Por Rafaela Correia de Freitas
A tecnologia de fato vem se tornando um meio para todos os fins de grande parte da população, desde o despertador até mesmo a rotina de sono de uma pessoa podem depender de um dispositivo como um celular ou tablet. A função “Bed Time” do Iphone te mostra o quanto você tem dormido ultimamente, quanto tempo de sono você teria dormindo no horário atual e até mesmo controla suas notificações 1 hora antes de se deitar e 1 hora depois que acorda. Entre hábitos e equilíbrio, a tecnologia é considerada uma aliada à nossa rotina, mas que pode virar um problema bem mais rápido do que se tornou uma solução, especialmente com a existência das redes sociais.
De acordo com dados divulgados pela HootSuite e WeAreSocials, mundialmente existiam 4,55 Bilhões de usuários ativos em Redes Sociais em Outubro de 2021, a mesma pesquisa revela que dentre a população brasileira, são cerca de 164 Milhões, 77%. Os problemas nessas plataformas começaram cedo, logo com a criação dos primeiros nomes como MSN, Orkut, Yahoo e muito mais, sendo iniciado no Cyberbullying, algo que preocupa orgãos como a Unicef até hoje. Também lidamos com outros problemas modernos que surgiram com a inserção cada vez mais prematura de crianças na internet e até mesmo com a chegada da pandemia. Com todos dentro de casa, as redes se tornaram um escape da realidade, uma forma de se conectar com outras pessoas e até de se informar. Muitos jornais e canais de notícias, que já estavam em migração para plataformas como Instagram, Facebook e Twitter, tiveram que se esforçar para tornar o conteúdo nas Social Medias uma de suas principais formas de divulgação e tráfego para seus canais principais depois da pandemia de Covid-19.
Tendo em vista a necessidade das notícias rápidas e curtas, muitos jornalistas e comunicólogos passaram a desistir das hospedagens em sites e canais e passaram a informar seu público no local onde ele dispunha a maior parte do seu tempo: as redes sociais. Uma solução para os problemas dos espectadores e leitores, logo se tornou um imenso problema para o jornalismo no geral. As Fake News, já conhecidas antes da pandemia, aumentaram consideravelmente em 2020 e 2021, especialmente aquelas se tratando do vírus. Vistas por todas as partes, até mesmo em propagandas de governo, as notícias falsas eram disseminadas principalmente através das redes sociais, em destaque para os jovens, o Twitter.
Uma rede de compartilhamento de pequenos textos e troca de informações rápidas se tornou um dos maiores meios de informação e desinformação. Em 2017 o Twitter liberou uma pesquisa que dizia que 74% dos seus usuários utilizavam a plataforma para saberem das notícias, visto que há o facilitador da aba “Trending Topics”, Tópicos do Momento, e a possibilidade de receber as notícias em tempo real. Contudo, em 2020, isso começou a ser um problema. Os usuários compartilhavam links de notícias dentro de tweets tendenciosos, algo que poderia ser desmentido ou amenizado se apenas quem recebesse clicasse nos links que acompanhavam o conteúdo, contudo, a necessidade da rapidez impedia que isso acontecesse e, hoje, a plataforma conta com uma inteligência que alerta o usuário prestes a retweetar (compartilhar) um link sem tê-lo aberto primeiro.
Infelizmente, a medida não impediu que Fake News continuassem a ser disseminadas no aplicativo. No dia 04 de outubro deste ano, as redes sociais da atual empresa Meta incluindo Whatsapp, Facebook e Instagram sofreram instabilidade, ficando fora do ar. Os usuários, em pânico, buscaram o Twitter para se informarem sobre o ocorrido e as notícias falsas sobre o que havia acontecido geraram pânico nos internautas e não demoraram a se espalhar.
Um exemplo veio de um “portal de notícias” com mais de 620 mil seguidores que dizia estar apurando e acompanhando de perto a situação com fontes confiáveis, mas que levou inverdades no intuito de ganhar seguidores, conhecido na plataforma como “Bait”.
