A primeira partida do grupo D da Eurocopa aconteceu no domingo (16) no Volksparkstadion. A seleção da Polônia encarou a Holanda e foi derrotada pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Adam Buksa para os poloneses e Cody Gakpo e Wout Weghorst para a Laranja Mecânica.
O confronto começou com pressão dos holandeses, como era de se esperar pela qualidade técnica. A Laranja Mecânica parou na boa partida do goleiro polonês Wojciech Szczęsny. Logo no primeiro minuto de jogo, depois de vacilo da defesa, Gakpo ganhou a bola na grande área, cortou a marcação e bateu no canto, para ótima defesa do goleiro polonês.
A Polônia, comadanda por Michal Probierz, manteve o tradicional esquema de três zagueiros com o 5-3-2, na tentativa de conter o jogo pelos lados da Holanda, com Gakpo e Xavi Simons, tendo Memphis Depay como um falso centroavante.
Mesmo com o volume de jogo holandês, foi a Polônia que inaugurou o placar. Depois de escanteio cobrado por Piotr Zieliński, o atacante Buska subiu na primeira trave, sozinho, para cabeçear e abrir o placar aos 16 minutos da primeira etapa.
Mesmo após o gol polonês, a Holanda pressionou o adversário, com direito a uma grande chance aos 19 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Van Djik batendo de voleio para outra boa defesa de Szczęsny.
O cenário mudou aos 29 minutos da etapa inicial, quando a Laranja Mecânica subiu a linha de marcação e forçou o chutão da zaga polonesa. O zagueiro holandes Nathan Aké recuperou a bola e deixou com Gakpo, o camisa 11, que bateu para o gol e contou com o desvio do defensor Bartosz Salamon para enganar o goleiro e empatar a partida, 1 a 1.
No decorrer do segundo tempo, a Holanda buscou a virada no placar, porém, a pontaria holandesa não estava das melhores. Em todo o jogo, foram 21 chutes e apenas quatro acertaram o gol. Mas ao 37 minutos da etapa final, após Ake tentar um passe para a área e a bola desviar em Jan Bednarek, Weghorst fez valer a fama de centroavante goleador e bateu na entrada da pequena área para marcar o gol da virada holandesa, 2 a 1.
Com a vitória, a Holanda assume a liderança provisória do grupo D, com três pontos. A Laranja Mecânicas aguarda o resultado do jogo entre França e Áustria, previsto para acontecer nesta segunda-feira (17), às 16h (horário de Brasília).
As duas seleções voltam a campo na próxima sexta-feira (21). A Polônia enfrenta a Áustria, às 13h, no Estádio Olímpico. Enquanto a Holanda encara a França, às 16h, na Red Bull Arena Leipzig. Todos os jogos pelo horário de Brasília.