesta segunda-feira (28) que a Corte vai analisar o mais rápido possível a liminar do ministro Raul Araújo, que proibiu manifestações políticas no festival musical que ocorreu no último final de semana. 

"O relator precisa liberar o processo para julgamento. Tão logo seja feito, o presidente, ministro (Edson) Fachin, pautará com a maior brevidade", disse o TSE.

A decisão do ministro Raul Araújo atendeu o pedido do Partido Liberal, ao entender que houve propaganda eleitoral antecipada na apresentação de Pabllo Vittar, quando a artista incentivou o grito “Fora Bolsonaro!”, e depois segurou uma toalha com o rosto do ex-presidente e pré-candidato nas eleições deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva.  

O relator previu multa de 50 mil reais em caso de descumprimento da ordem. O meio jurídico protestou e argumentou que a decisão censurava um evento privado. 

 

Cultura

Destaques do Lollapalooza. Oscar 2022.

Miley Cyrus e Anitta
As cantoras Miley Cyrus e Anitta no Lollapalooza - Reprodução: Brazil News

Lollapalooza 2022

Marcado por muitas manifestações políticas, chegou ao fim mais uma edição do festival musical Lollapalooza em São Paulo. Realizado entre 25 e 27 de março, o festival teve como principal atração a cantora americana Miley Cyrus, que subiu ao palco na noite de sábado (26). O show de Miley contou com a participação mais do que especial da cantora brasileira Anitta, as artistas cantaram a música “Boys Don’t Cry”. Durante o show da americana, um fã pernambucano aproveitou para pedir seu namorado em casamento. 

No domingo, a noite foi marcada por homenagens a Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters que fecharia o festival. O músico de 50 anos foi encontrado morto em um hotel na Colômbia. Segundo as autoridades colombianas, a causa da morte foi overdose. 

Para substituir a banda foram escalados artistas como Emicida, Criolo, Drik Barbosa, Bivolt, e as bandas Planet Hemp e Ego Kill Talent 

Oscar 2022: Entre tapas e estatuetas

A 94ª cerimônia Oscar, realizada na noite deste domingo (27), surpreendeu ao público que o acompanhava, não apenas pelas premiações, que também chamaram atenção, mas por uma confusão envolvendo o ator Will Smith e o comediante Chris Rock. 

Antes de falarmos da confusão, vamos ao premiados: 

“No Ritmo do Coração” levou o Oscar de melhor filme. A produção da Apple TV+, é a primeira de streaming a levar a principal estatueta da cerimônia. 

Jane Campion venceu como melhor diretora pelo filme “Ataque dos Cães”. A diretora se tornou a terceira mulher a vencer o Oscar nesta categoria. No ano passado, Chloe Zhao havia vencido. 

Will Smith levou a estatueta de melhor ator pelo filme “King Richard: Criando Campeãs”. 

O ator se envolveu na polêmica da noite, por dar um tapa no humorista Chris Rock, durante a fala do humorista na cerimônia, após ele fazer um comentário sobre a alopécia, um problema de saúde, de sua esposa Jada Smith. Nem Chris Rock nem Will Smith prestaram queixa. 

Jessica Chastain levou o prêmio de melhor atriz pelo seu papel no filme “Os Olhos de Tammy Faye”. 

O destaque da noite foi a produção “Duna” que faturou seis estatuetas: melhor design de produção, melhor trilha sonora, melhor edição, melhor fotografia, melhor som e melhor efeitos visuais. 

Ariana DeBose ganhou como melhor atriz coadjuvante em “Amor Sublime Amor”. Troy Kotsur fez história ao ser o primeiro ator surdo a receber a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo papel em “No Ritmo do Coração”. 

“Encanto”, da Disney, venceu na categoria de melhor animação. 

Billie Eilish e seu irmão Finneas receberam o Oscar na categoria de melhor canção original pela sequência de 007 “No Time to Die”.

 

Saúde

Atualizações de dados da COVID-19

Vacinação
Reprodução: Tony Winston / Ministério da Saúde

O Brasil registrou 77  mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No mesmo período, foram registrados 9.923 novos casos. No total, já foram registrados 29.852.341 casos de coronavírus no país. Ainda segundo o Conass, o país já soma 658.956 óbitos pela doença desde o começo da pandemia. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já aplicou 352.047.311 doses de vacina contra o coronavírus. Segundo o Ministério, 151.280.529 estão estão com o esquema vacinal completo. 

