Premier League: rodada eletrizante e novo recorde

Arsenal e Tottenham fazem o melhor confronto da rodada e Newcastle aplica goleada histórica e estabelece nova marca
por
Rafael Monteiro Teixeira
|
25/09/2023 - 12h

North London Derby

Desde que foi divulgada a tabela de confrontos, o público ansiava pela 6ª rodada da Premier League, que contaria com o maior clássico da capital inglesa, Arsenal e Tottenham, popularmente conhecido como North London Derby ou Clássico do Norte de Londres.

O jogo era bastante esperado pois ambos os times gostam de propor, estavam invictos e possuem dois técnicos que estão mostrando muito serviço na atual temporada.

No final, o clássico cumpriu tudo o que prometeu, e o confronto foi emocionante. O placar foi aberto aos 26 minutos após finalização de Saka que desviou em Romero, zagueiro do Tottenham, e entrou no gol. Naquele momento o Arsenal estava melhor na partida, mas após o gol esse cenário mudou e aos 42, ainda no primeiro tempo, Son empatou após boa jogada individual de Maddison.

No segundo tempo o jogo continuou na toada da primeira etapa, e logo aos 9 minutos Romero cometeu um pênalti, que foi convertido por Saka. Os torcedores dos Gunners não tiveram tempo para comemorar, 1 minuto depois os Spurs empataram novamente com gol de Son e assistência de Maddison. O jogo ainda teve boas chances para os dois times, mas terminou empatado em 2 a 2.

Maddison e Odegaard
Maddison, autor de duas assistências, e Odergaard disputando uma jogada – Foto: Reprodução/Tottenham

 

Nada de novo

O Manchester City chegou a sua 6ª vitória consecutiva no campeonato após ganhar do Nottingham Forest por 2 a 0. O jogo, mais uma vez, foi bem tranquilo para os Citizens.

O City começou a partida com tudo e aos 7 minutos marcou o primeiro com Foden, após cruzamento de Walker, e logo depois ampliou com Haaland, assistência do brasileiro naturalizado português, Matheus Nunes. Com isso, o norueguês chegou ao seu 8º gol na Premier League, se isolando na artilharia.

No segundo tempo Rodri foi expulso, mas nada mudou no panorama da partida. O City diminuiu o volume por causa da desvantagem, e apenas controlou o jogo, sem dar muitas chances ao Forest. Ao soar final do apito, vitória por 2 a 0 para o City.

Haaland
Haaland marcando o segundo gol contra o Nottingham Forest – Foto: Reprodução/Manchester City

 

Novo segundo colocado

Graças à combinação de resultados, o Liverpool assumiu a segunda colocação da Premier League após vencer o West Ham. O time de Klopp mais uma vez mostrou uma atuação sólida diante de um bom time dos Hammers.

Aos 16 minutos Aguerd cometeu um pênalti, que foi convertido por Salah, mostrando que o egípcio é fundamental para o time do Liverpool, já que acumula 7 participações diretas em gols, com 3 gols e 4 assistências nessa Premier League.

No final do primeiro tempo o West Ham conseguiu empatar, Bowen marcou aos 42 minutos após cruzamento de Coufal. Mas a alegria dos Hammers não durou muito e aos 15 do segundo tempo Núñez fez o gol que colocou os Reds de volta na vantagem, e Jota, no final da partida, marcou mais um para ampliar, terminando em 3 a 1.

Jota terceiro gol
Jota marcando o terceiro gol do Liverpool contra o West Ham – Foto: Reprodução/Liverpool

 

Novo integrante do Big 6?

O Brighton continua a encantar os adeptos do futebol, e a vitória nessa rodada por 3 a 1 contra o Bournemouth foi mais um capítulo nessa história. Os Seagulls mostraram o porquê podem ser considerados um dos novos integrantes do “Big 6”, mostrando um futebol vistoso e agradável de assistir.

Apesar do placar expressivo, o Brighton começou atrás no placar, Solanke marcou o primeiro gol aos 25 minutos e a partida se equilibrou. Ao final do primeiro tempo, Kerkez marcou um gol contra, e o equilíbrio do jogo se refletiu no placar.