Apesar de óbvio para alguns levando o tom sensacionalista e absurdidades, muitos foram pegos pela “brincadeira”, incluindo a influencer @alexandrimos que divulgou prints em seu TikTok.
“Segundo essa página do Twitter [...] Como que vai ser isso? Parece um ataque à internet, a tudo o que a gente vive.”
O jornalista Igor Tarcísio, 22, analista de comunicação e redator do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e criador de um dossiê explicativo e informativo sobre as fake news criadas acerca da pandemia de Covid-19, reflete sobre as consequências disso e o porquê das Fake News serem tão apetitosas e fáceis de acreditar “Quando a gente tem um período de tensionamento político a gente tende a acreditar em algumas coisas que estão alinhadas àquele político que queremos votar” comenta ao discutirmos sobre como as pessoas se sentem atraídas por mentiras apenas por quererem que seja verdade. “Às vezes é sobre eu confiar em algo que eu quero muito acreditar [...] A Fake News elas se tornam apetitosas pra gente, elas se tornam palpáveis, à partir do momento em que ela toca nas nossas crenças.”
Em contrapartida, comumente pensa-se que para facilmente combater uma notícia falsa, isto é, a desinformação, deve-se usar a verdade (a informação), mas na prática, jornalistas enfrentam um grande problema, que é atingir não só as telas dos smartphones e computadores de quem lê e repassa esse conteúdo, mas também, de alcançar o reconhecimento dessa parcela de pessoas. Afinal, o consumo da desinformação não vem somente de usuários com anseio de acreditar naquilo que querem, mas também da ingenuidade de se receber algo de alguém considerado confiável e não checar antes de compartilhar ou, até mesmo, de uma informação repassada tantas vezes acompanhada de uma opinião que perde a sua essência. A abordagem para se impactar essas pessoas é diferente e, por mais que correta, nem sempre é eficaz.
“Eu acho que já tem uma estratégia muito forte”, comenta Igor sobre as agências de checagem como Lupa, “talvez ter uma presença maior nas redes sociais (de jornalistas), onde é um ambiente que mais acontece o compartilhamento e a produção das Fake News [...] colocar pessoas especializadas naquilo pra de certa forma ter uma comunicação mais orgânica [...] mas eu acredito que as Fake News elas não têm uma solução em sua completude, é um problema que tá relacionado muito à cultura de uma sociedade, acreditar em informações de acordo com vivências e duvidar de informações que são atestadas cientificamente. Tem que exigir um trabalho não só nas redes sociais mas também uma campanha de conscientização em escolas e em ambientes que são responsáveis pela educação…”
Somado a isso, o jornalismo bem como quem o acompanha também virou refém do imediatismo e dos algoritmos, grandes estopins para as notícias falsas. Apesar de ainda existirem, os jornais impressos e telejornais estão cedendo cada vez mais seu espaço, a preocupação com a venda de cópias e telespectadores se transforma em uma publicação onde seu público precisa engajar e seguir certas regras para que a informação alcance mais pessoas. Muitos perderam seus lugares para quem tem o título mais chamativo ou maior polêmica envolvida, fazendo com que grandes veículos jornalísticos cedessem ao sensacionalismo e títulos tendenciosos.
Além de matérias que disputam a atenção dos usuários, outro método utilizado para obter views e que pode causar problemas é a concorrência de quem posta a informação antes. O imediatismo que as redes sociais trazem àqueles que buscam se informar é um dos problemas que resulta em notícias falsas provindas do mal apuramento (no caso de jornalistas) ou compartilhamento de uma informação já digerida por outra pessoa (no caso do público geral). Como quando alguém opina sobre uma informação e esta é compartilhada no lugar da íntegra, o receptor toma o lugar do emissor nesse ciclo e permite que suas crenças e interpretação façam parte da informação original, deixando de lado o compromisso com a objetividade e recortando seus interesses do todo, criando assim, um novo braço para o tema que pode ter escassez de informações ou interpretação.
