Na quinta-feira (27/06), o Panamá enfrentou os Estados Unidos no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América. Os panamenhos venceram com gols do meia César Blackman e do atacante José Fajardo.
PRIMEIRO TEMPO
Mais uma vez, os anfitriões começaram o jogo a todo vapor. No primeiro lance da partida, após uma cobrança de falta e um bate e rebate na área, o meia Weston McKennie abriu o placar. Mas, após uma revisão do VAR, o gol foi anulado. O jogo parecia se encaminhar para outra vitória dos americanos, até que o atacante Timothy Weah deu um soco no zagueiro panamenho Roderick Miller, e foi expulso aos 18 minutos. A expulsão não intimidou a seleção americana, que logo em seguida, aos 22 minutos, marcou o seu gol. Depois de uma bela tabelinha, o atacante Folarin Balogun chutou e não deu nenhuma chance para o goleiro Orlando Mosquera defender. Atrás no resultado, o Panamá se lançou ao ataque e empatou a partida rapidamente com Blackman. O meia havia tentado de fora da área, foi travado, mas na segunda tentativa acertou o cantinho e fez o primeiro gol panamenho aos 26 minutos.
SEGUNDO TEMPO
Com um a menos e o jogo empatado, os americanos decidiram segurar o placar. Na segunda etapa, o técnico Gregg Berhalter trocou o meia Giovanni Reyna pelo zagueiro Carter-Vickers e também retirou o volante Tyler Adams para a entrada de Johnny. Além disso, o goleiro Matt Turner sentiu uma lesão e precisou sair, sendo substituído por Ethan Horvath. A seleção panamenha, por sua vez, viu a oportunidade de sair com três pontos, e o técnico Thomas Christiansen trocou o atacante Eduardo Guerrero pelo craque José Fajardo. As substituições deixaram os Estados Unidos com uma defesa bem sólida, e dificultaram as finalizações do Panamá. Eventualmente encontravam uma oportunidade, porém com pouca eficiência. Mas, aos 38 minutos, após muita luta, o meia Abdiel Ayarza encontrou Fajardo no meio da área para finalizar e garantir a vitória panamenha. Placar final: 2 a 1 para o Panamá.
DESEMPENHO GERAL
Os anfitriões poderiam estar tranquilos se não fosse a expulsão de Weah logo no início da partida, o que fez a equipe jogar pelo empate, e no final, ficaram de mãos vazias. Diferente do seu adversário, o Panamá se enche de esperança com os três pontos. A seleção não jogou um futebol muito vistoso, como a maioria das seleções da Copa América, mas demonstrou ser uma equipe muito aguerrida, podendo surpreender na última rodada.
PRÓXIMOS PASSOS
O Panamá volta a jogar na segunda-feira, dia 01/07, às 22h00, horário de Brasília, contra a Bolívia no Exploria Stadium, em Orlando, pela terceira rodada do Grupo C, enquanto os Estados Unidos irão a Kansas City, no Arrowhead Stadium, enfrentar o Uruguai, também na segunda-feira, no mesmo horário e pela mesma rodada.