Podcasts ganham força com investimentos publicitários

por
Isabella Mei
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31/10/2019 - 12h

Há novos conteúdos tomando conta dos fones de ouvido dos internautas: os podcasts estão crescendo cada vez mais e se apropriando das plataformas digitais. Os programas comuns em redes de streaming estão tendo grande aumento de público e, por consequência, de anunciantes.

O ano de 2019 vem sendo considerado o ano dos podcasts. Segundo uma pesquisa do Ibope em parceria com a CBN e a Piauí, cerca de 50 milhões de internautas já ouviram pelo menos um programa, que equivale a 40% dos usuários de internet no Brasil. Os dados pesquisados demonstram os novos rumos que as narrativas radiofônicas estão tomando. Só no Brasil, são mais de 2 mil programas ativos, de acordo com a Associação Brasileira de Podcasts (ABPod). A plataforma de streaming Spotify calculou o crescimento da audiência em 330%.

Os novos programas de rádio se popularizaram por seguir um caminho mais voltado para o storytelling – prática de criar narrativas roteirizadas que marcam o ouvinte – e o número de ouvintes aumentou de acordo com o crescimento do acesso a smartphones. O consumo de telefones celulares inteligentes, assim como a melhora das conexões de internet, permitiu que os podcasts se difundissem, tanto na produção quanto no consumo.

A partir do crescimento de ouvintes, as plataformas digitais, como Spotify e Deezer, passaram a investir na criação de um espaço para os podcasts serem postados. É assim que começa a “golden era” dos novos programas de rádio. Somam-se a ela os anúncios feitos por empresas dentro do conteúdo dos programas, que vieram com força primeiramente no Instagram e agora se difundem para os áudios.

De acordo com o diretor da ABPod, André Jonathas, o interesse de empresas se dá pelo fato de o podcast ter “algumas características importantes que o diferencia: alta atenção e alta retenção do ouvinte”, como mostrou a ‘PodPesquisa’ 2018, realizada pela associação em parceria com a rádio CBN. No mesmo estudo, 63% dos entrevistados afirmaram ter adquirido algum produto ou serviço anunciado nos programas. 

Para receber investimentos, os programas de áudio precisam atender a requisitos básicos, como ter credibilidade, atingir o público-alvo do cliente e trazer resultados. Segundo Jonathas, com a popularização dos podcasts esses requisitos passam a ser frequentes, dando abertura para que os investimentos cheguem aos produtores de conteúdo.

Nos Estados Unidos, os podcasts já são um fenômeno desde 2014. Na pesquisa de 2018, feita pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), as receitas que a publicidade gerou nos programas foram de US$ 257,4 milhões, sendo que 46% dos usuários afirmaram que compraram de dois a dez produtos anunciados.  No país, os anúncios na nova plataforma já demonstraram que dão certo, mas no Brasil ainda são um campo a ser explorado.

Os anúncios publicitários estão em crescimento, segundo Jonathas, mas já existem alguns formatos consolidados, como episódios ou séries patrocinadas. Eles podem acontecer de quatro formas diferentes: como spots de áudio, publicidades rápidas de 30 segundos no começo ou final do áudio, ou de forma testemunhal, gravadas durante o programa pelo locutor. Também podem ser temáticos, quando um episódio inteiro é feito com base em uma proposta do anunciante ou um programa do cliente, que é quando a marca produz o seu próprio conteúdo.

O Café Belgrado é um dos podcasts de basquete mais importantes do Brasil. Desde que começou, em setembro de 2017, o número de ouvintes mais do que dobrou. Guilherme Tadeu, um dos apresentadores, afirma que a medição do crescimento se dá pelo engajamento das redes sociais do programa. “De um ano para o outro, não chegou a triplicar, mas mais do que dobrou, em download, produção, redes sociais e comentários.”

 

Com um maior engajamento, o “Belgradão”, como foi apelidado, passou a receber alguns anunciantes em seus programas, e o principal recurso publicitário vem de um site de apostas estrangeiro. Os anúncios, normalmente, estão integrados aos temas do podcast. Tadeu conta que a publicidade contribui para que a produção de conteúdo melhore, já que a criação, a edição e a divulgação são feitas completamente de forma independente. Porém, apesar de os retornos financeiros estarem chegando depois de dois anos como podcaster, ele afirma que ainda não é o suficiente para se “viver disso”.

Em relação aos custos dos anúncios, André Jonathas afirma que no Brasil ainda não é possível ter um dado concreto, mas que “há uma percepção do aumento do interesse pela mídia e, naturalmente, as marcas estão investindo mais”. O diretor da ABPod ressalta que a publicidade não é a única forma de movimentar financeiramente a mídia auditiva. O apresentador do Café Belgrado corrobora a afirmação de Jonathas, ao declarar que grande parte da receita do programa se dá pelo financiamento coletivo, que é o apoio financeiro dos ouvintes. O podcast oferece uma programação especial para aqueles que contribuem, com conteúdo fechado para o público geral.

Além do financiamento, Tadeu acrescenta que, junto com os anúncios nos podcasts, casam-se “pacotes” com o engajamento do Instagram. Ele cita o exemplo de um dos anunciantes do programa, uma empresa italiana de relógios de madeira. “Geralmente a gente coloca um pacote, um bônus. Por exemplo, o relógio dava 10% de desconto pra quem usasse o cupom, e junta o pacote das redes sociais e o tempo no podcast”, explica.

Os dados incertos e as declarações de podcasters demonstram que o campo publicitário na nova era do rádio ainda tem muito chão para percorrer. Por fim, o diretor da ABPod diz que o mercado publicitário está acompanhando o crescimento dos podcasts como uma ótima oportunidade para negócios. “Não só para anunciar, mas para fazer o próprio podcast”, comenta.

Este é o caso da Disney, uma megacorporação que sabe investir em transmídia. Em 2019, lançou o podcast D23 Inside Disney, para comentar as novidades e conteúdos criados pela empresa. Em território nacional, a Fini, empresa de balas de gelatina, está fazendo algo semelhante. Líder no segmento em que atua, a instituição anunciou a criação do Finicast, um programa original da marca, em parceria com produtores de conteúdo de programas que abordam temas do universo da cultura pop.