Os cuidados com a voz: um órgão pouco valorizado

Mesmo não sendo valorizado, a voz é instrumento de trabalho de muitos profissionais devem tomar cuidados redobrados para se manter saudáveis
por
Beatriz Aguiar, Gabriella Lopes e Sara de Oliveira
|
24/06/2021 - 12h

Por Beatriz Aguiar, Gabriella Lopes e Sara de Oliveira

 

O que é a voz? Segundo o Google é o “som ou conjunto dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar que percorre a laringe”. Para nós, humanos, a voz se mistura com outro conceito: a de sentimento, definido como a capacidade de se comover. É exatamente assim que pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho se sentem. Ao mesmo tempo que precisam pensar nelas como cordas vocais a serem cuidadas, também vêem nela um meio de trabalhar com aquilo que amam. Por outro lado, nem todos têm esta consciência e negligenciam os cuidados que deveriam ter para não se prejudicarem. 

Clara Rocha

Clara Rocha

Aos 11 anos, Clara descobriu um cisto de prega vocal - região da laringe que nos permite emitir sons, ou seja, a voz. Estes cistos podem ser congênitos ou causados pelo abuso vocal. No caso de Clara, que ainda era novinha, foi um infortúnio passar por isso tão cedo. Logo as complicações viriam.

Na adolescência decidiu se juntar ao coral da igreja e consequentemente, passou a usar a voz com frequência. Dessa vez, o assunto era mais sério e a  “roquidãozinha”, considerada fofa pelos amigos e familiares, causada pelo cisto, se tornou um problema. A saída era ir para a mesa de cirurgia e resolver de uma vez por todas a questão. Por mais assustadora que fosse, o resultado foi positivo. “Dava conta da demanda”, explica Clara. 

E a  “demanda” era alta. Clara cresceu e se tornou dubladora, fonoaudióloga e professora - uma das três profissões que mais utilizam a voz no dia a dia. Sua experiência com o cisto lhe trouxe consciência da importância em cuidar do seu instrumento de trabalho. 

Sua rotina como profissional que canta, dubla, narra e atua, além de coach vocal e fonoaudióloga, envolve uma série de exercícios ao longo da semana. O resultado é uma voz, segundo ela, bem condicionada e pronta para o que der e vier. Narrações para comerciais de um minuto? Ela tira de letra sem precisar de aquecimento. Agora, para o uso da voz durante horas, como quando vai dar uma aula ou cantar, os aquecimentos lhe dão conforto e preparação.

Clara, é o verdadeiro exemplo da necessidade de cuidar da voz. Para alguém que saiu de cordas vocais prejudicadas por um cisto e para se tornar multi-funções, é uma grande vitória e exemplo para quem quer começar no ramo

 Um panorama geral

Clara ainda aproveita sua visão como profissional e conta o panorama geral da história de profissionais da voz no Brasil. Para ela, o erro mais comum cometido por profissionais da voz é procurar ajuda apenas quando adoecem. O cuidado da voz, explica, deve ser acima de tudo, preventivo. Entretanto, observa esperança nas novas gerações. 

A profissional conta ter muitos alunos que buscam tratamento médico preventivo. A nova geração, segundo sua percepção, prefere prevenir a remediar. É comum ver alunos de teatro e dublagem consultarem otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos com frequência, ao contrário de uma geração mais antiga que tinha o costume de procurar o médico somente quando necessário.

 

Flávia Alves

Flávia Alves

Flávia ainda quando criança quebrou o estereótipo de que videogames eram só para os meninos. Apaixonada pelo mundo dos games, em 2011 decidiu empreender um blog para reunir informações de um dos maiores RPG’s online da história, “World Of Warcraft” (WoW).  A princípio a ideia era criar um diário pessoal no qual pudesse acessar facilmente todas as informações que encontrasse de WoW, mas com o tempo, atraiu uma galera interessada no assunto. Graças ao sucesso em falar do game, -  e com o tempo, de vários outros - percebeu que sua vocação era explicar para o mundo sobre aquilo que mais gostava: jogos eletrônicos. 

Foi assim que Flávia se tornou comentarista de campeonatos de e-Sports. Assim como existe o Brasileirão, a Copa do Mundo e o Super Bowl, existem as competições de jogos digitais dos mais variados tipos. Ela trabalha há mais de dez anos na área e atualmente, está comentando o campeonato de “Fortnite”, da empresa Epic Games. 

 O antes e depois

Flávia conta que sua carreira cresceu junto com o setor. O e-Sports se popularizou no Brasil com o estouro do jogo “League of Legends” que atraiu para o campeonato em 2015, mais de 10.000 espectadores ao Allianz Park. Na mesma época, nasceu a necessidade de ter pessoas especializadas que pudessem narrar e comentar o que estivesse rolando na partida. 

Nessa época, a comentarista explica que tudo ainda era muito novo. Antes da pandemia, as narrações aconteciam ao vivo em um estúdio parecido com de jornais televisivos. O investimento era intenso na estética, mas quase nada no conforto. Ela conta que não existia cuidados com a saúde dos narradores e comentaristas. “Quando narrei “”, fiquei doze horas ao vivo”, comenta. A voz, obviamente, ficava desgastada e como o contrato, normalmente, é por temporada e não-fixo, não havia investimento das empresas nos cuidados dos profissionais. 

