Polícia Científica é especializada em análise de imagens

Muitas tecnologias auxiliam o trabalho de peritos criminais
por
Rodrigo Vaz Guimarães Mendonça
|
09/09/2021 - 12h

Por Rodrigo Mendonça

      Entre as várias divisões das polícias no Brasil uma delas é a Polícia Técnico-Científica, mais conhecida somente como Polícia Científica, que por lei é subordinada aos governos estaduais, ou seja, trabalhadores dessa área são por definição legal, servidores públicos. O trabalho dos policiais dessa área implica no conhecimento de áreas da ciência e tem como uma de suas obrigações encontrar ou proporcionar as chamadas prova técnicas ou provas periciais. Em 17 de setembro de 2009, durante o governo do então presidente Luiz Inacio Lula da Silva e do ministro da casa civil Tarso Genro, foi sancionada a lei n° 12.030 que até os dias atuais regulamenta a profissão do perito criminal, um dos profissionais da polícia científica.

A importância da perícia criminal se dá pois é o órgão policial responsável por recolher e examinar resquícios de crimes sejam eles provas de que determinada situação aconteceu ou de que determinado objeto foi utilizado. Uma das áreas de atuação de um perito é com audiovisual e eletrônicos e um dos exames periciais realizados por profissionais dessa área é o exame de imagem que se responsabiliza fazer reconhecimento fácil de suspeitos de um crime para verificar se uma pessoa acusada de cometer um delito é realmente quem aparece em uma gravação ou em um relato de uma vítima ou testemunha é realmente essa pessoa.

O trabalho do perito criminal é importante para que  se uma pena for aplicada não seja da maneira errada, incriminando um inocente por exemplo. Muitas vexes, uma vítima de um delito que se confunde o suspeito com outra pessoa e trabalho do perito  garantir que isso seja corrigido, por meio da análise de imagens Existem também casos em que o próprio material recebido pela polícia é checado para constatar sua veracidade pois muitas vezes recebem material falso que se não for analisado pode levar alguém inocente a ser preso ou pagar uma multa.

Uma das tecnologias em uso por peritos no Brasil são programas que permitem a rápida localização de documentos por meio do uso de palavras chaves como Processador de Evidências Digitais (Iped). Tecnologias como essa são de grande importância para o trabalho dos peritos ser  feito em menos tempo o possível dado a grande quantidade de casos que tem que analisar.

Polícia científica do estado de São Paulo

Toda imagem recebida pela polícia científica é minuciosamente verifica, cada pixel é examinado para evitar fraudes. Uma das maneiras que isso é feito é por meio de programas que possibilitam a leitura do código binário (uma série de números 0 e 1) que constituem o código da imagem, caso exista uma quebra de padrão ou anomalia isso pode significar que a imagem foi alterada de alguma maneira.

Outro programa realiza análises em detalhes ocultos nas imagens como por exemplo em placas de veículos ou em alguns casos até a identidade de pesos em vídeos de baixa resolução, os algoritmos presentes nesse programa também conseguem sabe se houve alguma sobreposição nas imagens, se uma parte de uma fotografia foi recortada e colada em outra. Tudo em uma imagem é checado desde o ângulo, tamanho e geometria.