Os fatores que influenciam na cultura do cancelamento

Anonimato da internet; senso de justiça; busca por superioridade e efeito manada são alguns dos motivos que encorajam o linchamento virtual
por
Giovana Yamaki e Fernanda Fernandes
|
06/04/2021 - 12h

       

A propagação da cultura do cancelamento
A propagação da cultura do cancelamento. - Reprodução Pinterest

       

        Cancelamento: o termo eleito, em 2019, pelo dicionário Macquarie, continua sendo pauta ainda nos dias de hoje, principalmente agora com a 21ª edição de Big Brother Brasil no ar. Essa cultura que vem crescendo nas redes sociais, sempre esteve presente na sociedade e gera diversos impactos psicológicos e grandes consequências aos afetados. 

       Apesar desse problema já estar escancarado, a hipocrisia das pessoas faz o cancelamento se intensificar e nos leva a cada vez mais longe de uma solução. Mas afinal, quem é o cancelador e o que o influencia a cometer atitudes extremamente agressivas? 

       Pensando em entender mais sobre essa figura e os impactos causados pelo cancelamento virtual, foi feita uma entrevista com a psicóloga Beatriz Pinto Bandeira Campos e uma pesquisa no Instagram.

       Além disso, foram listados alguns tópicos que influenciam no cancelamento e encorajam o cancelador. Entre eles estão: o anonimato da internet; o senso de justiça; a busca por superioridade e o efeito manada.

Confira o vídeo aqui

Tags: