Palmeiras goleia, Flamengo vence e São Paulo e Atlético-MG tropeçam

Bragantino encanta, Flamengo e Botafogo voltam a vencer e Palmeiras amplia vantagem da liderança. Veja mais no resumo da rodada #12 do Brasileirão.
por
Gustavo Pereira
|
17/06/2022 - 12h

Em uma rodada com muitos gols, o Flamengo voltou a vencer no segundo jogo sob o comando de Dorival Júnior. Lá embaixo na classificação, o Fortaleza sofreu sua sétima derrota no campeonato. Com dez minutos avassaladores o Palmeiras se manteve na liderança e abriu distância para o segundo colocado.

 

Confira agora o resumo da 12ª rodada do campeonato brasileiro:

 

Juventude 1 X 2 Santos

Em jogo disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Santos venceu o Juventude de virada. O time da casa saiu na frente, com Ricardo Bueno no começo do jogo, minutos depois o meio-campista Yuri, do Juventude, foi expulso.

Com um a mais, o Peixão partiu para cima e virou a partida com gols de: Eduardo Bauermann e da jóia santista, Marcos Leonardo.

O Ju termina a rodada na 19ª colocação, com apenas 10 pontos, já o alvinegro praiano subiu na tabela e está na 8ª posição do campeonato, com 17 pontos.

 

Ceará 0 X 0 Atlético-MG

O confronto entre Ceará e Atlético-MG foi um jogo sofrível e sem emoções. O Galo foi melhor na partida e pressionou o time cearense, tendo algumas boas chances com Nacho Fernández e Hulk. O vozão também esboçou alguma tentativa de tirar o zero do placar, mas a pontaria falhou.

Com o empate, o Atlético-MG caiu para 6º colocado na classificação, com 18, e o Ceará foi 15º, com 15 pontos.

 

RB Bragantino 4 X 2 Coritiba

RB Bragantino tem atuação de gala contra o Coritiba, em Bragança, e mostra reação no campeonato.

O Massa Bruta venceu a equipe curitibana por 4 a 2, com destaque para a atuação do camisa 10 do Braga, Hyoran, autor de dois gols. O time da casa também marcou com Artur e Natan. O Coxa, que poupou pensando no Atletiba do próximo domingo (19), descontou com Igor Paixão e Adrián Martínez.

O Bragantino chegou a sua segunda vitória seguida e subiu para a 9ª posição, com 17 pontos. O Coritiba caiu cinco posições e terminou a rodada na 12ª colocação, com 15 pontos conquistados.

 

Hyoran e Arthur celebrando um dos gols na goleada do Bragantino sobre o Coritiba
Hyoran e Arthur celebrando um dos gols na goleada do Bragantino sobre o Coritiba – Foto: Ari Ferreira

 

Goiás 1 X 2 Internacional

O Internacional conquistou uma importante vitória fora de casa sobre o Goiás, e manteve a série invicta sob o comando de Mano Menezes.

Edenílson abriu o placar para os colorados e o jovem zagueiro Da Silva deixou tudo igual. No início do segundo tempo, mais precisamente no primeiro minuto, Alan Patrick fez o gol da vitória dos gaúchos. Com esse jogo Mano Menezes chega a sua 14ª partida invicta sob o comando do Inter.

Essa vitória do Internacional garantiu a terceira posição ao time colorado, que chegou a 21 pontos, já o Goiás flerta com a zona de rebaixamento, e está em 16º, tendo 14 pontos.

 

Flamengo 2 X 0 Cuiabá

Frente a sua torcida no Maracanã, o Flamengo reencontrou o caminho da vitórias e venceu a primeira sob o comando de Dorival Júnior no campeonato Brasileiro.

Superior na partida, o Mengo logo abriu o placar sobre o Cuiabá. Com um chute/cruzamento que surpreendeu o goleiro adversário, Ayrton Lucas fez para o Rubro-negro. Gabriel Barbosa, ou Gabi, ampliou e sacramentou a vitória.

O time rubro-negro se afastou da zona de rebaixamento e chega a 10ª colocação, com 15 pontos. Lá embaixo, o Dourado termina a rodada na zona de rebaixamento, em 18º, com 12 pontos.

 

Gabi, autor do segundo gol da vitória do Flamengo
Gabi, autor do segundo gol da vitória do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

 

Athletico-PR 1 X 1 Corinthians

A partida entre Athletico-PR e Corinthians, na Arena da Baixada, teve golaço, falha de zagueiro, emoção, mas terminou empatada em 1 a 1.

