“Olá, alunos, conseguem me ouvir?”

A pandemia pelo olhar de um professor
por
Guilherme Deptula
|
15/10/2021 - 12h

Presença ou ausência. Dois estados muito claros, está ou não está. Em uma chamada de escola, é um método simples para avaliar a frequência dos alunos. Mas para os professores, durante a pandemia, esses dois termos se tornaram bem mais profundos.

Todo dia, eles acordam, se preparam e tomam coragem para poder ensinar. Mas para quem? Para um monte de câmeras fechadas definidas por ícones? O estudante pode estar presente na sala on-line, mas ao mesmo tempo, está ausente. Ele está lá, mas não está. E o professor sente a ausência. Sente a falta da participação e do contato. Sente a falta dos olhos intrigados e confusos. Eles sentem.

Essa ausência, é uma sensação compartilhada fortemente por todos. Eles vivem na pele o sentimento da falta. A falta de tudo. De participação dos alunos, de preocupação do governo, de apoio, de energia. Todos esses elementos faltaram na chamada dos professores. Porém, eles ainda encontram forças para educar. Porque sabem que se pelo menos um estiver aprendendo, não estão falhando.

E essa é a realidade de Lucas Motte. Professor de 33 anos formado em História pela USP. Crescido nas ruas da Zona Norte de São Paulo, Lucas, na adolescência, aderiu ao movimento punk, e seguia-o firmemente. “Toda manhã, pra fazer o moicano, usava clara de ovo e sabão de coco” Ele comenta, em meio a risadas. “Eu dava só problema na escola, odiava estudar, era muito rebelde!”

 

Lucas em passeio com sua turma do EJA
Lucas (superior direito) e sua turma do EJA em passeio.

Ironicamente, toda a revolta que possuía contra a educação fez ele procurar a profissão menos adequada neste contexto, a de professor. Logo quando se formou, em 2013, Lucas teve suas primeiras experiências em uma sala de aula com alunos muito mais velhos que ele. Motte começou dando aula no EJA (Educação de Jovens e Adultos). E lá, aprendeu tanto quanto ensinou. “O que eu vivi no EJA mudou minha vida.” Ele afirma. “Eu vi gente muito mais velha do que eu querendo terminar os estudos. Pessoas que não desistiram. Mesmo tendo abandonado a escola na infância, por precisarem trabalhar ou por conta de bullying, eles não desistiram. E foi aí que descobri que queria fazer isso pelo resto da minha vida.”

O amor pela profissão floresceu dentro dele, mas ainda não havia vivido o mais desafiador: ensinar a adolescentes. Após ser aprovado no concurso público, Lucas passou a lecionar em uma escola estadual na Zona Norte. Em seus primeiros meses, entendeu as dificuldades de ser professor, e sofreu. “Ninguém te ensina a ser professor na faculdade, você aprende na tentativa e erro. Tem dias que dá super certo, outros que dão tudo errado.”

O começo não foi fácil. Mas deu a ele maturidade. Passou a perceber o que funcionava e o que não. E foi assim que ele conseguiu desenvolver seu formato de dar aula – ou como ele prefere chamar – “O Método”. Lucas adora acrescentar a suas aulas a participação do aluno. Sempre foi muito aberto ao diálogo. Por isso, promove debates e rodas de discussões para instigar o pensamento crítico. Com “O Método”, ele ganhou muita popularidade entre os estudantes, dando voz a jovens que antes não tinham essa oportunidade.

Lucas em festa de encerramento com seus alunos
Motte (à esquerda) em festa de fim de ano com sua turma de 2019 da E.E. Veridiana Gomes. (2019)

Posteriormente, ele decidiu se arriscar no ensino privado. Entregou currículo na porta de mais de 40 escolas por São Paulo, e conseguiu ser contratado em 2015. Ainda com seu “Método”, conquistou o carinho de seus alunos na educação particular. Estabeleceu uma boa relação com a diretoria dos colégios que trabalhava, participou de projetos extracurriculares e criou amizades, isso tudo até março de 2020.

A Covid-19 já havia chegado no Brasil, e estava devastando o resto do mundo. Ele sabia o que a doença poderia fazer, mas não esperava. Ninguém esperava. As primeiras semanas de quarentena foram caóticas na escola privada que Lucas trabalha. O completo desconhecimento do novo coronavírus deixou sua diretoria perdida. E o desconhecimento gerou o medo. E o medo gerou o autoritarismo de seus superiores. No antigo ambiente em que os professores tinham abertura para fazer sugestões e tomarem decisões, agora imperava apenas as “ordens de cima”.

Para Motte, foi terrível. Sendo uma pessoa aberta a diálogo, não poder ser ouvido só agravou a situação para ele. E ainda assim, a escola manteve a carga horaria que tinha no presencial. Mesma quantidade de conteúdo para ser passado em uma aula online reduzida de 40 minutos. E no fim de semana? Lucas vivia preparando trabalhos e corrigindo atividades. Estava à beira do colapso. “Passava das 7h às 17h dando aula. Eu não conseguia dormir depois. Precisava descansar, mas a cabeça não parava.”

