Oscar 2022: saiba mais sobre os possíveis ganhadores das estatuetas.
Marcelo Forlani, do “Omelete”, e Márcio Sallem, do “Cinema com Crítica”, deram suas opiniões sobre quem eles acham que levam os prêmios nas principais categorias.
Por: Arthur Pessoa e Bruna Damin.
O Oscar 2022 acontecerá neste domingo (27) a partir das 20 horas na TNT, TNT Series e no streaming da Globoplay, com acesso aberto para não assinantes. Para os cinéfilos de plantão, este é um dos momentos mais esperados no ano, e por causa disso a Agência Maurício Tragtenberg trouxe aos apaixonados das telonas um guia sobre a 94° edição, para isso, contamos com a ajuda dos entrevistados: Marcelo Forlani, co-fundador do Omelete.com.br, site sobre cultura pop, e da “CCXP”, a Comic Con Experience, juntamente com Márcio Sallem, do “Cinema com Crítica”.
Marcelo Forlani (imagem Instagram: @forlani) e Márcio Sallem (imagem Twitter: @marciosallem).
MELHOR FILME
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
De acordo com Sallem: “o favoritismo é com larga vantagem ‘Ataque dos Cães’, que tem uma reputação muito forte”. Sendo importante ressaltar que, nesta categoria, o “Ataque dos Cães'' lidera o ranking de indicações, somando 12, além de ter ganhado prêmios como o BAFTA, de melhor filme, e o Globo de Ouro.Forlani também compartilha da mesma opinião: "não é o meu favorito, mas é o favorito para ganhar”.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Ataque dos Cães.
MELHOR DIREÇÃO
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Nesta categoria, Jane Campion já fez história somente por ser indicada, ela é a primeira mulher na história a ter 2 indicações para a categoria de melhor direção, “infelizmente a gente acaba sendo privado de um monte de histórias diferentes, por ser uma indústria tão machista” completa Forlani, citando Campion como favorita na categoria, também por já ser reconhecida por seu trabalho com “O Piano”, Sallem acredita que ela deverá fazer história novamente por ser a terceira mulher a vencer na categoria.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Jane Campion (Ataque dos Cães).
MELHOR ATRIZ
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Sallem fala que essa categoria é imprevisível, devido ao fato de que nenhuma das atrizes, consideradas favoritas, foram indicadas ao prêmio do sindicato dos atores. Ele acrescenta que “antes do começo da temporada de premiações, a Kristen Stewart era dada como vencedora certa”, mas quem está um pouco à frente das demais é a Jessica Chastain, de “Os Olhos de Tammy Faye”.
Forlani, do Omelete, pensa na Kristen e na Penélope Cruz como dois azarões. “Quem eu vejo como favorita é a Olivia Colman, Jessica Chastain vem em segundo e Nicole Kidman em terceiro", diz ele.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Olivia Colman (A Filha Perdida).
MELHOR ATOR
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Em entrevista, Marcelo Forlani disse que o principal candidato a levar uma das estatuetas mais prestigiadas da noite é Will Smith, por seu trabalho em “King Richard”. Palavras do cofundador do Omelete: “ele (Will Smith) é o favorito para ganhar. (..) Ele soma o carisma dele, que é gigantesco. Se for considerar o carisma dele de hoje em dia, fica ao lado do Tom Cruise, ele está neste patamar. (...) Tenho alguns problemas com a história (do filme ‘King Richard’), pois acho que as filhas deveriam ser as protagonistas, não ele. Mas de tudo isso, a atuação é maravilhosa”.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Will Smith (King Richard).
MELHOR ANIMAÇÃO
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
A categoria em questão abrange todos os públicos dentro do Oscar, e a Disney vem monopolizando os prêmios desde o início, dentre 20 estatuetas distribuídas, 14 foram para a Disney e a Pixar (adquirida pela Disney). Porém, Sallem comenta que a mesma vem se envolvendo em polêmicas: “a Pixar acusou a Disney de estar sendo hipócrita… Ela estaria apoiando uma lei homofóbica no Estado da Flórida e também teria podado a construção de reações de afeto possivelmente LGBTQIA +", portanto, o entrevistado acredita que isso abre uma porta para que “Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” possa ganhar, porém, ainda pensa em Encanto como favorito.
Já Forlani, pensa na animação da família Michell como favorita da categoria, por trazer uma linguagem diferente e por ter sido lançada pela Netflix, “é meu favorito e eu espero que seja o vencedor", diz ele.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Encanto.
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Drive My Car é o principal favorito, de longe, para ganhar a estatueta de melhor filme internacional. A obra japonesa conta com 4 indicações ao Oscar, mais do que qualquer outro concorrente nesta categoria, sendo mais um filme do leste asiático com grande destaque na principal premiação cinematográfica do mundo.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Drive My Car (Japão).
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Nesta categoria, Adriana DeBose é a grande queridinha da vez, cantando, dançando e atuando muito bem em “West Side Story” (Amor, Sublime Amor). DeBose compete fielmente com Aunjanue Ellis, de “King Richard”, que também rouba muito a cena no longa.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Adriana DeBose (Amor, Sublime Amor).
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Como melhor ator coadjuvante, temos indicados que fizeram um trabalho incrível e conseguiram transmitir seus papéis de maneira comovente. Acredita-se que os principais nomes são: Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães), Troy Kotsur (No Ritmo do Coração) e Ciarán Hinds (Belfast).
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração).
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
“Ataque dos Cães”, “No Ritmo do Coração” e “Drive My Car” concretizam-se como os principais longas concorrendo à estatueta dourada.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: No Ritmo do Coração (CODA).
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
A categoria de melhor roteiro original conta com excelentes trabalhos de Kenneth Branagh, Adam McKay e Paul Thomas Anderson, sendo então uma das categorias de mais alto nível desta edição.
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up).
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
Esta certamente é uma das principais categorias do Oscar, pois todo o público adora esses efeitos mirabolantes que vemos nas telas, e neste ano há diversos candidatos com boas chances de levar a estatueta, deixando a disputa ainda mais acirrada.
Esta é a única categoria que o filme mais visto no ano, “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” concorre na premiação. Para falar sobre isso, Marcelo Forlani “bla bla bla”. Já o Márcio Sallem “bla bla bla”
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Duna (Dune).
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: “No Time To Die”, 007 - Sem Tempo Para Morrer, por Billie Eilish e Finneas O’Connell.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Indicados categoria Oscar (imagem: Twitter @TheAcademy).
-Palpite Agência Maurício Tragtenberg: Duna (Dune).