No AT&TStadium, na cidade de Dallas noTexas, as seleções do Peru e Chile disputaram, nesta sexta feira, a segunda partida do grupo A da Conmebol Copa América 2024.
O jogo começou truncado, com muitos jogadores concentrados no meio de campo. O campo com tamanho reduzido favoreceu o jogo intenso com disputas fortes pela posse da bola. O Peru conseguiu ter o controle do jogo nos minutos iniciais, porém sem oferecer risco ao goleiro adversário, Cláudio Bravo.
Somente aos quinze minutos o Chile conseguiu chegar pela primeira vez ao ataque, e desperdiçou uma grande oportunidade de superar a defesa do Peru. Dávila cruzou na pequena área e Alexis Sanches, livre de marcação, pegou mal na bola e mandou por cima da trave, desperdiçando uma ótima chance de abrir o placar.
Gradativamente a seleção chilena se soltou e controlou o jogo com a bola no ataque, executando muitas trocas de passes entre os jogadores veteranos como Alexis Sanches, Vargas, Isla e Dávila.
No primeiro tempo o Chile teve 67 % de posse de bola, mas sem criar muitas chances reais de gol. O Peru, com muita dificuldade na troca de passes, só levou perigo ao gol de Claudio Bravo através de uma bola parada alçada na área para Araujo cabecear em direção ao gol, o que obrigou o goleiro chileno a realizar uma grande defesa.
No segundo tempo, a seleção peruana mudou a forma de jogar, avançou as linhas, dificultando a construção das jogadas do time chileno. Em um campo pequeno, a estratégia peruana conseguiu equilibrar o jogo, pois o Chile sentiu muita dificuldade para sair da forte marcação, tomando muitas decisões erradas ao iniciar as jogadas.
Aos vinte e sete minutos a torcida peruana ficou animada com a entrada do veterano atacante Paolo Guerreiro, ídolo da seleção peruana e um dos jogadores mais velhos a disputar a competição. Mas, a substituição não teve efeito no placar, e o jogo terminou empatado em 0 a 0.
Com o placar em branco, Peru e Chile dividem a segunda posição no grupo A com um ponto cada. O empate ajudou a seleção do Canadá, que depende unicamente de suas forças para garantir a classificação para a próxima fase da competição.
Na próxima terça feira às 19h (Horário de Brasília), o Peru enfrentará o Canadá. Um pouco mais tarde, às 22h,o Chile enfrentará a Argentina, líder do grupo A e favorita para conquistar mais uma vez a Copa América.