Por que tantas séries sáficas são canceladas?

Mesmo com boa repercussão, séries centradas em mulheres "Queer" seguem sendo descontinuadas pelos streamings
por
Natália Perez
|
29/09/2023 - 12h

As produções audiovisuais que abordam a temática LGBTQIAPN+ vêm crescendo nos grandes streamings, porém, em contramão, observa-se um cancelamento em massa de séries focadas em mulheres lésbicas ou bissexuais. “Não temos protagonismo, não temos final feliz, não temos mais temporadas e mesmo que cada vez mais filmes exaltando o romance entre dois homens cis padrões ganhem espaço na mídia, isso não está abrindo espaço para que outras histórias queer possam ser contadas”, relatou Kelly Cassiano, representante do portal Les Bi Honest focado em compartilhar informações sobre produções com representatividade sáfica.

Um exemplo famoso foi o caso da série “Warrior Nun”, cujo casal principal é composto por duas mulheres, Ava (Alba Baptista) e Beatrice (Kristina Tonteri-Young). Mesmo a série sendo bem recebida pelo público, ela foi cancelada na segunda temporada pela Netflix. Devido a uma grande mobilização dos fãs, a série irá voltar em forma de trilogia de filmes. Entretanto, esse caso se provou uma exceção, já que outras diversas produções com representatividade sáfica continuam sendo descontinuadas.

 

Casal protagonista da série Warrior Nun
Casal protagonista da série Warrior Nun. (Reprodução/Netflix)

 

Ao ser cancelada pouco tempo após sua estreia, First Kill (2022), uma série original Netflix, levantou questionamentos sobre quais seriam os fatores que ocasionaram o abandono de sua produção. Isso porque, mesmo com pouca divulgação, foram registradas mais de 97 milhões de horas assistidas, segundo o What´s on Netflix, durante o período em que se manteve entre as top 10 séries mais vistas da plataforma.

A indignação do público foi ainda maior ao descobrir que esse número foi quase o dobro do registrado por Heartstopper, produção centrada em um casal de homens, que foi renovada para mais três temporadas pouco depois de estrear. Apesar de toda a polêmica, a plataforma ainda não revelou o motivo pelo qual First Kill foi cancelada, deixando os fãs revoltados e entristecidos.

 

Poster de First Kill e Heartstopper, lado a lado, mostrando suas horas assistidas em uma semana
Horas assistidas de First Kill e Heartstopper em postagem oficial da Netflix nas redes sociais. (Divulgação/Netflix)

 

Um levantamento do site Autostraddle descobriu que 48 shows protagonizados por mulheres queer foram cancelados após uma única temporada, mesmo com altas taxas de aprovação em diferentes streamings. Isso representa cerca de 20% das séries inclusivas que, pensadas para mais de uma temporada, acabam por deixar a história em aberto, ou seja, sem conclusão ou final algum.

Para o Les Bi Honest, por sua vez, a razão é simples: “Lesbofobia ou simplesmente a aversão em ver duas mulheres tendo algo que não esteja ligado direta ou indiretamente a nenhum homem", aponta. "Se duas mulheres estão juntas como forma de fetiche para o olhar masculino, elas são exaltadas, mas se é voltado para o público feminino, é visto como errado.”