Palmeiras avassalador e Flamengo decepcionante na rodada continental

Em rodada de vários gols, alguns clubes conquistaram avanços pensando em classificação para a fase de mata-mata da Libertadores e da Sul-Americana.
por
Matheus Marcolino
|
06/05/2022 - 12h

 

Finalizada nesta quinta-feira (5), a quarta rodada das competições continentais da Conmebol não foi a mais brilhante para os clubes brasileiros. Abrindo o retorno da fase de grupos, os "brazucas" - que, em sua maioria, jogaram fora de casa - não encantaram, e trouxeram pouco “lucro” da rodada de viagens pela América do Sul.

 

LIBERTADORES DA AMÉRICA
O maior “vencedor” da rodada da Libertadores é, novamente, o Palmeiras. Atual bicampeão da competição, o time comandado por Abel Ferreira garantiu, na última terça (3), o primeiro lugar do grupo A ao golear o Independiente Petrolero (COL) por 5 a 0, jogando nos domínios do adversário. Raphael Veiga (3x), Rafael Navarro e Murilo marcaram os gols. Com 100% de aproveitamento e 12 pontos conquistados, o Verdão “cumprirá tabela” nas últimas duas rodadas.


O Atlético-MG venceu o clássico estadual contra o América e assumiu a liderança do grupo D . Guilherme Arana e Nacho Fernández marcaram para o Galo e Conti descontou para o Coelho em jogo nervoso no Independência. 


Também líder de grupo, o Corinthians empatou jogando fora de seus domínios. Apesar da defesa de Cássio em pênalti perdido por Téo Gutierrez e das muitas chances desperdiçadas no ataque - como Fábio Santos perdendo seu primeiro pênalti pelo clube em mais de oito anos -, o Timão não saiu do 0 a 0 contra o Deportivo Cali (COL). 


Pelo grupo C, o Bragantino empatou em 1 a 1 com o Estudiantes (ARG) em Bragança Paulista (gol de Hurtado) e segue na zona de classificação. O mesmo resultado aconteceu no Castelão, onde o Fortaleza empatou com o River Plate (ARG) com gol marcado por Silvio Romero. Com 4 pontos no grupo F, o Leão do Pici ocupa a 3ª posição e precisa vencer os dois jogos restantes para ter chance de ir às oitavas.


Os destaques negativos da rodada ficaram para Athletico-PR e Flamengo. Enquanto o Mais Querido, fora de casa, apenas empatou por 2 a 2 com o modesto Talleres (ARG), com gol contra de Willian Arão, o Furacão, em noite tenebrosa na altitude elevada, foi goleado pelo The Strongest (BOL). O placar de 5 a 0 a favor dos mandantes acabou culminando na demissão do técnico Fábio Carille, após somente 7 jogos no comando. Felipão foi anunciado como substituto.

 

Willian Arão, cabisbaixo, em jogo do Flamengo
Willian Arão, cabisbaixo, durante empate do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes/CR Flamengo

 

COPA SUL-AMERICANA
Pela Sul-Americana, Ceará, Atlético-GO, Fluminense e Santos tiveram motivos para sorrir na rodada. 


O Vozão venceu o fraco Deportivo La Guaira (VEN) e manteve os 100% de aproveitamento no grupo G da copa. Os gols da vitória por 3 a 0 no Castelão foram marcados por Mendoza, Vina e Erick. 

Mendoza comemora gol do Ceará contra o Deportivo La Guaira (VEN) - Foto: Reprodução/Ceará SC
Mendoza comemora gol do Ceará contra o Deportivo La Guaira (VEN) - Foto: Reprodução/Ceará SC


Em jogo complicado no Serra Dourada, o Dragão venceu o Defensa y Justicia (ARG) por 3 a 2 com gols de Marlon Freitas, Shaylon e Ezequiel Unsaín (contra), e assumiu a liderança do grupo.


Na segunda posição de um grupo embolado, o Fluminense venceu um duro desafio no Maracanã. Paulo Henrique Ganso, com um golaço, e Luiz Henrique marcaram no triunfo por 2 a 1 sobre o Junior Barranquilla (COL), que descontou com o ex-palmeirense Miguel Borja. Já o Peixe, comandado por Fabián Bustos, suportou a pressão da Universidad Católica (EQU) e venceu com um gol de Rwan, marcado nos acréscimos da partida. Com o resultado positivo, o clube da Baixada chegou a 7 pontos e colou na líder Unión La Calera (que tem 8).


Em jogo sonolento, os reservas do São Paulo ficaram no 0 a 0 contra o Everton (CHI) e seguem na liderança do grupo D da Sula. O Internacional também não venceu nesta rodada. O gol de Wanderson garantiu o empate, fora de casa, do Colorado contra o Guaireña (PAR), que mantém a equipe de “Cacique” Medina na briga pela classificação. 


O único revés brasileiro veio do Centro-Oeste. Na Arena Pantanal, o Cuiabá não foi páreo para o Racing (ARG) e foi derrotado, de virada, por 2 a 1. O resultado eliminou a equipe mato-grossense da competição, já que, na fase de grupos da Sul-Americana, apenas o primeiro colocado avança para o mata-mata. 


Os times voltam a campo pelas fases de grupos continentais daqui a duas semanas. A quinta rodada se iniciará, tanto na Libertadores quanto na Sula, no dia 17 de maio (terça-feira).