Conforme o mercado evoluiu, esses problemas também foram sendo discutidos. Hoje, ela conta que não pode narrar mais que quatro horas seguidas e que durante esse tempo tem direito a pausas, intercalando com outro comentarista. Mesmo assim, as empresas ainda dão pouco suporte a eles. 

Flávia explica que esse cuidado está começando agora e bem devagar. A Epic Games está oferecendo um mês de tratamento com a fonoaudióloga para os narradores e comentaristas que estão trabalhando em seu campeonato. Ela vê isso de forma bastante positiva, pois não tem o hábito de fazer tratamento contínuo para cuidar da voz. “Não é algo que eu faço sempre, mas deveria. A voz é um instrumento de trabalho e é preciso fazer manutenção”.

 

(Profes)“Sora Fátima”

Fátima

Fátima Nietto tem 58 anos e mais de 35 anos de magistério. Formada em Educação Artística e Desenho Geométrico, Fátima é professora de arte e música e por isso, leciona em três instituições diferentes, com alunos de diferentes idades: do fundamental, com crianças do segundo ano até o nono, até alunos do ensino médio.

A "sora Fátima”, como os alunos a chamam, ganha por aula e a sua semana são 49 aulas no total, mas já chegou a ter 63 aulas semanais. Fátima disse que mesmo aposentada numa instituição, ela nunca gostou de ficar em casa e das “tarefas de casa”, sempre gostou muito de trabalhar e prefere, por isso, ter tantas aulas e continuar trabalhando nesta idade, não a incomoda.

O instrumento de trabalho de um professor é a voz. A partir dela o professor consegue se comunicar e ensinar o aluno. Portanto obviamente precisa de cuidado, porque sem a voz não tem aula. Fátima acabou desenvolvendo um problema nas cordas vocais. Chegou a ficar sem voz alguma. Isto foi há dez anos atrás. Ela foi ao médico que passou remédios, mas foi necessário repouso total por alguns dias. Sem falar nada e nem forçar a voz.

 

Fátima vs água

Preocupada com a saúde da sua voz, Fátima foi até uma fonoaudiológica para entender melhor o que aconteceu e avaliar a saúde de suas cordas vocais. Este acompanhamento durou oito meses e o aprendizado vai para sempre. Mas, o maior problema da professora é que ela não tomava água. Essa foi a causa de todo o problema que ela tem até hoje. Fátima falava muito e não tomava água suficiente. Por conta disso, aprendeu a sempre andar com uma garrafinha com água. 

"Aprendi alguns exercícios, alguns eu já sabia por conta do coral, então eu comecei a fazer assim, exercício de manhã antes de começar a trabalhar, entendeu? E também me ajudou bastante. Mas hoje, quem me ajuda muito, aqui, ó [mostra a garrafinha]. É uma terapia. Precisa da garrafinha, entendeu?”, disse rindo.

A paulista sempre gostou de cantar. Já cantou nos corais do bairro da Colônia, o italiano, coral livre estes em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo na qual ela mora há mais de 23 anos, e outro na capital paulista. Mas há quatro anos parou e não foi por conta dos problemas na voz, mas por causa da falta de tempo daquelas 49 aulas que acabaram deixando-a sem tempo. Mas ela disse que sente falta, porque era algo que ela gostava muito.

Tanto os corais como a fono a ajudaram muito. Até os dias de hoje a professora precisa fazer aquecimento vocal: “quando a escola é mais longe é melhor porque dá mais tempo de aquecer quando estou no carro” e também acabou ficando com a voz rouca por conta do esforço e da falta da água.

 

Fonoaudióloga

Danyelle

Conversando com a fonoaudióloga e atriz Danyelle Sardinha, formada em audiologia no Centro Universitário de Várzea Grande/MT (UNIVAG), frisou que a água junto com os exercícios de aquecimento e desaquecimento de voz são fatores fundamentais para o bom cuidado com a voz. Em todos os casos citados, todos os personagens utilizam a voz como instrumento, e por isso, é muito importante cuidar.

Dnnyelle afirma que existem pessoas que têm mais acesso à informação e conseguem cuidar da voz, um dos principais clientes são professores. Enquanto isso, feirantes, por exemplo, são os que menos procuram. Além disso, ela pontuou que cada profissional faz o uso da voz de maneira diferente, seja na quantidade de horas que ele trabalha, o tom da voz e a dinâmica. Logo, o trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga também é diferente, mas existem cuidados básicos como a hidratação e o aquecimento.

O aquecimento é um passo fundamental para qualquer indivíduo que vá falar, para os profissionais que usam a voz como objeto de trabalho é essencial. Logo, o aquecimento varia também, em média ela recomenda 15 minutos. Mas, a pessoa deve ir até ao fonoaudiólogo para saber que tipo de aquecimento e desaquecimento de voz é mais indicado para a pessoa e evitar lesões nas cordas vocais por fazer o processo errado.


Tags: