paiN Gaming é campeã do Americas Challengers

Os Tradicionais conquistaram a primeira edição do torneio
por
Ana Clara Souza
Pedro Premero
|
08/10/2024 - 12h
Jogadores comemoram juntos o título do campeonato. - Foto: CBLOL/flickr
Jogadores comemoram juntos o título do campeonato. - Foto: CBLOL/flickr

O tão sonhado título internacional veio. A paiN Gaming derrotou a Fear X Starforge por 3 a 2 neste sábado (21)  e conquistou o campeonato. Em uma série muito disputada, os brasileiros mostraram resiliência e foco e contaram com o brilho de Marvin para vencer a série. Além do troféu, eles ganharam 30 mil dólares — aproximadamente 165 mil reais na conversão. Confira os detalhes da decisão:

 

Jogo 1 - Se não tem emoção, não é paiN Gaming

A partida foi pouco movimentada até os 20 minutos. Antes disso, as equipes buscavam apenas abates essenciais para garantir um objetivo, ou se aparecia alguma oportunidade. Apesar de uma vitória numa team fight pelo barão, que garantiu o buff, a paiN escolheu momentos errados para lutar e não tirou proveito da melhoria.

 

O jogo começou a desandar após alguns abates para a FXS, engages errados do Hidan (Camille) e do Guigs (Galio), dragão ancião e barão para os norte-americanos. Porém, Qats (Azir) e Marvin (Zeri) fizeram toda a diferença na última luta do jogo e a paiN conseguiu a virada

MVP: Marvin (Zeri) 10/1/6

 

Jogo 2 - Temos uma série!

A paiN estava com o controle do jogo, e garantiu quase todos os objetivos do mapa aos 20 minutos, quatro mil de ouro na frente, parecia que eles não teriam dificuldades. No entanto, os brasileiros deram um over na rota superior, que fez com que a FXS conseguisse um respiro na partida.

 

O ponto de partida para a virada dos norte-americanos foi uma luta pelo dragão quintec, vencida por eles, e um pickoff no Qats (Corki), que concedeu espaço para a execução do barão. Com o buff e uma boa âncora de Winsome (Nautilus), a Fear X Starforge concluiu a virada e empatou a série.

MVP: Ablazeolive (Yone) 10/3/3

 

Jogo 3 - Conquistando tudo

A paiN foi proativa no early game, o controle da selva foi garantido com as primeiras sentinelas do jogo, o que resultou no roubo do campo inteiro da parte de cima do mapa pelo jungler Tatu, visando parar o adversário e um dos destaques do campeonato, eXyu. Contudo, o ritmo dos Tradicionais não prevaleceu por muito tempo e o restante do confronto foi equilibrado, com a vantagem de ouro oscilando entre as equipes.

 

No mid game, a paiN enfrentou dificuldades nas teamfights por falta de dano, mas capitalizou nos erros da Fear X. Aos 23 minutos, venceram a luta pela alma Hextech, e após abaterem também o dragão Ancião e o Barão, marcharam para fechar o 2-1.

MVP: Tatu (Skarner) 5/1/7

 

Jogo 4 - O plano foi por água abaixo…

O quarto jogo poderia ser o último da série, caso os brasileiros vencessem, mas a paiN sofreu um início desastroso ao ceder três abates consecutivos logo no early game, o que comprometeu a estratégia do time. A composição baseada em Jayce, Brand, Syndra, Jhin e Alistar não conseguiu executar o plano, já que não podia ficar atrás no placar. A desvantagem de ouro foi significativa e a paiN não garantiu nenhuma torre ou dragão, resultando em uma vitória fácil para a Fear X aos 29 minutos. Com isso, a série foi estendida para o quinto e decisivo jogo.

MVP: eXyu (Nidalee) 9/3/10

 

Jogo 5 - A história foi escrita

Se toda a série foi tensa, o jogo do título não podia ser diferente. As equipes não arriscaram tantas jogadas no começo e as lutas foram mais pontuais na disputa pelos objetivos. A paiN adotou a estratégia de acumular os dragões, o que os ajudou mais para o final da partida.

 

Marvin foi o nome da final. Com seus Varus, ele roubou um dragão, que garantiu a alma infernal, e um dragão ancião. Com o buff do elder, nada pôde impedir a paiN gaming de se tornar a primeira equipe campeã do Americas Challengers.

MVP: Marvin (Varus) 10/0/6


 

Coletiva

Perguntado sobre qual era o sentimento de ganhar o primeiro título na carreira, Hidan, toplaner da paiN, resumiu sua jornada dizendo que tudo valeu a pena:

 

“Eu sempre coloquei meu 100%, independente do campeonato. Eu sempre estive desacreditado de mim mesmo, mas eu sabia que tinha nível para ganhar um campeonato, para chegar até aqui, conseguir essa vitória”, disse.

Hidan com o troféu do Americas Challengers. - Foto: CBLOL/flickr
Hidan com o troféu do Americas Challengers. - Foto: CBLOL/flickr

 

Hidan ainda complementa que o título dá um ar novo em sua caminhada e que quase chegou a desistir de jogar: “Teve situações que eu caí em times que era uma fogueira, que me levou a querer desistir mesmo, porque eu sentia que não valia a pena pra mim, pra minha sanidade mental. Mas eu sempre tive esse sonho (de ser campeão) e é isso que me deu forças para chegar até aqui”, finalizou.

 

Glossário

Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário

Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.

Bot: posição no mapa.

Buff: mais forte

Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele

Engage: Iniciação

Even: igual

Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador

Fight: luta

Gold: ouro

Jungler: caçador

Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam

Late game: terceira fase do jogo, quando passa dos 30 minutos, campeões que precisam de mais itens para ficar forte, ou personagens como Smolder, Veigar e Nasus, são mais fortes nessa etapa da partida

Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…

MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida

Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida

Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.

Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo

Pick off: emboscar e matar um jogador isolado da equipe adversária

Play: Jogada

Reverse sweep: quando um time está perdendo em uma série de partidas, mas consegue virar o placar e vencer todas as partidas restantes

Seed: classificação inicial de uma equipe em um torneio, com com base no desempenho regional e ou internacional anterior

Snowball: Efeito bola de neve

Summoner's Rift: é um dos mapas mais importantes em que acontece o jogo,  utilizado nos campeonatos profissionais

Vastilarva: criatura associada à campeã Bel'Veth, que vem do Vazio, uma região destrutiva no universo do jogo; essas criaturas, quando abatidas, concedem ao jogador e aos colegas de equipe um acúmulo do fortalecimento que chega a 6. A melhoria ajuda a derrubar mais rápido as torres

Winners bracket: Chave dos vencedores

Elder: Ancião, em inglês (Elder Dragon)