Premier League começa movimentada

O retorno da competição trouxe diversos jogos disputados logo na primeira rodada
por
Rafael Monteiro Teixeira
|
19/08/2023 - 12h

Começo de temporada

Após muita espera, a Premier League, considerado o melhor campeonato nacional do mundo, está de volta. Na última sexta-feira (11), uma partida entre Burnley e Manchester City, campeões da Championship (2ª divisão inglesa) e Premier League 22/23, abriu a primeira rodada da competição. 

O jogo contou com a vitória do City por 3X0, com 2 gols de Haaland, que promete brigar pela artilharia, assim como em sua primeira temporada pelo clube – em que foi o artilheiro, com 36 gols. Rodrigo também marcou. 

Além da vitória contundente, o time do espanhol Pep Guardiola teve uma atuação surpreendente, mostrando que o time ainda não perdeu o gás da temporada passada e é o grande favorito a conquistar a 4ª Premier League seguida.

Porém, nem tudo são flores para os Citizens, ainda no primeiro tempo, Kevin De Bruyne saiu machucado, preocupando a torcida do time. O jogador estava voltando de uma outra lesão, sofrida na final da Champions League.

No outro lado, temos o Burnley, que está de volta à Premier League após um ano na Championship. O time comandado pelo belga Vincent Kompany mostrou um jogo interessante, capaz de brigar pela permanência na 1ª divisão inglesa.

Haaland
Erling Braut Haaland - Créditos: Folha PE

 

Candidatos ao título

Além do City, o Arsenal, outro grande candidato ao título, estreou com vitória contra a equipe do Nottingham Forest por um placar de 2x1. O time de Mikel Arteta não foi espetácular igual seu principal concorrente, mas mostrou que ainda vai manter a garra da temporada passada.

Do lado dos Gunners, os gols da partida saíram dos pés de Edward Nketiah, que está substituindo Gabriel Jesus, e Bukayo Saka, em um golaço de fora da área. Awoniyi marcou pela equipe dos Reds.

Mesmo não sendo um resultado impressionante, a equipe do Arsenal mostra que com as suas novas contratações, podem desafiar o time de Guardiola, principalmente com a vinda do volante Declan Rice, do West Ham, que mal chegou e já assumiu a titularidade da equipe.

Saka e Martinelli
Bukayo Saka e Gabriel Martinelli - Crédito: Futebol Interior

Outro forte candidato ao título é o Newcastle, que terminou a temporada passada na 4ª posição e mostrou o melhor futebol até aqui. O time ganhou de 5x1 do Aston Villa, mostrando que Eddie Howe vai poder evoluir ainda mais seu trabalho, que já era muito bom na Premier League anterior.

A partida contou com gols dos estreantes Harvey Barnes e Sandro Tonali, dois de Alexander Isak e um de Callum Wilson. Apesar do placar elástico, o Villa teve uma grata surpresa, com o gol do novo reforço do time, Moussa Diaby.

Gordon X Cash
Anthony Gordon e Matt Cash - Crédito: Divulgação Newcastle United 

O jogo mais esperado dessa rodada também mostrou que os dois times podem ser fortes candidatos ao título. Liverpool e Chelsea cumpriram a promessa de ser um dos melhores jogos da rodada, mesmo com um singelo placar de 1x1.

Os gols saíram dos pés de Disasi pelo lado dos Blues, e de Luís Diaz pelo lado dos The Reds. A partida ainda contou com um gol anulado para cada lado.

Os dois times mostraram o porquê de serem capazes de competir com City, Arsenal e Newcastle. Com um futebol divertido de assistir, em que ambos buscaram o ataque e mostrando que suas contatações para a temporada foram importantes. O destaque está com o Chelsea, com uma boa partida de Axel Disasi e do jovem atacante Nicolas Jackson. 

Sterling X Robertson
Andrew Robertson e Raheem Sterling - Crédito: BeSoccer

 

Gratas surpresas

O Brighton continuou no ritmo do último campeonato, em que mostrava jogos convincentes e muito vistosos, o que agradou grande parte do público na Premier League 22/23, e foi fundamental para garantir uma vaga na disputa da Europa League.

O time ganhou por 4x1 da equipe recém promovida para a 1ª divisão, o Luton Town. O vencedor dominou completamente o adversário, e chegou ao final do jogo com 71% de posse de bola, chutando 27 vezes em direção ao gol.