A situação era caótica no ensino privado, mas e no público? Era pior, bem pior. Nos primeiros dias, as aulas foram canceladas e o governo não dava pistas de encontrar alguma solução. Lucas e seus colegas professores da Escola Estadual Prof.ª Veridiana Gomes – no bairro do Jardim Brasil – tentavam achar alternativas. “Sabíamos que a defasagem seria gigantesca, na verdade, está sendo. No começo, os trabalhos e atividades eram enviadas pelos próprios WhatsApp e Facebook. E quando tentamos fazer um sistema de aulas online, a maioria dos alunos não conseguiam assistir.”

As razões dos estudantes não irem para as aulas on-line eram diversas, como afirma Lucas: “Além de alguns não terem um acesso bom a internet, muito deles tinham que trabalhar ou cuidar de casa enquanto assistiam a aula. Já vi aluna cuidando de irmão de colo e aluno fazendo entrega de delivery enquanto ouvia aula. Era inviável.”

Depois de algumas semanas do início da quarentena, o governo trouxe um projeto. Um único professor seria responsável por dar aula para todo estado. Eram cerca de 40 mil alunos na chamada de vídeo. E, por volta, de mil comentários por segundo. Preciso dizer que deu errado?

A insatisfação com esse formato fez Lucas ter uma ideia. Com o grêmio estudantil que ele elaborou na escola particular, ele pensou em expor a situação da rede pública. Só que usando o espaço da rede privada para isso.

 Mas como? Motte e o grêmio elaboraram um projeto. Uma discussão sobre a crise da educação no Brasil. A ideia era fazer uma live no perfil oficial da escola no Instagram e trazer três pontos de vista. Primeiro, trariam um estudante da rede pública. Em segundo, um aluno da rede privada como mediador. E por fim, Lucas, com a visão de um professor que vivia as duas realidades.

Lucas discursando durante live. (2020)

Com o consentimento da diretoria da escola, a entrevista aconteceu. E foi um enorme sucesso para todos. Para escola, com a transmissão batendo recordes de acesso. Para os alunos, que puderam se expressar e serem ouvidos. E para Lucas, que conseguiu unir dois mundos diferentes e expor a realidade da educação pública no país, naquele momento.

E, ainda em 2020, com baixíssimas chances de retorno das aulas presenciais, Lucas lecionou de casa. E em meio a tudo, conseguiu se adaptar. “Não foi fácil, mas me adaptei melhor do que eu esperava”

Mas ele destaca outra questão decorrente do ensino à distância: a invasão de privacidade. “Meu maior problema é a exposição. Porque em um sistema de aulas online, você fica vulnerável a expor sua casa, sua família, sua privacidade. Isso, de alguma forma, acaba me incomodando.”

Agora em 2021, com o retorno das aulas presencias, os professores voltam aos colégios para lecionar, o que facilita muito as coisas para eles. Além de reduzir a exposição de suas privacidades, esse retorno fornece aos educadores respiros. Como diz o próprio Lucas: “Poder ver os alunos novamente, com os próprios olhos, é a maior satisfação. Acabar a aula sabendo que cumpri meu dever.”

E, mesmo com as dificuldades de ensino, a rede estadual também está aplicando o sistema presencial “Poucos ainda aparecem. Em um total de 1000 alunos na escola, 30 comparecem.” Afirma Motte, e explica: “Os pais perceberam que o colégio não tem condições de manter todos os protocolos de segurança, por isso, não cogitam levar seus filhos.”

Lucas ainda afirma que por conta do baixo número de estudantes, os casos de contaminação na escola são baixíssimos, e ainda destaca o outro ponto importante: a carência desses jovens. “. Dá para perceber essa carência em todos os aspectos, desde o ensino até as amizades deles. Então, até mesmo quando você propõe coisas simples, como ter aula na biblioteca ao invés da própria sala de aula, os olhos deles brilham. Como se fosse algo que eles precisassem muito. É emocionante.”

Motte (à esquerda) na biblioteca com seus alunos e colegas professores. (2021)

E também, a ausência que os professores sentiam ainda existe, mas está se desfazendo lentamente. A atenção dos alunos está voltando, mas lentamente. A educação está retornando, mas ainda lentamente. Tudo poderia ter sido feito antes, mais rápido. Mas não foi assim que nossos governantes lidaram com a pandemia. O regresso a vida como era antes é lento.

E, apesar de tudo, Lucas Motte sobrevive a pandemia de Covid-19. Mas, agora, as faltas diminuíram em sua chamada e de seus colegas professores. Agora eles não são mais ignorados. Seus alunos voltaram a ter rosto e eles já conseguem sentir o cheiro de giz e ouvir o sinal tocando. Agora, a escuridão está desaparecendo. E os professores renascem. Muito mais fortes.