As principais notícias dessa quarta-feira 13/10.

Decisão do governo de São Paulo de voltar as aulas presenciais obrigatórias, resposta de Bolsonaro ao arcebispo de Aparecida, viagem espacial de William Shatner e mais.
por
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
13/10/2021 - 12h

Saúde: Atualização de dados da covid-19

O Brasil registrou 7.359 novos casos de COVID-19 e 185 mortes pela doença nas últimas 24 horas. A média de óbitos dos últimos 7 dias é de 367 mortes, segundo dados da universidade Johns Hopkins. No acumulado, o Brasil soma 21.590.097 casos confirmados, e 601.398 mortes por coronavírus, conforme dados do Ministério da Saúde. 

Nesta quarta-feira (13) o Brasil chegou a marca de 100 milhões de pessoas com a imunização contra a COVID-19 completa, de acordo com dados das secretarias de saúde dos estados. O número corresponde a 62,5% do público-alvo da campanha de vacinação, segundo o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a pasta, o índice de vacinados com a primeira dose nesta quarta-feira está em 93,7%. 

 

Educação: Governo de SP decide que aulas presenciais das redes pública e particular voltam na próxima semana

Secretário estadual de Educação, Rossieli Soares - Foto: Bruno Santos/Folhapress
Secretário estadual de Educação, Rossieli Soares - Foto: Bruno Santos/Folhapress

Nesta quarta-feira (13), o governo de São Paulo anunciou que a partir da próxima segunda-feira (18), as aulas presenciais voltarão completamente nas redes pública e particular, devendo haver o distanciamento social até 3 de novembro. O uso de máscara continua obrigatório. 

No entanto, de acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, apesar da obrigatoriedade na rede estadual, as escolas municipais têm regras diferentes, conforme as prefeituras. A presença não será obrigatória também para gestantes e puérperas, estudantes acima de 12 anos com comorbidade e que ainda não estejam completamente vacinados,  menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19 e estudantes com maior fragilidade à doença (obrigatório haver prescrição médica).

 

Política: Bolsonaro afirma que não irá se vacinar, e responde a arcebispo de Aparecida

O presidente Jair Bolsonaro participa de evento de entrega de títulos de propriedades rurais em Miracatu (SP) - Reprodução/TVBrasilGov
O presidente Jair Bolsonaro participa de evento de entrega de títulos de propriedades rurais em Miracatu (SP) - Reprodução/TVBrasilGov

Contradizendo o que havia dito, nesta quarta-feira (13) o presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) declarou que decidiu não ser vacinado contra a covid-19 por já ter tido a doença, apesar da proteção conferida pelos imunizantes ser maior do que a natural. 

Em entrevista à Jovem Pan, ele questionou: “No tocante à vacina, eu decidi não tomar mais a vacina. Eu estou vendo novos estudos, eu tô com a minha imunização lá em cima, IgG tá 990, pra quê vou tomar a vacina?”, e completou, "seria a mesma coisa jogar na loteria dez reais para ganhar dois reais, não tem cabimento isso daí”. Vale lembrar que especialistas recomendam a vacinação em todos os casos. A resposta imunológica do organismo pelo contágio não garante a mesma proteção que a imunização proporcionada pelo ciclo completo de vacinas.  

Ainda hoje, discursando em uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural em Miracatu (SP), o presidente voltou a defender o armamento da população em resposta às críticas do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Segundo ele, antes “só bandido tinha arma de fogo” no país.

"Respeito a opinião de qualquer um aqui. Que seja contra ou a favor a arma de fogo. Mas o que acontecia no Brasil era que somente os marginais, os bandidos é que tinham arma de fogo. E, em nosso governo, não pude alterar lei como queria, mas alteramos decretos e portarias de modo que a arma de fogo passou a ser uma realidade entre nós", afirmou Bolsonaro. 

 

Inflação: Carne de ‘terceira’ fica mais cara 

Comerciante colocou placa com preço do quilo de ossos de boi - Foto: Caroline Borges/G1 SC
Comerciante colocou placa com preço do quilo de ossos de boi - Foto: Caroline Borges/G1 SC

A alta no preço das carnes afetou os cortes de terceira. Os números são da consultoria Safras e Mercados. Em São Paulo, o pescoço de frango teve alta de 15,79% em setembro, em comparação com os últimos 12 meses. 

A carcaça de frango teve elevação de 45% e o dorso 60%. Entre os suínos a maior elevação foi no espinhaço, que é a “coluna” do porco, com alta de 23,91%.

Vale lembrar que a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) não divulga dados sobre esses cortes. Já a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) se restringe a carnes de primeira e de segunda, ou a produtos inteiros. 

Uma dieta à base de ossos pode levar a desnutrição, segundo especialistas. Além disso, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde, já que a medula óssea é rica em gordura.

 

Mundo 1: Ataque com arco e flecha na Noruega

HAKON MOSVOLD/NTB/VIA REUTERS
 Segundo a mídia local, ataque com arco e flechas começou em supermercado na cidade de Kongsberg - Foto: Hakon Mosvold/Via Reuters 

Na Noruega, um homem armado com arco e flecha matou ao menos 5 pessoas na cidade de Kongsberg, segundo a agência de notícias estatal NRK. A cidade tem cerca de 28 mil habitantes e fica localizada a oeste da capital, Oslo. O ataque ocorreu por volta de 18h15 no horário local (15h15 horário de Brasília).

