Phoenix avança nos Playoffs da NBA

Com grande atuação de Devin Booker, Suns liquida a série contra o Clippers e se classifica para às Semifinais de Conferência do Oeste
por
Philipe Mor
|
27/04/2023 - 12h

Na última terça-feira (25), o Phoenix Suns confirmou sua classificação à próxima fase dos Playoffs da NBA, após vencer o Los Angeles Clippers, no Arizona, nos Estados Unidos, por 136 a 130. A equipe comandada por Monty Williams derrotou o time californiano em casa e fechou a série melhor de sete jogos em 4 a 1. O Suns agora enfrenta o Denver Nuggets, que se classificou após vencer o confronto contra o Minnesota Timberwolves. 

O jogo cinco foi disputado no FootPrint Center, mando de quadra do Suns e foi marcado por uma alta intensidade entre ambas as equipes. A vitória do Los Angeles Clippers era a única forma de manter a franquia viva na série e forçar um possível jogo seis.  

O primeiro quarto teve um início muito equilibrado. As trocas de liderança no placar entre os times, foram um fator constante. Devin Booker, do Phoenix Suns, teve 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra (3/3) e anotou oito pontos nos quatro minutos iniciais de jogo. Booker finalizou a primeira parcial com dez pontos, dois rebotes e três assistências. Pela equipe de Los Angeles, o grande destaque foi o ala-armador Norman Powell, que contribuiu com 11 pontos para o Clippers. O jogo foi para o segundo quarto com um placar de 32 a 30, a favor do Suns. 

Antes do intervalo, o Clippers aumentou sua intensidade, e aproveitando os rebotes ofensivos, conseguiu importantes pontos de segunda chance. Norman Powell continuou agressivo e fechou o quarto com 16 pontos. A participação do pivô Ivica Zubac e do ala-pivô Marcus Morris, contribuíram para a equipa da Califórnia fechar a primeira metade com uma vantagem de nove pontos. O Phoenix Suns teve diversas falhas defensivas e foi para o vestiário em desvantagem, com o placar de 70 a 61 para o Los Angeles Clippers. 

2023 NBA Playoffs Day 4 Open Thread: Hawks vs. Celtics, Knicks vs. Cavs,  Clippers vs. Suns - Blazer's Edge 

Devin Booker e Norman Powell em ação pelos Playoffs da NBA Foto: Getty Images 

O terceiro quarto foi marcado pelo crescimento do Phoenix Suns no jogo. Apesar de uma desvantagem de dez pontos imposta pelo Clippers na volta do intervalo, o Phoenix reagiu. A virada de chave na partida ocorreu após Kevin Durant e Devin Booker se tornarem mais participativos, dando um gás ao time. Book, como é carinhosamente chamado pelos torcedores da equipe do Arizona, foi o grande destaque do período, somente na terceira parcial o ala-armador anotou 41 pontos. O placar foi para o último quarto em 111 a 94 a favor dos mandantes. 

O último período foi tenso e frenético, o Clippers apesar da grande pontuação sofrida no quarto anterior foi em busca da sobrevivência na série. A vantagem do Suns que era de aproximadamente 20 pontos, caiu para dois. Norman Powell com bolas importantes, recolocou o Los Angeles no jogo. Entretanto, a reta final da partida contou com erros e perdas de posse de bola de ambas as equipes, que refletiram em poucos pontos. No fim, o poder ofensivo das estrelas do time da casa se sobressaiu, e o Phoenix venceu por 130 a 136 e fechou a série. 

A equipe do Arizona confirmou seu favoritismo e está nas semifinais de Conferência Oeste. Os dois jogos iniciais da série entre Phoenix e Clippers, ocorreram no FootPrint Center. Eles ficaram marcados por disputas intensas, trocas de lideranças, placares acirrados e grande destaque para as principais estrelas dos times. Kevin Durant e Kawhi Leonard travaram grandes embates, com altas pontuações e participações efetivas no ataque. O Los Angeles venceu a primeira partida por 115 a 110, e o Suns a seguinte por um placar de 123 a 109. 

O time do L.A Clippers, que já não contava com Paul George, um dos principais atletas da liga, também perdeu Kawhi Leonard ao longo da série. P.G. ficou fora dos playoffs da NBA por uma grave lesão no joelho, enquanto Kawhi se juntou ao companheiro de time na lista de jogadores lesionados após ter danificado seu joelho direito nos dois duelos iniciais contra o Suns. O The Klaw, como é apelidado na liga, não retornou mais para a competição.  

Com a lesão das principais estrelas de L.A, o Phoenix Suns acabou por vencer todos os jogos restantes da série de forma consecutiva. Ainda que o Clippers tenha contado com boas performances de Russell Westbrook, que teve médias de 23,6 pontos e 7,4 assistências na série, elas não foram o suficiente para conter a equipe da Terra do Sol. Os destaques ao longo dos três jogos foram Kevin Durant (30,8 pontos por jogo), Devin Booker (37,2 pontos por jogo) e Chris Paul (8,2 assistências por jogo). 

Agora nas semifinais de Conferência do Oeste, o Phoenix Suns tem como adversário definido o Denver Nuggets. Os dois primeiros jogos da série ocorrem na Ball Arena, mando de quadra do Nuggets, e têm previsão para o início do mês de maio. O Denver conta com o pivô Nikola Jokic, eleito MVP da NBA nas duas últimas temporadas, como destaque do time.