O professor de matemática, Alexandre Arrigoni (46), conta que encontrou dificuldades em se adaptar ao ensino à distância. “Nossa casa não está preparada com escritório adequado, com lousa ou até mesmo na parte tecnológica.” Mesmo assim, este não se revela o pior problema, já que o impasse está na conciliação entre a profissão e a rotina familiar. Arrigoni trabalha no período da manhã, o mesmo período de aulas da filha, Larissa Arrigoni (12). “Não tem como eu largar minha aula para ajudá-la e nem ela pode sair da própria aula para pedir por minha ajuda.”.
Do outro lado, a professora da educação infantil, Gabriela Rodrigues da Silva (33) revela que não consegue combinar todos os afazeres. “É verdade que não dou conta de conciliar tudo. Fazemos na medida do que é possível e a escola compreendeu que não conseguimos realizar todas as propostas nos dias em que são solicitadas.”.
Acervo pessoal de Gabriela Rodrigues da Silva |
Rodrigues ainda conta que para a sua modalidade de aulas, o ensino à distância é inviável. “Esta etapa possui suas próprias características, brincar e interagir são os pilares, ela [a etapa] não existe longe do espaço escolar.”. O filho da professora, Daniel Fernandes Nóbrega (4) estuda em uma instituição da prefeitura de São Paulo e ambos também têm aulas no mesmo período.
A professora do ensino fundamental, Isabela Fumo (39), leciona língua portuguesa em uma escola privada em Guarulhos. Fumo revela que em sua casa essa questão é duplicada, pois o marido também é professor e ainda leciona online em seu canal no Youtube (Literatura Fora da Escola). “Tentamos montar horários para poder ficar online junto com nosso filho. Revezamos na maior parte dos dias. Mas quando não tem jeito, ele perde a aula online e assistimos às gravações que ficam disponíveis na plataforma.”
Acervo pessoal de Isabela Fumo |
Em matéria de auxílio ao filho Giuseppe (4), a professora confessa que o garoto precisa de ajuda constante durante as aulas, o que é complicado para o casal de professores, já que precisam administrar suas próprias aulas e tarefas. “Está na fase de aprender as letras e os números. Tem sempre que ter alguém com ele na aula. Sozinho é inviável.”
Por outro lado, os professores relatam que o maior obstáculo do ensino à distância é, na realidade, a falta de contato com os alunos. “Sinto muita falta da presença do aluno, do olhar do aluno, o contato. Isso é algo que me frustra e me deixa inseguro, sobre a forma como eles estão aprendendo.” relata o professor Arrigoni.
Contudo, a questão vai além do que somente a proximidade entre aluno e professor. A professora de língua portuguesa, diz que o obstáculo está na ausência de interação, isto é, o lado humano do aprender é deixado em segundo plano nas aulas online. “No começo foi pior ainda. Muitos se negavam em abrir a câmera e tivemos que entender, porém não, essa atitude não viabiliza a interação.”
Acervo pessoal de Alexandre Arrigoni. |
Por outro lado, o ensino à distância é bastante seletivo, uma vez que nem todos possuem acesso à internet ou aos equipamentos adequados para se adaptar às aulas. “Nem todas as pessoas têm acesso à internet ou mais de um dispositivo para este acesso em casa. então é bem complicado pensar neste ensino à distância.”
Os professores contam que conseguiram tirar algo de positivo dessa mudança repentina no cotidiano das famílias. Os três revelam que agora conseguem de alguma forma passar mais tempo juntos de seus respectivos filhos. “Eu consigo dormir um pouco mais, consigo tomar café com a minha filha, coisas que rotineiramente não fazíamos. Creio que estamos sentindo mais a nossa família.” relata Arrigoni.
Juntando-se ao professor, a mãe de Daniel confessa que é muito bom estar mais próxima da família, porém com as crianças o serviço se torna mais complicado. “É difícil conciliar o trabalho estando em casa com dois filhos pequenos. Eles não compreendem que estou trabalhando e solicitam minha atenção o tempo todo.”
Acervo pessoal de Gabriela Rodrigues. |