“Infelizmente, podemos confirmar que há vários feridos e vários mortos como resultado da ação”, disse Øyvind Aas, chefe regional da polícia.

Segundo um porta-voz da força policial, o homem agiu sozinho e já está preso. A polícia investiga como possível ato de terrorismo, mas considera cedo para avaliação.

“Pelo curso dos acontecimentos, é natural considerar se este é um ato de terrorismo”, afirmou Aas.

O Ministério da Justiça norueguês informou que a ministra Monica Mæland está ciente do ataque e monitora a situação.

 

Mundo 2: William Shatner vai ao espaço na missão NS-18 da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos

Foguete da Blue Origin, de Jeff Bezos, deixa rastro no céu em viagem ao espaço feita nesta quarta-feira (13). Missão levou 'Capitão Kirk' ao espaço (Foto: Mike Blake/Reuters)
Foguete da Blue Origin, de Jeff Bezos, deixa rastro no céu em viagem ao espaço feita nesta quarta-feira (13). Missão levou 'Capitão Kirk' ao espaço - Foto: Mike Blake/Reuters

A partir da base da empresa Blue Origin, empresa de Jeff Bezos em West Texas (EUA), aconteceu nesta quarta-feira (13) o lançamento da missão NS-18, o segundo voo suborbital tripulado da companhia. William Shatner, conhecido por interpretar o capitão Kirk em “Jornada nas Estrelas” nos anos 60, foi um dos tripulantes da nave, tornando- se a pessoa mais velha a ir ao espaço, com 90 anos de idade. 

Após descer da cápsula, relatando sua experiência à Bezos, Shatner disse: “Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e a vida”. “O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”, agradeceu.

 

Esporte: Crespo deixa o comando do São Paulo e Ceni assume, Bia Haddad perde para estoniana no Indian Wells e jogadores do Cruzeiro fazem greve  

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Rogério Ceni é anunciado como novo treinador do São Paulo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O dia foi movimentado na elite do futebol brasileiro. Em Minas Gerais, os jogadores do Cruzeiro anunciaram greve por causa dos salários atrasados. O anúncio foi feito por meio de rede social, o goleiro e capitão da equipe, Fábio foi um dos jogadores que comunicaram a decisão. A decisão é por tempo indeterminado.

O São Paulo anunciou a saída do técnico Hernán Crespo do comando do time. Segundo o clube, a saída se deu em comum acordo. A equipe do Morumbi agiu rapidamente e anunciou Rogério Ceni, ex-goleiro e ídolo do clube, como novo treinador. Essa será a segunda passagem de Ceni pelo comando do tricolor paulista, a primeira havia sido em 2017. Atualmente o São Paulo ocupa a 13ª colocação no Brasileirão, com 30 pontos. 

A 25ª rodada do brasileirão segue na noite desta quarta-feira. No Rio de Janeiro o Flamengo recebe o Juventude. Em Belo Horizonte, o líder Atlético-MG recebe o Santos. A Chapecoense recebe o Athletico-PR na Arena Condá. O Fortaleza recebe o Grêmio na Arena Castelão, será o primeiro jogo do tricolor gaúcho após a demissão de Luis Felipe Scolari. Tentando se reabilitar, Corinthians e Fluminense se enfrentam em São Paulo. E em Porto Alegre, o Internacional recebe o embalado América-MG. 

A tenista brasileira Bia Haddad perdeu para a estoniana Anett Kontaveit, e deu adeus ao WTA 1000 de Indian Wells nas oitavas de final. Em uma noite para esquecer, a brasileira perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2. Bia Haddad segue agora para a disputa do W80 de Macon, no estado da Geórgia

 

Cultura: Adele revela capa do disco ‘30’ e anuncia lançamento para novembro

Adele revela capa e data de lançamento do novo álbum e relata turbulência interna - Foto: Reprodução/Instagram
Adele revela capa e data de lançamento do novo álbum e relata turbulência interna - Foto: Reprodução/Instagram

Após seis anos, Adele anunciou a data de lançamento do novo álbum: 19 de novembro. Em suas redes sociais, a artista compartilhou com os fãs um trecho do single “Easy On Me”, que será lançado na próxima sexta-feira (15). Hoje, quarta-feira (13), a cantora revelou a capa do disco que terá “30” como título, e em nota disse:

“Eu certamente não estava nem perto de onde esperava estar quando comecei ‘30’, há quase 3 anos. Muito pelo contrário, na verdade. Confio na rotina e na consistência para me sentir segura, e sempre fui. No entanto, lá estava eu conscientemente, me jogando em um labirinto de confusão absoluta e turbulência interna.”

Ela continuou: “Aprendi muitas verdades incontornáveis ​​sobre mim mesma ao longo do caminho. Eu derrubei muitas camadas, mas também me envolvi em novas. Descobri mentalidades genuinamente úteis e saudáveis ​​para liderar, e sinto que finalmente encontrei meu sentimento de novo. Eu diria que nunca me senti mais em paz em minha vida.”

Por fim, assinou: “Casa é onde o coração está”.

Confira: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Adele (@adele)

 

Tags: