Podcast trás informações sobre o livro Abuso: A cultura de estupro no Brasil
“Toda mulher convive com o fantasma do abuso sexual. Há aquelas que de fato foram estupradas e carregam sequelas por toda a vida, e há aquelas que, mesmo sem ter sentido na pele esse tipo de violência, o tempo todo evitam lugares, pessoas, roupas e horários por medo de um estupro.”
A realidade é que muitas mulheres buscam diariamente escapar das investidas abusivas no trabalho, na escola, no transporte público ou até mesmo dentro de casa. Existe esse medo constante enquanto a maior parte dos homens não tem nem ideia do quanto isso nos afeta. O estupro é o único crime em que a vítima é quem sente culpa e vergonha. E por isso que apenas 10% delas denunciam. Isso mesmo, 10%.
Muitas vezes por sentimento de culpa, nojo, vergonha, medo de não dar em nada ou medo de sair prejudicada. O pensamento machista de que roupa e comportamento induzem ao estupro, e de que as mulheres mentem ou “homens tem necessidades” ainda é presente. No Brasil, a cada onze minutos um estupro é cometido. E por meio deste podcast, as alunas Gabriella Maya e Thayná Alves (terceiro semestre de jornalismo na PUC-SP) contam três histórias, de três diferentes vítimas deste crime tão horrendo e normalizado pela sociedade.
Confira o podcast aqui na AGEMT.