Róger Guedes, no primeiro tempo, fez um golaço de falta, esbanjando técnica na batida. Depois disso, só deu Furacão, que pressionou o time adversário, mas falhava ao acertar o alvo.

Na segunda etapa, o jogo se tornou mais brigado, Roni (Corinthians) e Hugo Moura (Athletico-PR) se envolveram em confusão e foram expulsos. Uma substituição do técnico Luiz Felipe Scolari mexeu com a partida: a entrada de Vitor Roque no lugar de Pablo. O garoto incomodou a defesas acertou bola na travez e sofreu o pênalti - com uma falha juvenil do zagueiro Raul Gustavo, do Corinthians - convertido por Terans que empatou a partida.

Com o resultado o Timão terminou a rodada na segunda posição, com 21 pontos. O Furacão se manteve no G-4, em 4°, com 18 pontos.

 

América-MG 0 X 0 Fluminense

O América-MG sofreu, mas conquistou um empate em 0 a 0 contra o Fluminense, no Independência.

O Coelho ficou com um a menos logo no início da partida, quando o meia Ale foi expulso, e sofreu grande pressão do Flu, que chutou 20 vezes a gol durante a partida.

Os cariocas mantinham ritmo acelerado no campo de ataque, com diversas oportunidades sendo criadas, mas pecavam na precisão do chute e não conseguiram tirar o zero do placar. O time mineiro tentou utilizar dos contra-ataques para assustar o goleiro Fábio, mas sem sucesso.

América-MG e Fluminense estão empatados com 15 pontos na tabela. Os cariocas terminaram a rodada em 11º e os mineiros em 13º.

 

Botafogo 1 X 0 São Paulo

No Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu por 1 a 0 o São Paulo, quebrou a série invicta dos paulistas e espantou a má fase.

Kayque fez seu primeiro gol como profissional e garantiu a vitória aos botafoguenses. O jogo decretou o fim da série de a quatro derrotas dos cariocas. Já o Tricolor paulista perdeu a invencibilidade que sustentava há 15 partidas.

O confronto fez com que o Botafogo se garantisse fora da zona de rebaixamento, na 14ª posição, com 15 pontos. O São Paulo perdeu duas colocações e terminou a rodada em 5º, com 18 pontos.

 

Palmeiras 4 X 2 Atlético-GO

O Palmeiras goleou o Atlético-GO por 4 a 2, no Allianz Parque, contando com uma reta final de primeiro tempo avassaladora.

O time mandante saiu perdendo, o zagueiro Luan fez contra a própria meta e deixou o Dragão a frente no placar. Entretanto dos 41 minutos até os 48 da primeira etapa, o “verdão elétrico” apareceu. Foram quatro gols em 7 minutos. Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez, duas vezes, marcaram para o Palestra. No segundo tempo, Churín ainda conseguiu diminuir, mas não havia mais tempo para reverter o placar.

Com a vitória o Palmeiras continua na liderança do campeonato e ampliou a vantagem para três pontos, agora com 25 pontos. Já o Atlético-GO caiu para a zona de rebaixamento, está em 17º, com 13 pontos.

 

Gustavo Gómez e Danilo em comemoração a um dos gols na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO
Gustavo Gómez e Danilo em comemoração a um dos gols na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO – Foto: Cesar Greco

 

Avaí 3 X 2 Fortaleza

Em jogo de 5 gols, o Avaí venceu o Fortaleza por 3 a 2, Ressacada, e encostou no primeiro pelotão do campeonato.

O Avaí saiu na frente com gols de Muriqui e Bissoli, de pênalti. Os tricolores cearenses chegaram a empatar a partida com gols de Robson e Moisés. Mas Bissoli, de novo de pênalti, fez mais um e deu a vitória para o Leão da Ilha.

Avaí consegue boa arrancada e terminou a rodada na 7ª posição, chegando a 17 pontos. Por outra lado, Fortaleza amarga dura crise, somando sete derrotas no campeonato, e está na última colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas 7 pontos.

 

Classificação do Brasileirão

 

Classificação do Brasileirão
Classificação do Brasileirão – Divulgação: Twitter/Brasileirão

 

Próximos jogos

Sábado (18/06)

Cuiabá X Ceará - 19h00

Santos X Bragantino - 21h00

 

Domingo (19/06)

Atlético-MG X Flamengo - 16h00

Corinthians X Goiás - 16h00

Coritiba X Athletico-PR - 16h00

Internacional X Botafogo - 18h00

Fortaleza X América-MG - 18h00

Atlético-GO X Juventude - 18h00

Fluminense X Avaí - 19h00

 

Segunda (20/06)

São Paulo X Palmeiras - 20h00