Na chegada dessa casa
Na chegada dessa casa
Foram todos aos meus cuidados
Eu abalei foi um pé de rosas
Que nunca foi abalado
Dia três de setembro de dois mil e vinte dois, Museu das Culturas Indígenas, São Paulo. Celebra o toante - uma canção de sua mãe - Josi para Yvoty, mulher indígena que vive no contexto urbano. "A gente está lá resistindo, todo dia, e reafirmando todo dia esse território que também é nosso. Território que cresceu e foi levantado por mãos indígenas, assim como o estádio do Morumbi.” Assim como Josi, outras cento e oitenta famílias vivem na comunidade Real Parque no bairro do Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo - totalizando em média mil e cem pessoas. Ser indígena e viver rodeado de concreto, na quarta cidade mais populosa do mundo é a constante realidade de “Sofrer preconceito dentro de uma UBS, das pessoas acharem que direito é privilégio.” - relata Josi. Privilégio contraditório esse, que silencia e invisibiliza povos originários que carregam mais de quinhentos anos de história e resistência em um país marcado pela colonização e responsável pelo extermínio em massa de etnias desde a invasão.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 11.918 indígenas vivem na zona urbana do município de São Paulo e 1.059 habitam a zona rural. A negligência de direitos básicos de qualquer cidadão é parte do cotidiano, desde pautas ligadas à educação até questões de saúde pública. Durante o período mais violento da pandemia do coronavírus, foram relatadas dificuldades de acesso às vacinas por comunidades indígenas, assim como episódios racistas dentro de Unidades Básicas de Saúde. Em depoimento para a página da Câmara Municipal do Estado de São Paulo, o advogado Augusto Pessin afirma que esse é um fato social da mais extrema gravidade, com o impacto em possivelmente centenas de milhares de pessoas que tiveram negado o acesso ao direito comprovadamente devido pelo STF.
Lidar com o cotidiano e enfrentar a realidade cruel de um País estruturalmente racista e preconceituoso é a escalada constante de construção de tecnologias e mecanismos que possibilitem a sobrevivência, de maneira relutante para que a cultura e as tradições não se despedacem dia após dia - do mesmo modo que foi imposto durante muitos anos e ainda é. Mesmo vivendo em uma conjuntura política e social contrária de seu modo de vida, os povos indígenas batalham para que seus costumes não se percam mesmo dentro de um contexto urbano, utilizando os avanços tecnológicos para impulsionar e dar mais voz e visibilidade às comunidades. “É possível preservar grande parte dos costumes indígenas mesmo com interferência do mundo contemporâneo. O indígena está começando a usar o ciberespaço para fazer processos de retomada, registro, preservação e divulgação da sua cultura.” - afirma Alexsandro de Mesquita, mestre e doutor em tecnologias indígenas pela PUC-SP e indígena do povo Potiguara.
Alex conta sobre o projeto em parceria com a ONG Thydêwá, um programa desenvolvido para que povos indígenas da região do nordeste brasileiro pudessem criar e desenvolver textos que manifestem seu modo de vida e também alcancem uma maior visibilidade através da Internet, em formato de livros digitais. “Lendo essas obras feitas pelos indígenas, é possível perceber que realmente eles vem fazendo um processo de retomada da sua história, registrando elas no meio digital e divulgando para todos aqueles que possuem acesso.” Além da possibilidade de preservar esses relatos históricos, o uso das tecnologias contemporâneas como meio de resgate de uma tradição secularmente apagada é extremamente essencial para perpetuar a cultura dos povos originários. “Esse projeto fez com que os jovens passassem a querer conversar mais com seus pais e com seus avós, para descobrir mais sobre a questão do modo de vida, de como é a história e como nós estamos aqui”, completa Alex.
Muitas vezes, como forma de deslegitimar os conhecimentos originários, termos corriqueiros e formas de banalização são utilizadas para se referir às tecnologias e conhecimentos indígenas. Em entrevista para o jornal Outras Palavras, João Paulo Lima Barreto, do povo Yebamasã, afirma que o conhecimento indígena não é melhor nem pior: é diferente. “Mas nas universidades há uma relação assimétrica. Daí vem todo um palavreado que é criado para o nosso modelo de conhecimento”. Expressões como sagrado, espírito, rezador, benzedor, são constantemente utilizadas para reduzir o conhecimento a uma simples “alternativa”. “Não temos um conjunto de saberes tradicionais, temos medicina indígena”, exclama Barreto.
Metaverso, realidade virtual, carros de última geração, robôs que se confundem com seres humanos. Assim como a tecnologia avança e criações denominadas como “progresso e evolução”, dentro das florestas no coração do Brasil e inclusive em contextos urbanos, as tecnologias originárias encontram seu pedacinho de espaço como forma de resistir dentro de um sistema cruel. Sustentabilidade, medicina, espiritualidade, política, conhecimento sobre as mais complexas particularidades do universo, ciência em seu estado puro e bruto. Conhecimentos esses que são deslegitimados dia após dia, por um país que dizimou etnias e povos que perderam tudo e só queriam o direito de existir. Se adaptar assim como a humanidade é inerente a qualquer povo, independente de seus costumes ou tradições, e esperar que isso não aconteça é - mais uma vez - um olhar colonizador. Alex termina pontuando que “Toda cultura passa por transformações. Toda sociedade vai passar por transformações culturais, então o fato do indígena deixar de praticar uma ação que ele fazia há quinhentos anos atrás não faz com que ele perca suas características”.