 

Economia

Mercado eleva previsão de inflação para esse ano. Pesquisa Datafolha: 75% dos brasileiros responsabilizam Bolsonaro pela alta da inflação. Banco Central abre novo calendário para sacar dinheiro esquecido.

Bolsonaro
Reprodução: Evaristo SA / AFP

Para o alto e avante!

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (28) um novo Boletim Focus, de acordo com os números, o mercado financeiro reajustou a previsão de inflação para este ano de 6,59% para 6,86%. Essa é a 11º alta semanal consecutiva da previsão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Para 2023 o número também foi ajustado, e passou de 3,75% para 3,80%. 

Se confirmada as previsões, será o segundo ano em que o teto da meta de inflação será ultrapassado, para 2022 a meta era 5% de inflação. Para 2023 a estimativa está acima do centro da meta, que é 3,25%, porém, está dentro do limite superior, que é 4,75%.  A tolerância em relação ao centro da meta é sempre de 1,5% para mais ou menos. 

Por falar em inflação...

Um levantamento Datafolha revelou que 75% dos entrevistados consideram o presidente Jair Bolsonaro, ao menos em parte, responsável pela alta na inflação do país. De acordo com a pesquisa, 36% atribuem muita responsabilidade ao governo, enquanto 39% atribuem pouca responsabilidade. 

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades do país, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Valores a receber

Começou hoje (28) o novo calendário de resgate através do Valores a Receber (SVR), relativo ao dinheiro esquecido por pessoas, físicas e jurídicas, em bancos. O cronograma desta rodada se estende até 16 de abril. Novas consultas estão previstas para o mês de maio.

A liberação segue sendo de acordo com a data de nascimento. O que muda agora é que o sistema ficará disponível durante todo o dia e não apenas em um intervalo de horas. 

O site para saber se você tem dinheiro a receber é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Vale lembrar que o Banco Central não entra em contato direto com os cidadão para tratar sobre esse dinheiro. 

 

Internacional

Guerra na Ucrânia. Roman Abramovich e dois negociadores ucranianos envenenados?. 

Negociação
Reprodução: Sergei Kholodilin / EPA

Ucrânia neutra

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no domingo (27) que o país está pronto para aceitar o status de neutralidade como parte de um acordo de paz com a Rússia. A fala aconteceu diante de jornalistas independentes russos. 

 

“Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso”

Uma nova rodada de negociações aconteceu nesta segunda-feira (29) na Turquia. Zelensky já havia dito que se recusaria a negociar com a Rússia se buscassem apenas a “desnazificação” da Ucrânia. 

Nesta segunda-feira (28), forças russas atacaram um posto de petróleo na cidade de Rivne, segundo um vídeo publicado por Vitaliy Koval, forças especiais foram para o local. No sábado, os russos também confirmaram ataques a depósitos de combustíveis em Lviv. O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, disse por meio de uma rede social que os bombeiros levaram cerca de 14 horas para apagar o fogo. 

Segundo uma estimativa da Reuters, pelo menos 23 mil pessoas já morreram no confronto. Além das mortes, o conflito já deixou cerca de 10 milhões de desalojados, e teve cerca de 1,7 mil edifícios destruídos. Os danos à propriedade já chegam a aproximadamente 565 bilhões de dólares.

Envenenamento? 

O The Wall Street Journal disse que o oligarca russo Roman Abramovich, dono do clube inglês Chelsea, e dois negociadores ucranianos apresentaram sinais de envenenamento após uma reunião em Kiev, capital da Ucrânia. No sábado, o porta-voz russo Dmitry Peskov confirmou que o oligarca “participou das negociações no estágio inicial”. 

Entre os sintomas relatados, estão olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso, e descamação da pele e das mãos. 

Sob a condição de anonimato, uma autoridade estadunidense falou à Reuters que informações da inteligência sugerem que o quadro foi causado por um “fator ambiental” e não envenenamento.   

 

 

 

Tags: