Portugal e Suíça se enfrentaram na última terça (6) no estádio Lusail pelas Oitavas de final da Copa do Mundo. Os portugueses venceram sem dificuldade por 6 a 1. A partida foi marcada pelas contestadas decisões do técnico português, Fernando Santos, que optou por deixar Cristiano Ronaldo e João Cancelo no banco.
O Espetáculo Luso
Durante os primeiros minutos de jogo o favoritismo não se mostrou, Portugal e Suíça faziam uma partida equilibrada. Porém, aos 17 minutos da primeira etapa, Gonçalo Ramos, substituto de Cristiano Ronaldo no time titular abriu o placar com um forte chute na gaveta.
A Suíça parecia não ter sentido o gol e continuava a buscar o jogo, mas aos 35 minutos, o lendário zagueiro Pepe subiu mais alto que todos no escanteio e marcou o segundo gol dos gajos.
Na segunda etapa, Gonçalo Ramos balançou a rede mais uma vez para fazer 3 a 0. O lateral-esquerdo Raphael Guerreiro também marcou para os lusos. Os suíços até tentaram diminuir a diferença com o zagueiro Akanji, aos 13 minutos do segundo tempo, aproveitando uma falha da defesa dos lusos e marcando o único gol da Suíça no jogo.
Na reta final, Portugal ainda teve tempo e ampliou com mais um de Gonçalo Ramos, anotando o primeiro Hat-Trick da Copa do Catar, e se tornando o segundo jogador mais jovem a fazer três gols mata-mata de Copas, atrás apenas de Pelé. O atacante Rafael Leão selou o caixão suíço, marcando o 6 a 1.
Cristiano Ronaldo ainda entrou no finalzinho do jogo e até deixou o dele, mas estava impedido.
O Substituto
O destaque da partida foi, sem dúvidas, Gonçalo Ramos, que substituiu o craque da seleção das quinas com muita coragem e ousadia, fazendo uma apresentação impecável, que o consagrou com um Hat-Trick.
A seleção portuguesa pela primeira vez na copa mostra para o que veio. Sua atuação sólida e firme a colou de volta na corrida pela taça. A vitória veio em boa hora também para o técnico, que foi alvo de críticas por poupar na última rodada, quando a seleção perdeu para a Coreia do Sul de virada por 2 a 1.
Próxima Parada
Nas quartas de final, Portugal enfrenta Marrocos neste sábado (10), às 12h (de Brasília), no Estádio Al Thumama. A seleção marroquina vem de boas apresentações nesta Copa, tendo na defesa seu ponto forte, sofrendo apenas um gol em toda a competição. O jogo testará a força ofensiva portuguesa.