Sex and the City é uma produção norte-americana criada por Darren Star, baseada no livro homônimo de Candace Bushnell, exibida pela HBO. Foi uma das primeiras séries de televisão que retratou a vida social de mulheres solteiras e independentes em uma metrópole como Nova Iorque. O seriado acompanha a vida de quatro amigas - Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) e Samantha Jones (Kim Cattrall) - à medida que elas enfrentam desafios em suas carreiras, relacionamentos e amizades.
Ao longo de seis temporadas (1998-2004), a série introduziu diversas frases de efeito que até hoje são citadas e usadas como referência no universo da cultura pop.
A figurinista da série, Patricia Field, criou um guarda-roupa exclusivo para cada personagem. A partir dos estilos únicos de cada uma, Field influenciou muitas pessoas ao redor do mundo, ditando tendências, como por exemplo, o tutu de tule usado por Carrie, os famosos saltos altos de Manolo Blahnik, que se tornaram itens de desejo para muitas pessoas, com várias marcas criando réplicas para atender essa demanda e a bebida alcoólica cosmopolitan, que ganhou fama após o sucesso da série.
Devido a popularidade do seriado, após seu término, dois filmes foram lançados. O primeiro, em 2008, com o enredo em torno do casamento de Carrie e seu noivo Mr. Big, enquanto as outras três amigas lidavam com seus próprios desafios pessoais. Além de se passar em Nova Iorque, as quatro amigas também tiveram aventuras no México. O longa-metragem foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de 415 milhões de dólares em todo o mundo.
O segundo, em 2010, trouxe de volta as quatro amigas para novos desafios que as levou de Nova Iorque para Abu Dhabi. Este filme foi criticado por algumas polêmicas, como a retratação da cultura árabe. Arrecadou cerca de 290 milhões de dólares no total.
A possibilidade de haver um terceiro filme foi engavetada em 2017. A informação veio por meio de um podcaster famoso que teve acesso ao roteiro da produção e relatou que o longa começaria com a morte de Mr. Big. De acordo com ele, a intérprete de Samantha também não demonstrou interesse em realizá-lo. Ela acreditava que com essa narrativa focada no ataque cardíaco de Big, a trama colocaria mais Carrie em evidência, e acabaria dispersando o real ponto do enredo: as amigas em si.
No final de 2021, a franquia Sex and the City decidiu continuar sua história com o lançamento de uma série spin-off, intitulada And Just Like That. Com um elenco composto por apenas três atrizes (Sarah Jessica Parker, Kristin Davis e Cynthia Nixon). Isso aconteceu devido a um desentendimento entre Sarah e Kim, portanto, Samantha Jones não retornou.
Uma das maiores críticas dessa nova versão é a falta que a personagem faz. Apesar de todas serem consideradas protagonistas, Samantha era a queridinha do público por demonstrar ser uma mulher a frente de seu tempo, falar abertamente sobre sexo (tema considerado tabu até hoje), além de suas falas icônicas usadas até hoje pelos fãs nas redes sociais.
Kim Cattrall se pronunciou a respeito de ter dito que nunca mais participaria da série, pois não desejava ter contato com a colega de elenco. Um dos motivos que levaram a desavença, foi que Sarah Jessica não era gentil o suficiente, dando a entender que a moça se achava ‘’estrela’’. Quando questionaram a atriz sobre as declarações de Cattrall, Sarah disse estar surpresa, pois considerava-a como uma amiga e não sabia a razão pela qual ela tinha dito aquilo.
Em 2018, ocorreu o ápice da confusão, quando Kim publicou em seu Instagram que seu irmão estava desaparecido e que logo após foi encontrado sem vida. Sarah comentou na publicação e prestou seus pêsames ao acontecimento. Em seguida, ela deletou todos os comentários e fez outra publicação com a seguinte legenda: "Eu não preciso do seu amor ou apoio nesse momento trágico. Minha mãe me perguntou quando que Sarah Jessica Parker, essa hipócrita, me deixará em paz? Seu contato contínuo é um doloroso lembrete de quão cruel você realmente era antes e agora também. Deixe-me ser bem clara, você não é minha família e nem minha amiga, então eu estou escrevendo para te dizer pela última vez: deixe de explorar a nossa tragédia para restaurar a sua personalidade de 'legal'.
Após demonstrar todo seu desgosto com a atitude da colega, ela também compartilhou um artigo do jornal New York Post que relatava alegações de comportamento abusivo de Sarah.
Parker disse não acreditar em um retorno da colega às gravações, quando se pronunciou a revista Variety sobre o assunto. "Não acho que eu estaria (ok), porque eu acho que já existe muita história pública dos sentimentos da parte dela que ela compartilhou. Eu não participei nem li nenhum dos artigos (sobre o assunto), apesar da maioria das pessoas estar inclinada a fazer com que eu saiba do que se tratam"
And Just Like That é uma produção da HBO Max, produzida por Michael Patrick King, que também foi o produtor executivo da série original. Essa nova série é uma homenagem ao legado de Sex and the City e tem como objetivo agradar tanto aos fãs antigos quanto a uma nova geração de espectadores.
A produção aborda temas atuais, tendo como principal o envelhecimento das personagens. A ausência de Samantha durante essa primeira temporada foi notada e muito comentada pelos fãs da série.
A segunda temporada do remake será lançada em 22 de junho de 2023, e já foi confirmado que terá uma pequena aparição de Samantha no episódio final. O anúncio gerou uma onda de comoção e entusiasmo entre os admiradores da série nas redes sociais.
Apesar de todas as farpas trocadas entre Kim Cattrall e Sarah Jessica, não se sabe com certeza por qual motivo a atriz aceitou fazer uma participação na nova temporada, mas uma coisa é certa: uma das exigências foi que elas não tivessem nenhum contato durante a gravação da cena.
Para celebrar as bodas de prata, uma pop-up foi montada em vários pontos da cidade, incluindo o famoso apartamento que a personagem Carrie morava (que realmente existia, não era apenas um cenário). Além disso, houve uma exposição dos figurinos e dos sapatos usados na série e no spin-off, uma linha exclusiva de produtos e, além disso, contou com o famoso drink cosmopolitan sendo servido ao longo do evento - feito com a vodca Ketel One, uma das marcas patrocinadoras. A experiência foi concluída com uma parede interativa onde os convidados podem compartilhar Post-Its - de forma semelhante aos do término de relacionamento da sexta temporada.