
Na última terça-feira (05), foram revelados os semifinalistas do 66º Prêmio Jabuti, um dos mais importantes reconhecimentos literários do Brasil.
Criado em 1958 e promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio celebra a riqueza da produção editorial nacional em 22 categorias, que incluem os eixos de Literatura, Não Ficção e Produção Editorial e Inovação.
Com mais de 4 mil obras inscritas na edição, uma das novidades foi a introdução da categoria Escritor Estreante — Poesia, no Eixo Inovação. A categoria é destinada a autores que lançaram seu primeiro livro de poesia em língua portuguesa no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Além disso, no Eixo Não Ficção, foram acrescentadas três novas divisões: Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios.
Os vencedores de cada grupo receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. O prêmio máximo da edição, o de “Livro do Ano” – concedido à obra com a melhor classificação entre as categorias de Literatura e Não Ficção – será premiado com R$ 70 mil, além de passagens e hospedagem para a Feira do Livro de Frankfurt de 2025, evento literário conhecido mundialmente e que ocorre sempre em outubro.
Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para o dia 19 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Também é possível acompanhar o evento ao vivo através da transmissão feita pelo canal da CBL no YouTube. A lista completa dos semifinalistas pode ser conferida aqui.