Phoenix vence Clippers e empata a série

Time do Arizona se recupera e iguala confronto direto contra equipe de Los Angeles nos Playoffs da NBA
por
Philipe Mor
|
20/04/2023 - 12h

Nesta terça-feira (19) ocorreu o jogo dois da primeira rodada dos Playoffs da NBA, entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers, com vitória do Suns para igualar a série. Os dois confrontos iniciais ocorreram com mando de quadra da equipe de Phoenix. A definição aconteceu a partir da classificação das equipes que terminaram a temporada regular respectivamente em quarto e quinto lugar. O Suns se classificou em quarto com 45 vitórias e 37 derrotas, enquanto o Clippers, que também garantiu a vaga direta aos Playoffs, ficou em quinto, com 44 vitórias e 38 derrotas.

Confiante após o término da temporada regular com sete vitórias nos últimos dez jogos, o Suns ainda adicionou Kevin Durant à equipe. Duas vezes campeão da NBA nos anos de 2017 e 2018, foi eleito melhor jogador das finais em ambas, com 13 aparições no Jogo das Estrelas da liga (All-Star Game) e o jogador mais valioso da liga (MVP – Most Valuable Player) em 2013. Com um currículo de estrela, Kevin se juntou a Chris Paul, Devin Booker e Deandre Ayton.

O ala-pivô chegou durante a “Trade Deadline”, período em que se torna possível realizar movimentações por jogadores na NBA. A troca envolveu a franquia do Arizona e o Brooklyn Nets, time em que estava Durant. Na negociação, atletas importantes como Mikal Bridges, Cameron Johnson e Jae Crowder foram envolvidos. Durante a temporada regular, em todos os jogos que Kevin Durant participou, o Phoenix Suns não perdeu. Foram oito jogos, com oito vitórias e um bom desempenho do ala-pivô americano.

Do outro lado, o Clippers iniciou a preparação para o Playoff com uma má notícia. Paul George, uma das principais estrelas do time se lesionou durante o fim da temporada regular e não deve estar à disposição para a série de 7 jogos contra o Phoenix Suns por conta de uma grave lesão no joelho. No entanto, o time de Los Angeles conta com a aquisição do armador Russel Westbrook, eleito MVP da liga no ano de 2017, e principalmente, Kawhi Leonard, duas vezes melhor jogador das finais em 2014 e 2019 e campeão em ambas as ocasiões, para avançarem às Semifinais de Conferência do Oeste.

O jogo um da série de sete jogos entre Phoenix Suns e Los Angeles Clippers, ocorreu no domingo (16), e teve como resultado, uma vitória do time de Los Angeles no Arizona, com mando de quadra do Suns. A equipe orquestrada por Kawhi Leonard (38 pontos, 5 assistências e rebotes), contou com importante participação defensiva de Russel Westbrook, para vencer o time formado por Kevin Durant (27 pontos, 9 rebotes e 11 assistências) e companhia. O placar final foi de vitória do Clippers por 115 a 110.

K.D e Kawhi em ação pelos Playoffs da NBA
K.D e Kawhi em ação pelos Playoffs da NBA Foto: Reuters
​​​​

Com a derrota no primeiro confronto, o Phoenix precisava dar uma resposta para sua torcida e empatar  a série no segundo jogo. A partida era tão importante para o Suns que Monte Williams, técnico do time, deixou suas principais armas ofensivas, Kevin Durant e Devin Booker em quadra por 44 minutos. A estratégia funcionou e o Phoenix venceu por 123 a 109.

O primeiro quarto terminou com vitória parcial do L.A Clippers por 29 a 24. A equipe visitante novamente contou com ótima atuação de Kawhi Leonard, que fechou o primeiro quarto com 8 pontos e 5 assistências. Já o Phoenix coletivamente não foi bem e acabou por cometer alguns erros, que atrapalharam o desempenho do time no quarto.

Na sequência, o Clippers continuou com um ritmo de jogo agressivo em ambos os lados da quadra e assumiu o controle da partida. A diferença no placar durante o quarto chegou a ser de 13 pontos para a equipe visitante. No entanto, com uma corrida de pontos - 23 a 10 - nos minutos finais da primeira metade e uma bola tripla de Devin Booker quase no estouro do cronômetro, as equipes foram empatadas para o vestiário. A parcial do placar foi de 59 a 59.

A equipe do Arizona voltou “quente” do intervalo,  com Booker bastante participativo no ataque e abriu 13 pontos de vantagem no placar. O time de Los Angeles não desistiu e buscou a reação com Kawhi e Russel Westbrook, em bolas de três pontos e lances livres. Também apostando nas bolas triplas, a equipe mandante foi para os últimos 12 minutos em vantagem, vencendo por 93 a 87.

O grande destaque do último quarto foi Chris Paul, alcançando 16 pontos, 4 rebotes e 8 assistências. O armador conseguiu dar ritmo ao time do Suns e administrar bem as ações do jogo. O Clippers novamente contou com Kawhi que anotou 31 pontos, 8 rebotes e 7 assistências; e Westbrook com 28 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, que nesse jogo teve bom aproveitamento de quadra (9/16). Mesmo com a boa atuação, a dupla não conseguiu evitar a derrota para o Suns. Outro grande destaque do jogo foi Devin Booker, do Phoenix, que terminou a partida com 38 pontos anotados e ajudou o time do Arizona a empatar a série.

O próximo confronto entre Los Angeles Clippers e Phoenix Suns será na quinta-feira (20), às 23h30 (horário de Brasília), e será disputado em Los Angeles.