Pina Contemporânea alcança público diverso

Com a expansão, museu se torna um dos maiores espaços artísticos da América Latina e revitaliza a região.
por
Gustavo Pereira
Joana Atala
Maria Eduarda dos Anjos
Sônia Xavier
|
27/03/2023 - 12h

 

Inauguração da Pinacoteca Contemporânea
Inauguração da Pinacoteca Contemporânea. Crédito: Maria Eduarda dos Anjos 

A ampliação da Pinacoteca abriu suas portas no início de março prometendo entrada gratuita até o fim do mês. A recente área expositiva surge com a proposta de construir o diálogo de forma acessível, a partir de exposições que contemplem a arte, a educação e a diversidade. Com o lançamento da Pinacoteca Contemporânea, o complexo tornou-se o segundo maior museu da América Latina e o maior do país. 

Dentro do Parque da Luz e bem próximo ao prédio principal, a recém-inaugurada construção é anexada aos outros dois edifícios de domínio do museu, somando assim 22.000 metros quadrados de área. Apesar de imponentes, caracterizam um ambiente acolhedor e agradável. Uma grande praça pública integra o ambiente com leveza, garantindo também um senso de receptividade a todos. O projeto é assinado pela “Arquitetos Associados” e conversa com as construções da região do Centro de São Paulo.  

As obras do novo espaço da Pinacoteca contaram com o apoio do Governo do Estado de São Paulo; foram investidos 55 milhões de reais, além de um estímulo de 30 milhões de reais, por parte da família Gouvêa Telles. 

Obra da exposição Quase Colonial da artista sul coreana Haegue Yang
Obra da exposição Quase Coloquial da artista sul coreana Haegue Yang. Crédito: Maria Eduarda dos Anjos 

O ambiente foi, fortemente, elogiado pelos visitantes pela integração com o parque e a natureza. “Como tantos outros museus que existem aqui em São Paulo e em outros lugares, eles têm que ser frequentados para implementar mais o diálogo social, nesse aspecto da natureza,  e aqui você passeia pelo parque que estava quase abandonado e o incorpora a uma nova proposta”, declara Osvaldo Rovetto, visitante italiano. 

Em sua estreia, o museu apresentou duas exposições inéditas; a primeira é da artista sul coreana Haegue Yang, que integra, em destaque, o cenário da arte contemporânea. A mostra foi batizada de "Quase Coloquial" e costuma variar em seus formatos. Ela orbita entre a fotografia bem como a escultura e instalações, além de vídeos e textos. Um material que se mostra bastante comum em sua obra são as venezianas, e não por acaso, vemos 6 esculturas feitas inteiramente com esse material; o conjunto denominado Stacked Corners (Cantos Empilhados). Em seguida, um mosaico de colagens faz um aceno a ícones da cultura brasileira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, em meio a figuras de animais, paisagens e outros.

A segunda exposição, "Chão da Praça", exibe parte do imenso acervo de arte contemporânea da Pinacoteca. As peças aparecem em diversos formatos, desde a pintura até os suportes em vídeo. Os artistas, em sua grande maioria, são brasileiros, e a curadoria de Ana Maria Maia - curadora chefe da Pinacoteca - constrói uma narrativa norteada pelas ideias de travessias, vizinhanças e transcendências. 

As exposições não seguem um padrão linear, há uma mistura entre artistas, linguagens e formas de expressão, o ambiente também proporciona um contato mais interativo com o público. 

“Tem nitidamente um aspecto mais de popularização, está inserida dentro do parque e as portas são mais abertas do que um museu tradicional”, declara o artista Lucas Bambozzi. 

Visão panorâmica da Pina Contemporânea
Exposição Itinerária Quase Coloquial. Crédito: Maria Eduarda dos Anjos 

Além do espaço expositivo, o recinto  também conta com um pavilhão que inclui duas galerias e dois ateliês que oferecem atividades educativas ligadas ao exercício da arte. A loja do museu, com pequenos souvenirs, também se localiza neste espaço, além de uma cafeteria com vista para o parque.

 

Serviço: 

Endereço: Av. Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo

Datas/ Horário: Qua - Seg das 11h às 17h30

Ingressos: gratuitos até 02 de abril

Veja a vista da nossa equipe na inauguração da Pina Contemporânea 

 

Tags: