Plataforma farol verde permite ver histórico de legisladores em relação a pautas ambientais

Em parceria com uma série de organizações civis, Site de notícias focada no setor legislativo abre plataforma de transparência
por
Tomás Furtado dos Santos
|
04/09/2022 - 12h

O Congresso em Foco, site de jornalismo independente focado nos detalhes do congresso nacional Brasileiro publicou uma matéria buscando revelar as dificuldades de encontrar candidatos que genuinamente tem um foco importante nas questões ambientalistas e causas sociais, tentando diferenciar quando essas bandeiras são levadas a série e quando são apenas uma coletânea de refrões para atrair eleitores.

Com o início da campanha legislativa dia 16 de Agosto e mais de 10 mil candidatos tendo que disputar os 45 dias antes da eleição resulta em um espaço muito competitivo, que dificulta a pesquisa para representativos de ideais mais progressivos.

O primeiro semestre de 2022 foi marcado pela apresentação de projetos de lei prejudiciais a às pautas de clima e sócio-ambientais, permitindo aberturas que favorecem a fragilização do licenciamento ambiental, a premiação de grileiros, a promoção do uso de agrotóxicos, a redução de áreas protegidas, a fragilização de normas de proteção das unidades de conservação e o Código Florestal.

No máximo, apenas 1/3 dos parlamentares podem ser considerados aliados ou simpatizantes das causas climáticas e sócio-ambientais por meio de sua participação na câmara e no senado por meio de seu histórico de votação.

Em uma tentativa de aumentar esse percentual, deram se início a um processo de coalizão na criação do painel farol verde, juntando 26 organizações e redes da sociedade civil com o intuito de facilitar a pesquisa do vereador baseado em sua colaboração para pautas de teor ambientalista.

Usando o índice de convergência ambiental como referência, uma coletânea de pautas que permitem ver o histórico de voto de todos os candidatos à reeleição no congresso nacional, também apresentando de projetos de Lei oferecidos por esses representantes, de pauta aderente aos princípios favoráveis à conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Brasil e suas populações marginalizadas. 

O painel Farol verde também aceita o perfil de novos candidatos que desejam participar da corrida eleitoral, podendo se inscrever no projeto e inserir seus dados no banco de pesquisa após a participação de um questionário indicando o posicionamento do candidato em relação às pautas referentes ao índice de convergência ambiental.