Neste domingo, 12h (horário de Brasília) no estádio Al Thumama, a seleção polonesa foi derrotada por 3 a 1 diante da atual campeã França. Apesar da pressão da Polônia, com direito a zaga da França tirando bola em cima da linha, o time comandado por Robert Lewandowski não conseguiu segurar o ímpeto francês e foi eliminado na Copa do Mundo nas oitavas de final.
No primeiro tempo, o jogo foi de domínio da França, porém, mesmo assim, houve chances de perigo criadas pela Polônia. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Bereszynski cruzou, Zielinski chutou e Lloris defendeu, na sobra, Kamisnki bateu cruzado e Varane salvou a França em cima da linha. Porém, aos 44 minutos do primeiro tempo, Olivier Giroud recebeu livre na área e abriu o placar para os Bleus.
No segundo tempo, a França manteve o nível da pressão e a Polônia tentou criar chances nos contra-ataques, mas acabou sendo dominada e sofreu mais dois gols. Kylian Mbappe castigou a defesa polonesa, e chegou ao seu 9º gol em Copas do Mundo.
O único gol do time polonês foi marcado por Lewandowski de pênalti, no último lance da partida.
Com a derrota, os poloneses voltam para casa ainda mas oitavas de final, após uma fase de grupos abaixo de qualquer expextativa, com somente uma vitória, contra a Arábia Saudita, que apesar de ser uma seleção que surpreendeu ao vencer a Argentina, é um time inferior tecnicamente e, pelas pretensões da Polônia na competição, era obrigação vencer.
A seleção polonesa conta com jogadores conhecidos e de boa qualidade em varias posições. O time não é somente “Lewandowski e mais 10”, porém, por alguma razão, que pode ser o técnico ou os jogadores que só conseguem jogar bem em seus clubes, impossibilitou a seleção de fazer um bom trabalho nessa Copa.
Os poloneses foram dominado pela Argentina na última rodada da fase grupos, e foram eliminados também sendo dominados pela França, conseguindo marcar apenas um gol de pênalti - que por sorte não perdeu pela displicência de Lewandowski que perdeu o primeiro e teve que voltar o pênalti depois que Lloris adiantou.
Grande astro dessa seleção, Robert Lewandowski, que pelos clubes é considerado um dos melhores do mundo, na Copa não conseguiu demonstrar toda sua qualidade. É verdade que em todas as partidas dele nesta Copa ele recebeu passes ruins - as famosas pedradas - e trombou com a zaga adversária, mas um jogador como ele tem o papel de comandar o time e decidir jogos, como Lionel Messi faz na Argentina.
Lewa é um jogador de extrema qualidade, mas marcar o primeiro gol em Copas do Mundo só na segunda Copa é algo que pesa bastante para a história do jogador.
A Polônia deixou a desejar, com bons nomes, que se destacam em seus clubes, não entregou o suficiente na Copa e agora terá que se reformular e buscar novamente a sua vaga para a copa de 2026.