No segundo tempo isso mudou completamente e o Brighton assumiu as rédeas da partida, e logo no primeiro minuto Mitoma virou o jogo e posteriormente aumentou a vantagem dos Seagulls, fazendo o time chegar a 3ª colocação

Mitoma comemorando
Mitoma autor de dois gols na partida, comemorando um deles – Foto: Reprodução/Brighton

 

Perto da zona de rebaixamento

O Chelsea chegou a sua terceira derrota em 6 rodadas de Premier League, mostrando novamente um futebol apático e sem criatividade na conclusão de suas jogadas. O time perdeu para o Aston Villa, que conquistou sua segunda vitória seguida, chegando a quatro vitórias no campeonato.

O jogo foi bem morno, sem grandes chances para os times, adquirindo emoção somente quando Malo Gusto foi expulso após verificação do VAR, no segundo tempo, que corrigiu o cartão amarelo dado pelo árbitro.

O gol solitário da partida foi marcado por Watkins, aos 28 minutos da segunda etapa. Com isso a partida terminou em 1 a 0 para o Aston Villa, deixando o Chelsea na 14ª posição.

Watkins
Watkins, autor do único gol da partida, comemorando – Foto: Reprodução/Aston Villa

 

1,2,3,4...8?

O confronto entre Sheffield United e Newcastle terminou em uma vitória dos Magpies por 8 a 0. O time de Howe aplicou uma goleada impressionante na casa dos Blades, sem chance nenhuma da equipe adversária jogar.

Passando pelos gols da partida, o marcador foi aberto por Longstaff (1), depois seguiu com Burn (1), Botman (1), Wilson (1), Gordon (1), Almiron (1), o brasileiro Bruno Guimarães (1) e Isak (1). A partida não teve um jogador que fez mais de um gol.

O jogo ficou marcado além da goleada, pois pela primeira vez na história da Premier League um time fez 8 gols com jogadores diferentes. O jogo também entrou para uma lista seleta das 10 maiores goleadas da competição, ficando em 5º lugar, passando de outras com o mesmo placar pois teve um diferencial, o Newcastle jogou fora de casa.

Gordon e Botman
Botman e Gordon, autores de dois gols na partida – Foto: Reprodução/Newcastle

 

Merecia a vitória?

O Manchester United voltou a vencer após péssimas atuações, tanto na Champions League como na Premier League, mas ainda não convenceu a sua torcida e o público que acompanha o campeonato, já que o time mais uma vez mostrou um jogo apático.

O time de Ten Hag ganhou do Burnley, que até o momento marcou apenas um ponto na Premier League, porém teve desempenho pior do que a equipe de Kompany, que teve mais posse de bola que o Manchester United, com 62%, e finalizou mais.

Mas o United mostrou o porquê de ser o favorito no confronto, e Bruno Fernandes marcou o único gol da partida. Antes Evans havia aberto o placar, mas foi anulado pelo VAR. O jogo terminou em 1 a 0 para a equipe visitante.

 

Primeira vitória

O Everton venceu sua primeira partida nessa Premier League, com uma atuação no estilo dos times treinados por Sean Dyche, com transições rápidas, jogando sempre na falha dos adversários.

A partida começou bem movimentada, com gol de Doucoure aos 6 minutos. Logo após a abertura do placar, o Brentford dominou a partida e aos 28 marcou com Jensen.

Porém no segundo tempo esse equilíbrio acabou, e os últimos dois gols do Everton saíram logo em sequência, aos 22 com Tarkowki, e aos 26 com Calvert-Lewin. Isso marcou o fim do Jejum dos Toffess nessa atual temporada da Premier League.

 

Outros jogos

A 6ª rodada começou lenta, com um 0X0 sonolento entre Crystal Palace e Fulham. O jogo foi pouco movimentado, sem grandes chances para os times, sendo bem monótono em alguns momentos.

Outro empate foi entre Luton Town X Wolverhampton que terminou em 1 a 1. Esse jogo foi um pouco mais movimentado, com uma expulsão para o time do Wolves aos 39 minutos do primeiro tempo. Mas isso não parou o time de Gary O’Neil, que logo no começo do segundo tempo marcou com Pedro Neto, mas pouco tempo depois o Luton Town empatou com Morris de pênalti.

 

Resultados

Crystal Palace 0X0 Fulham FC

Luton Town 1X1 Wolverhampton Wanderers

Manchester City 2X0 Nottingham Forest

Brentford FC 1X3 Everton

Burnley 0X1 Manchester United

Brighton & Hove Albion FC 3X1 AFC Bournemouth

Chelsea 0X1 Aston Villa

Liverpool 3X1 West Ham

Arsenal FC 2X2 Tottenham

Sheffield United FC 0X8 Newcastle