Os gols da partida foram do brasileiro João Pedro, em sua estreia, Evan Ferguson, Simon Adigra e Solomon March pelo lado do Brighton, e Carlton Morris pelo Luton Town.

Mesmo com a saída de Alexis Mac Allister e Moisés Caicedo, dois pilares da equipe, o Brighton de Roberto De Zerbi ainda continua com um futebol vistoso e interessante de assistir, se tornando um time para ficar de olho ao decorrer da competição.

Van Hecke e João Pedro
Time do Brighton comemorando o gol de João Pedro - Crédito: Sky Sports

Além do clássico entre Chelsea e Liverpool, a primeira rodada teve um clássico londrino: Brentford X Tottenham. Em uma partida muito disputada, com muitas chances para os dois lados, que terminou em 2x2.

Os gols foram marcados por Bryan Mbeumo, de pênalti, e Yoane Wissa, pelo lado dos Bees, pelo lado dos Spurs Cristian Romero e Emerson Royal balançaram as redes. Porém, o que mais chamou a atenção na partida foi a total mudança de estilo de jogo do time do Tottenham em comparação a temporadas passadas, em que a equipe era mais reativa e agora, com o comando de Ange Postecoglou, se tornou um time mais proativo e que propõe o jogo a todo momento. Mesmo com a saída de Harry Kane, grande estrela da historia do clube, o estilo mostrado na pré-temporada se mantém.

Outro destaque no jogo, foi a grande atuação de James Maddison, contratado nesta temporada para o time dos Coys, que anotou duas assistências, e mostra que pode ser um sucessor da camisa 10 do time.

Richarlison e Mbeumo
Richarlison e Aaron Hickey disputando uma jogada - Créditos: Diario AS

A rodada acabou nesta segunda-feira (14), com uma partida entre Manchester United e Wolverhampton, que acabou com a vitória por 1X0 para o time da casa. O jogo foi bem movimentados e com chances de gol para os dois lados. A genialidade de Bruno Fernandes acabou sendo o diferencial, achando um passe por cobertura para Wan-Bissaka, que cruzou para o meio da área do Wolves, onde Raphael Varane marcou de cabeça.

Entretanto, o time vencedor não foi o que chamou mais atenção, mas sim o Wolves, que teve uma semana complicada, com o pedido de demissão do técnico Julen Lopetegui e a contratação de Gary’ o Neil às pressas. O time mostrou um bom jogo, em que assustou o time de Manchester.

 

Outros jogos

O Fulham ganhou do Everton por 1X0 fora de casa, porém com o placar enganoso, já que o time de Liverpool jogava melhor quando o gol de Decordova-Reid foi marcado. Os Toffes tiveram 19 finalizações, sendo 9 no gol, que não foram convertidas e em um lance de contra-ataque, o time londrino marcou o único gol da partida.

Já o Crystal Palace também ganhou de 1X0 fora de casa contra o Sheffield que ficou em segundo lugar na Championship da temporada passada e conseguiu o acesso à 1ª divisão do futebol inglês. A partida acabou sendo unilateral, pois os Eagles dominaram a todo o tempo até o gol marcado por Odsonne Edouard, aos 4 minutos do segundo tempo.

Por último tivemos a partida disputada por Bournemouth e West Ham, que acabou em um empate por 1X1. Em um confronto equilibrado, em que no primeiro tempo e início do segundo, houve domínio dos Hammers, o que resultou no gol de Jarrod Bowen, aos 51 minutos. O Cherries dominaram o resto da segunda etapa, chegando ao gol no minuto 37.

Paquetá e Solake
Lucas Paquetá e Dominic Solanke disputando uma jogada - Créditos: OneFotball

 

Resultados

Burnley 0 X 3 Manchester City

Arsenal 2 X 1 Nottingham Forest

AFC Bournemouth 1 X 1 West Ham

Brighton & Hove Albion FC 4 X 1 Luton Town

Everton 0 X 1 Fulham FC

Sheffield United FC 0 X 1 Crystal Palace

Newcastle 5 X 1 Aston Villa

Brentford FC 2 x 2 Tottenham

Chelsea 1 X 1 Liverpool

Manchester United 1 X 0 Wolverhampton Wanderers