Igor comenta sobre o fenômeno do imediatismo que não está somente em quem recebe a notícia, mas também, no veículo ou jornalista que a transmite. A necessidade de repassar informações no formato rápido buscado pelo receptor interfere na boa apuração e revisão de um texto. “Eu vou chegar em uma rede social e vou ver mil informações, como eu vou conseguir filtrar aquilo? Como vou conseguir ler todas aquelas matérias e decidir qual é mais importante, ou qual é mais verdadeira? A gente tem um fluxo muito grande de informações o tempo todo! [...] É exatamente aí que a Fake News ela entra, porque é muito mais fácil eu conseguir acreditar em algum veículo que entre de acordo com o que eu penso do que eu ir atrás e pesquisar em mil veículos aquela mesma informação. A gente (jornalista) precisa encontrar o equilíbrio entre dar uma notícia importante na hora mas também não ter um fluxo gigantesco de informações onde as pessoas não vão conseguir acompanhar [...] O Hard News ele precisa dar uma freada, tem que ter o imediatismo de certa forma, mas também precisa ter informação apurada. Não adianta querer correr atrás de um furo e soltar uma informação que não é completamente apurada e no fim ter que soltar uma nota de correção. Uma informação mal verificada é uma fake news.”
E ainda comenta sobre personalidades que compartilham informações e são mais bem recebidas do que a fonte jornalística: “O Twitter tem muito disso, devido as pessoas terem muitos seguidores, terem o verificado, geram essa sensação de confiança. Isso cria uma reação em cadeia gigantesca. O problema não tá só no veículo, mas também naqueles influencers que se acham detentores de algum conhecimento.” Coisa que ele chama de “Monstros de Opinião”, pessoas que compartilham seus pensamentos pessoais transvestidos de verdades e informação jornalística. Esse fenômeno criado pelas redes sociais, onde pessoas relevantes se sentem no direito de informar as pessoas e exercer o papel do jornalista é algo que preocupa profissionais de comunicação e representa grande perigo para a verdade, afinal, não se faz mais necessário a presença de um diploma para desempenhar a função de um jornalista, logo, erros que descredibilizam a profissão serão cada vez mais comuns.
Um exemplo disso foi quando as apresentadoras do podcast “PodCats” Camila Loures e Virginia Fonseca em uma “gafe” perguntam ao humorista Whindersson Nunes se ele pretendia ter filhos logo depois do falecimento de seu bebê nascido prematuro, a fala de Camila gerou certo desconforto no entrevistado que respondeu que ele sim, tinha um filho. A parceira Virginia decide replicar Whindersson com “Old” uma expressão nascida no Twitter que se refere a algo óbvio.
o desconforto do whindersson com isso, pelo amor de Deus pic.twitter.com/4knXdbYRTm
— carol (@carolcomentaa) November 4, 2021
“As pessoas gostam de deter o poder da informação. As pessoas por trás desses perfis, por exemplo, elas acreditam muito em deter o poder da informação onde, ‘Olha, eu tenho um perfil com mais de 40 mil seguidores e sou verificado, logo a informação que eu der aqui tem um valor muito grande’ Um caso que eu critiquei foi, por exemplo, o Felipe Neto virar colunista. Eu entendo que as opiniões dele são importantes nesse período, mas quem é o Felipe Neto para eu dar uma coluna pra ele? Quem é o Felipe Neto para propagar informações com propriedade? Qual a formação dele? [...] Mas e as pessoas que são estudadas, que são especialistas? Que tiveram todo um processo de começar uma graduação, de terminar, de se especializar? Essas pessoas deveriam ser ouvidas?” Igor completa.
Muitos outros fatores colaboram para a criação de Fake News e destes braços antiéticos do jornalismo, porém, a importância dessa profissão é vista quando esse ambiente já está criado: quando notícias falsas já estão sendo propagadas ou quando internautas se deparam com o problema que uma entrevista mal encaminhada por leigos resultou.
É papel do jornalista desmentir essas desinformações e repassar a verdade no fim, bem como de explicar a problemática por trás de influenciadores e outros detentores de engajamento exercendo a profissão erroneamente. Porém, é necessário, antes, reconhecer a raíz do problema e deixar que profissionais façam seu trabalho, mas que também saibam reconhecer e exercer seu compromisso com a verdade e democracia acima do engajamento.