Penúltima rodada do Brasileirão deixa disputas em aberto

Briga pelo título, vaga direta na Libertadores e luta contra o rebaixamento aquecem o fim do campeonato nacional
por
Gabriel Alves Dutra
|
05/12/2023 - 12h

Faltando apenas uma rodada para o final do Campeonato Brasileiro, algumas definições ainda estão em aberto em uma das edições mais equilibradas da história do torneio. A briga acirrada pelo título que presenciamos no segundo turno parece estar quase definida, mas a disputa por uma vaga direta na próxima Libertadores e a luta contra o rebaixamento trazem fortes emoções para os jogos finais.

Além do líder, mais dois clubes ainda têm chances matemáticas (mesmo que remotas) de conquistar o campeonato, e três sofrem com algum risco de rebaixamento para a segunda divisão.

As equipes brasileiras classificadas para a próxima edição da Libertadores já estão definidas: Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e São Paulo, as duas últimas por terem conquistado os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, respectivamente. Há, no entanto, a disputa por uma vaga direta na fase de grupos, já que apenas os quatro primeiros colocados do Brasileirão se classificam desta maneira, enquanto o 5º e o 6º vão disputar as fases iniciais do torneio continental.

O Palmeiras se aproximou muito do título após o triunfo contra o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque, mas matematicamente ainda não se consagrou campeão. Isso porque o alviverde alcançou 69 pontos na tabela, e vê atrás Atlético-MG e Flamengo, cada um com 66 pontos. Os concorrentes poderiam chegar à mesma pontuação na rodada final, e teriam que torcer para uma derrota do clube alviverde contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Mesmo assim, ainda teriam que tirar uma grande diferença no saldo de gols. O Palmeiras tem 31 no quesito, contra 23 e 15, dos clubes mineiro e carioca, respectivamente.

 

Disputa de bola entre Piquerez e Yony González (Foto: Flavio Hopp/Flavio Hopp/Gazeta Press)

 

Ao mesmo tempo em que sonham com a possibilidade de título, Atlético-MG e Flamengo ainda precisam confirmar sua vaga diretamente na próxima Libertadores, pois ainda não têm suas vagas no G-4 garantidas.

Na zona do rebaixamento, três equipes já estão matematicamente rebaixadas: América-MG, Coritiba e Goiás. Resta a definição do último time. Bahia (41 pontos), Vasco (42) e Santos (43) lutam contra a queda na rodada final.

A briga não está acirrada só na tabela de classificação. A disputa pela artilharia do campeonato também segue firme: Paulinho, do Atlético-MG, tem 19 gols na competição, enquanto Tiquinho Soares, do Botafogo, tem 17.

No início do ano, um levantamento da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) classificou o Campeonato Brasileiro como a liga mais forte e competitiva do mundo, superando grandes campeonatos como a Premier League (Inglaterra) e a La Liga (Espanha). A edição de 2023 do Brasileirão provou o grande nível de competitividade do torneio, algo que dificilmente vemos em outras ligas do mundo.

A rodada final do torneio acontece nesta quarta (6), com todas as equipes entrando em campo no mesmo horário, às 21h30 (de Brasília).