Portugal vence com facilidade e elimina Vietnã

Resultado coloca as portuguesas na disputa pela classificação na última rodada do grupo E
por
Luciana Meira Zerati
Kawan Novais
|
28/07/2023 - 12h

Portugal e Vietnã, ambas seleções estreantes na Copa do Mundo Feminina, se enfrentaram na madrugada desta quinta-feira (27), às 04h30 (horário de Brasília), no Estádio Waikato, em Hamilton, na Nova Zelândia. A partida foi pela segunda rodada do grupo E. Ao bater o Vietnã por 2 a 0, as portuguesas conseguiram a primeira vitória na história da competição.

Portugal supera o Vietnã e conquista primeira vitória na história da Copa do Mundo Feminina - Reprodução Getty Imagens
Portugal supera o Vietnã e conquista primeira vitória na história da Copa do Mundo Feminina - Reprodução Getty Imagens 

Na primeira etapa, o treinador Francisco Neto demonstrou a sua proposta ofensiva e as jogadoras portuguesas impuseram um jogo de ataque contra a compacta defesa vietnamita desde os primeiros minutos. Aos 7, após duas chances de perigo, no primeiro cruzamento do jogo, Lúcia Alves achou a centroavante Telma Encarnação que finalizou de primeira para abrir o placar e fazer o primeiro gol em Copa do Mundo feminina na história de Portugal.

A equipe europeia não mudou a sua postura dominante e, com passes rápidos e objetivos, criou mais oportunidades buscando ampliar o placar. Aos 21 minutos, foi a vez de Telma Encarnação atuar como garçonete e servir um belo passe à sua companheira de ataque Kika Nazareth, que avançou à área com velocidade e um toque sutil com a perna direita venceu a goleira vietnamita Kim Thanh e marcou o segundo da seleção portuguesa.

O segundo tempo foi marcado por muitas oportunidades perdidas e um desgaste físico de ambas as equipes, resultando em substituições e mudanças táticas. Apesar disso, a seleção portuguesa conseguiu manter sua superioridade em campo, demonstrando controle no passe e ritmo de jogo. As europeias enfrentaram dificuldades em finalizar diante de uma seleção do Vietnã com uma marcação mais organizada e ajustada.

A camisa 10, Jéssica Silva, tentou jogadas individuais com dribles e recebeu apoio na lateral por parte de Joana Marchão. Destaque para um lance duvidoso com a queda da atacante que reclamou muito de um pênalti não marcado na pequena área aos 20 minutos da etapa final.

A goleira Trần Thanh foi a melhor jogadora do Vietnã e evitou que sua seleção sofresse uma goleada. Foto: Abbie Parr/AP Photo
A goleira Trần Thanh foi a melhor jogadora do Vietnã e evitou que sua seleção sofresse uma goleada. Foto: Abbie Parr/AP Photo

Mais uma vez, o treinador vietnamita Mai Duc Chung optou pela formação tática 5-4-1 com uma defesa compacta. Mas, neste jogo, diferente de sua primeira partida na competição contra os Estados Unidos, as jogadoras vietnamitas conseguiram gerar perigo ao adversário, chutando uma vez ao gol da goleira Patricia Morais entre as cinco tentativas de finalização.

Com dificuldade na retenção da posse de bola, as jogadoras vietnamitas apenas assistiram a seleção portuguesa jogar no campo de ataque. A goleira Thanh, novamente, foi o principal nome entre as jogadoras do Vietnã e evitou que a sua seleção levasse uma goleada, realizando 7 defesas, todas de dentro da área.

Do lado português, o técnico Francisco Neto realizou mudanças significativas na equipe em comparação com o jogo anterior, no qual a seleção sofreu uma derrota de 1 a 0 para a Holanda. Nesta partida, Neto optou por escalar sete jogadoras diferentes e os destaques foram para Telma Encarnação e Kika Nazareth como titulares, buscando fortalecer o desempenho e a dinâmica do time em campo.

A seleção portuguesa exibiu um domínio em Hamilton, aplicando pressão desde os primeiros minutos e criando diversas chances claras de gol, o que resultou em uma mudança no placar já aos seis minutos de jogo. Com 70% de posse de bola e o dobro de passes trocados em comparação com a seleção do Vietnã, Portugal controlou o jogo na maior parte do tempo. A falta de precisão nas finalizações em momentos cruciais impediu que a vantagem fosse ainda maior.

O próximo compromisso do Vietnã, que já está eliminado da competição, será contra a Holanda, seleção que disputa uma vaga para avançar à próxima fase da competição no grupo E. O jogo será na terça-feira (01), às 04h (horário de Brasília). Com três pontos, Portugal irá para o ‘tudo ou nada’ no jogo da última rodada do grupo contra a seleção dos Estados Unidos, que está com quatro pontos. 

O confronto terá um tom decisivo porque será disputada a classificação para a fase de eliminatórias da Copa do Mundo de 2023. A decisão entre as estreantes portuguesas contra as soberanas norte-americanas também será realizada às 04h da manhã (horário de Brasília), também na terça-feira (01).