Na última partida da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro 2024, o Vitória recebeu o atual campeão Palmeiras no seu estádio e perdeu pelo placar mínimo diante do Verdão, na noite do último domingo (14). Na metade do primeiro tempo, Richard Rios abriu o marcador e deu a vantagem ao time alviverde, que apenas segurou o placar no restante da partida. Com o resultado, o Leão da Barra termina a primeira rodada na zona de rebaixamento do Brasileirão e ainda amarga o fim de sua sequência de 23 partidas sem perder com mando de campo.
A etapa inicial foi bastante parelha, com a posse de bola terminando equilibrada, 51% para o Vitória e 49% para o visitante. A maior diferença foi nas finalizações, nas quais o Rubro-Negro acabou dominando as estatísticas. Mas, ainda assim não foi tão eficiente quanto a equipe de Abel Ferreira, que aos 20 minutos, conseguiu furar a defesa adversária e abrir o placar em chute desviado do volante Richard Rios.
A partida toda foi muito travada e o primeiro tempo foi exemplo disso, foram 4 cartões amarelos ao total, além de 9 faltas computadas. Vale mencionar também que o meio-campista do Leão, Dudu, saiu lesionado aos 30 minutos de jogo, e durante a coletiva, o técnico Léo Condé lamentou a contusão e disse que não há certeza do quão grave ela é.
Pelo lado palmeirense, algo que pode animar os torcedores para as próximas partidas foi a utilização de mais jogadores na base como titulares. Promessas como Estêvão e Vanderlan devem ser peças que passarão a ser mais utilizadas pelo treinador nas partidas seguintes.
Ao fim da etapa final, o rubro-negro terminou a partida com 56,3% de posse de bola enquanto o alviverde terminou com 43,7%. Em um jogo truncado e sem grandes chances de gol, além de um gol perdido pelo atacante Rony do Palmeiras, o Vitória terminou com mais chutes ao gol, 5 contra 4 do Verdão.
O clube paulista sai com 3 pontos estreando fora de casa com vitória, enquanto time baiano fecha a rodada com a derrota. Por mais que tenha gerado dificuldades para a grande equipe de Abel Ferreira, ainda tem muito para melhorar se quiser buscar coisas maiores no campeonato.
O próximo confronto do Palmeiras ocorre na próxima quarta-feira (17) contra o Internacional de Porto Alegre. A partida ocorre às 20:00 na Arena Barueri, na grande São Paulo.
O que seria o próximo compromisso do Vitória contra o Cuiabá foi adiado, pois o clube do Mato-Grosso terá um compromisso pela Copa Verde. Então, próximo confronto do clube rubro-negro será um clássico contra o Bahia, que acontece no próximo domingo (21), às 16:00 da tarde no Estádio Manoel Barradas, casa do Vitória.