Panamá surpreende e entra na luta pela classificação

Com um a menos, seleção americana perde e corre risco de ser eliminada
por
Gustavo Zarza
|
01/07/2024 - 12h

Na quinta-feira (27/06), o Panamá enfrentou os Estados Unidos no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América. Os panamenhos venceram com gols do meia César Blackman e do atacante José Fajardo.

 

uow
Atacante Murillo dribla o zagueiro Tim Ream (FOTO: Eduardo Muñoz/ Getty Images)

 

PRIMEIRO TEMPO

Mais uma vez, os anfitriões começaram o jogo a todo vapor. No primeiro lance da partida, após uma cobrança de falta e um bate e rebate na área, o meia Weston McKennie abriu o placar. Mas, após uma revisão do VAR, o gol foi anulado. O jogo parecia se encaminhar para outra vitória dos americanos, até que o atacante Timothy Weah deu um soco no zagueiro panamenho Roderick Miller, e foi expulso aos 18 minutos. A expulsão não intimidou a seleção americana, que logo em seguida, aos 22 minutos, marcou o seu gol. Depois de uma bela tabelinha, o atacante Folarin Balogun chutou e não deu nenhuma chance para o goleiro Orlando Mosquera defender. Atrás no resultado, o Panamá se lançou ao ataque e empatou a partida rapidamente com Blackman. O meia havia tentado de fora da área, foi travado, mas na segunda tentativa acertou o cantinho e fez o primeiro gol panamenho aos 26 minutos.

 

SEGUNDO TEMPO

Com um a menos e o jogo empatado, os americanos decidiram segurar o placar. Na segunda etapa, o técnico Gregg Berhalter trocou o meia Giovanni Reyna pelo zagueiro Carter-Vickers e também retirou o volante Tyler Adams para a entrada de Johnny. Além disso, o goleiro Matt Turner sentiu uma lesão e precisou sair, sendo substituído por Ethan Horvath. A seleção panamenha, por sua vez, viu a oportunidade de sair com três pontos, e o técnico Thomas Christiansen trocou o atacante Eduardo Guerrero pelo craque José Fajardo. As substituições deixaram os Estados Unidos com uma defesa bem sólida, e dificultaram as finalizações do Panamá. Eventualmente encontravam uma oportunidade, porém com pouca eficiência. Mas, aos 38 minutos, após muita luta, o meia Abdiel Ayarza encontrou Fajardo no meio da área para finalizar e garantir a vitória panamenha. Placar final: 2 a 1 para o Panamá.

 

DESEMPENHO GERAL

Os anfitriões poderiam estar tranquilos se não fosse a expulsão de Weah logo no início da partida, o que fez a equipe jogar pelo empate, e no final, ficaram de mãos vazias. Diferente do seu adversário, o Panamá se enche de esperança com os três pontos. A seleção não jogou um futebol muito vistoso, como a maioria das seleções da Copa América, mas demonstrou ser uma equipe muito aguerrida, podendo surpreender na última rodada.

 

uow
Jogadores do Panamá comemoram gol de virada sobre os Estados Unidos (FOTO: Eduardo Muñoz/ Getty Images)


PRÓXIMOS PASSOS

O Panamá volta a jogar na segunda-feira, dia 01/07, às 22h00, horário de Brasília, contra a Bolívia no Exploria Stadium, em Orlando, pela terceira rodada do Grupo C, enquanto os Estados Unidos irão a Kansas City, no Arrowhead Stadium, enfrentar o Uruguai, também na segunda-feira, no mesmo horário e pela mesma rodada.