Paulo Gustavo: um soco no peito de um Brasil machucado

O ator estava internado há dois meses, e infelizmente não resistiu. Entenda o que essa morte representa e a comoção que gerou
Manuela Troccoli, Yerko Mauricio, Pietra Nobrega, João Carlos Ambra
06/05/2021 - 12h

Se você é brasileiro, é praticamente impossível nunca ter escutado o nome do ícone Paulo Gustavo. Seja nas telas como Dona Hermínia no sucesso “Minha mãe é uma peça” - que rendeu três edições - ou em jornais e matérias que traziam o nome de um dos mais famosos humoristas brasileiros.

Na noite de segunda-feira (03/05), foi declarada a morte do ator, aos 42 anos, que estava internado desde o dia 13 março no Rio de Janeiro por complicações geradas devido ao vírus da COVID-19. Mas o que essa notícia tão triste e que abalou o Brasil, que está sob um momento de absoluta calamidade - representa?

A morte de Paulo Gustavo, marca o fim precoce e abrupto de uma carreira estelar, com poucos paralelos no nosso showbiz. Em pouco mais de 15 anos, o ator saiu do anonimato para o posto de maior chamariz de público do cinema brasileiro. A trilogia "Minha Mãe É uma Peça", estrelada por seu alter ego Dona Hermínia, vendeu cerca de 22 milhões de ingressos. O terceiro longa ostenta atualmente o título de maior bilheteria de filme nacional de todos os tempos, com uma renda bruta de R$143,9 milhões.

A notícia triste e inesperada para muitos ferveu nas redes sociais: só se fala de Paulo Gustavo, mas pouco se vê falando notícias esperançosas e positivas sobre o coronavírus; e muito se vê de “pequenas reuniões de amigos”, festas clandestinas e viagens incríveis. Este comportamento - recorrente nas redes - infelizmente nos incita a pensar o óbvio: as pessoas só passam a realmente ligar e se abalar com a pandemia quando os números viram pessoas; sejam próximas, conhecidas ou até idolatradas.

São mais de 400 mil mortes no Brasil, mas ninguém deu a mínima para o número espantoso. Paulo Gustavo faleceu e nas redes sociais havia milhares de pessoas fazendo “homenagem” à grande pessoa que ele era, mas não se lembraram que à mais de 2375 mortes por dia. Os fãs de Paulo Gustavo se comoveram com a notícia principalmente por ser tão inesperada; como é o caso de Gabriela, estudante de letras da PUC, que em entrevista realizada dois dias após a morte do ator afirma que "(...) mesmo com o estado dele se agravando e o tempo de UTI aumentando, eu nunca acreditei na possibilidade de que ele pudesse realmente morrer, isso parecia muito distante e abstrato".

Quando questionada sobre o motivo da morte do humorista, a resposta da estudante foi crucial. Em poucas palavras, Gabriela conta que o destino de Paulo Gustavo é apenas um retrato do que está de fato acontecendo na sociedade, e ainda comenta que inclusive, se ele não fosse quem ele é, teria partido ainda mais precocemente (...) mas não precisaríamos estar passando por isso ainda" e ainda completa: "quem de fato o matou não foi o vírus, foi a irresponsabilidade, negligência e desgoverno que o Brasil enfrenta hoje".

De fato, isso nos leva a pensar que a comoção que circunda o país desde esta segunda feira irá comover a população, e consequentemente, vão acabar se responsabilizando mais e tomando mais cuidado. Mas não é isso que futura profissional de letras conta, ao ser questionada a respeito do que se sucede a partir de agora, a estudante afirma: "(...) apenas comoção não vai ser o suficiente. O Brasil inteiro sentiu a morte de Paulo Gustavo e vai ainda sentir por muito tempo, mas o problema que estamos enfrentando hoje no país ultrapassa isso. Talvez agora se comovam mais com o número de mortes, mas não acredito que essa comoção trará reflexos diretos, como a redução de casos, por exemplo".

O recado que fica, é claro: se possível não saia de casa, e caso for necessário, tome todos os cuidados, use máscara e álcool em gel, não corra o risco de se contaminar. Podemos afirmar que a nossa saúde é o nosso bem mais precioso, nem o dinheiro compra a saúde.

Com a morte de Paulo Gustavo, fica o ensinamento para todo o Brasil, de que o Coronavírus não escolhe sexo, idade, classe social. Ele é um vírus letal. Com mais de um ano de pandemia, chegou a hora de respeitar e levar a sério as medidas restritivas. Paulo Gustavo com certeza marcou a história de nosso país para sempre. Deixou um legado que serviu de representação de vida para muitas famílias brasileiras, de um modo único e bem humorado.
Ele foi um símbolo de representatividade para a comunidade lgbtqia +, com os filmes “Minha mãe é uma peça”, ele conseguiu reunir o Brasil todo para ver um casamento entre dois homens de uma forma emocionante e engraçada.

Ele será eternizado, e com certeza mudou a vida de muitas pessoas, Paulo era amor, generosidade e humor. Um dos maiores artistas que tivemos a honra de ter. Portanto, se cuide. Cuide de quem você ama, da sua família e amigos. Cuide do próximo. Juntos somos mais fortes. Vamos passar por tudo isso de uma forma responsável e consciente.