Philadelphia Eagles vence o primeiro jogo da NFL no Brasil

O time mandante, o Philadelphia Eagles, derrotou o Green Bay Packers por 34 a 29
por
Juliana Salomão
|
09/09/2024 - 12h

Na última sexta-feira (6), a Neo Química Arena, em São Paulo, foi palco de um momento histórico, a primeira partida da NFL realizada no Brasil. O confronto entre o Philadelphia Eagles e o Green Bay Packers atraiu não apenas fãs brasileiros, mas também espectadores de diversas partes do mundo. 

.
Ataque dos Packers contra o Eagles durante o jogo. Reprodução: Nelson Almeida / AFP

O Philadelphia Eagles dominou o Green Bay Packers em uma partida acirrada. O primeiro quarto foi marcado por muitas faltas para ambos os times, o que resultou na anulação de um touchdown dos Packers. Apesar disso, o Green Bay se destacou com uma interceptação e um fumble – quando um jogador deixa a bola cair no campo, perdendo o controle, o que possibilita ao time adversário recuperar a posse da bola. Assim, abriram o placar em 6 a 0. A partir da terceira campanha, o quarterback dos Eagles, Jalen Hurts, começou a se sobressair com jogadas decisivas.

No quarto final, o Philadelphia organizou uma longa campanha de mais de seis minutos, uma estratégia para o controle da partida e da posse da bola, que culminou com um field goal - quando o jogador na posição de kicker chuta a bola em direção às traves do gol, se passar entre elas e acima da barra horizontal, a equipe ganha três pontos - de Jake Elliott nos momentos decisivos e garantiu a vitória. Além disso, o quarterback dos Packers, Jordan Love, se lesionou gravemente no final do jogo e ficará fora dos próximos jogos da temporada.

Embora a estreia do jogo tenha sido um sucesso, a qualidade do gramado da Neo Química Arena dividiu opiniões. Apesar de ser classificado como um dos melhores campos do Brasil, com uma mistura de grama natural e sintética, o gramado apresentou desafios para os jogadores americanos, que encontraram dificuldades e escorregões durante o início da partida.

LeBron James, astro do basquete, criticou o campo nas redes sociais, descrevendo-o como “uma droga.” No entanto, A.J. Brown, wide receiver do Philadelphia Eagles, comentou: “Alguns gramados nos Estados Unidos são deste mesmo tipo. Não estava tão ruim. Nós mudamos as chuteiras e aproveitamos o máximo possível. Não foi realmente uma reclamação minha.”

Após o jogo, o gramado da Neo Química Arena apresentou danos. No entanto, a restauração foi rapidamente iniciada, para garantir a preparação do gramado para a próxima partida de futebol entre Corinthians e Juventude, marcada para quarta-feira (11).

 

A Primeira Experiência ao Vivo da NFL no Brasil e os Planos de Expansão da Liga

Com mais de 47 mil pessoas presentes na Neo Química Arena, foi possível sentir o clima fervoroso similar aos estádios americanos. Para muitos fãs, que por anos acompanharam o esporte à distância, essa foi a primeira oportunidade de experimentar a emoção de uma partida da NFL ao vivo em território brasileiro.

.
Torcedores do futebol americano na Neo Química Arena durante o jogo. Reprodução: Fotos: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

A partida foi transmitida ao vivo e acompanhada por milhares de pessoas em todo o mundo também. Mídias nacionais e internacionais estiveram presentes e garantiram ampla cobertura e a atenção global para o evento.

A realização desse jogo histórico abriu caminho para futuras edições da NFL no Brasil. Durante uma videoconferência na quinta-feira (5), foi anunciado que a liga vai inaugurar um escritório em solo nacional, sob a direção de Luis Martinez. Peter O'Reilly, vice-presidente executivo internacional de eventos e negócios dos times da NFL, afirmou: “A NFL reconhece os 36 milhões de fãs da NFL no Brasil e estamos abrindo um escritório no Brasil. Vamos avaliar oportunidades depois deste jogo, mas nossa expectativa é que estaremos de volta ao Brasil nos próximos anos.”