Obra LGBTQIA+ gera polêmica e desafia o conservadorismo

Em meio à censura de livros nos Estados Unidos, 'Gender Queer: A Memoir', maior alvo dos conservadores, vira símbolo de resistência
por
Marina Gonçalez de Figueiredo
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22/06/2023 - 12h

A história em quadrinhos (HQ) “Gender Queer: A Memoir”, conhecida por ser a obra literária mais censurada dos Estados Unidos, assim como sue autore, Maia Kobabe, foi banida por pais LGBTQIAfóbicos, que consideraram o livro inapropriado para seus filhos. Mesmo assim, a polêmica trouxe boas consequências para Maia e para a comunidade LGBTQIA+ como um todo. O primeiro passo para entender bem a situação é contextualizar a relação da população americana com livros semelhantes. 

A censura de livros nos Estados Unidos 

Segundo a American Library Association (ALA), houve 1.269 pedidos de censura a um total de 2.571 livros em 2022, quebrando recordes em relação aos anos anteriores. A maioria dos pedidos (58%) teve como alvo livros em bibliotecas escolares, e o restante, em bibliotecas públicas.  

Ao contrário do que se viu diversas vezes ao longo da história, a censura não partiu do governo, mas sim da população. Grupos conservadores, principalmente associações de pais, são os maiores responsáveis pelos números surpreendentes divulgados pela ALA, e isso fica evidente quando sabemos que os principais temas desses livros são referentes à comunidade LGBTQIA+, pautas raciais e feminismo. 

O jornal The Washington Post divulgou que 68% dos livros censurados são sobre histórias queer, ou seja, que falam sobre identidades de gênero e orientações sexuais que fogem do que é considerado comum. Além de “Gender Queer: a Memoir”, outros exemplos são “Lawn Boy”, de Jonathan Evison, e “Melissa”, de Alex Gino. 

Maia Kobabe e “Gender Queer: A Memoir” 

Maia (que utiliza pronomes neutros) nasceu em 1989, designade de gênero feminino, e, apesar de crescer em uma época mais conservadora do que atualmente, é da Califórnia, historicamente um dos estados mais liberais dos Estados Unidos, numa família igualmente liberal.  

À medida que amadurecia, Maia questionava cada vez mais quem era, por quem se atraía, se ser homem ou mulher eram as únicas opções que tinha. Então, quando estava no ensino médio, se assumiu como bissexual (e, mesmo assim, não sentia atração sexual pelas pessoas com quem se relacionou, e posteriormente também se assumiu assexual), e foi bem aceite por sua família e seus colegas de escola. Mas foi só quando já era adulte que começou a se afirmar publicamente como uma pessoa não binária. Seus pais, apesar de serem compreensivos, tiveram dificuldade de entender a nova revelação de filhe; afinal, as discussões sobre transgeneridade ainda eram muito escassas na época, mais do que as sobre orientação sexual. 

Foi assim que Maia, então graduanda em artes, começou a usar suas obras para contar sua história. Elu transcreveu seus sentimentos e suas memórias em HQs, tanto para autoconhecimento quanto para tentar explicar melhor para seus pais o que e faz ser o que é. Foi assim que “Gender Queer: A Memoir” nasceu. 

O banimento de “Gender Queer: A Memoir” 

A HQ de Maia foi publicada em 2019, com a discreta quantidade de 5 mil cópias, passando despercebida pelo grande público naquela época. Mas isso mudou dois anos depois. 

Em setembro de 2021, “Gender Queer: A Memoir” foi colocada sob os holofotes após a viralização do vídeo de uma mãe, moradora do Condado de Fairfax, no estado da Virgínia, discursar raivosamente sobre a HQ em uma reunião do conselho escolar do condado. A obra de Maia foi, então, censurada em Fairfax. Nas semanas que se seguiram, “Gender Queer: A Memoir” foi também alvo de banimento e tentativas de banimento em outros estados, como Nova Jersey, Flórida, Texas, Carolina do Norte e do Sul, sendo os quatro últimos conhecidos pelo grande número de conservadores. 

Uma das principais alegações desses grupos para justificar suas investidas contra a HQ é o conteúdo erótico contido nela. Para contar seu processo de descoberta em relação à sexualidade, Maia se utiliza de cenas de relações sexuais (tanto experiências próprias quanto fantasias), não de uma forma gratuita, do sexo pelo sexo, mas sim para dar profundidade aos seus relatos. É devido a isso que elu mesme classifica sua obra como apropriada para jovens a partir da idade de ensino médio. 

Em contrapartida, mesmo com banimentos ao redor do país, as vendas da HQ são muito maiores do que eram antes da polêmica. Além disso, muitos estudantes, pais, professores e bibliotecários se opuseram à censura em massa de “Gender Queer: A Memoir”, em defesa da liberdade de expressão: eles, assim como Maia, reconhecem a importância da obra e de outras obras que abordem o tema LGBTQIA+ para ajudar os jovens da comunidade a se descobrirem, se aceitarem e se sentirem compreendidos, sabendo que mais alguém passou pelo que eles passam.  

“Gender Queer: A Memoir” no Brasil 

No início do mês de junho, a HQ de Maia chegou ao Brasil através da editora Tinta-da-China Brasil, da Associação Quatro Cinco Um. 

Em entrevista à Agemt, o diretor editorial Paulo Werneck reforça a importância da obra, agora para os jovens brasileiros: “Esse é um ponto no qual Maia insiste em textos que publicou na imprensa: jovens queer precisam de histórias queer. Muitas vezes pessoas sofrem isoladas em famílias conservadoras ou cidades pequenas, sem horizontes mais amplos, e é na biblioteca que encontram livros como GQ, que trazem conforto.” Ele ainda acrescenta: “No século 20 esse tipo de questão foi observado na literatura gay, que funcionou como uma janela que se abria para muita gente que vivia sozinha, incompreendida. Talvez agora, no século 21, isso tenha se deslocado para a literatura de pessoas trans.” 

Sobre a possibilidade de censura também no Brasil, Werneck diz: “Não faltam tentativas de censura a livros no Brasil, e muitas vezes elas acontecem aqui da mesma forma do que lá: pais indignados com a exposição de seus filhos a livros de conteúdo supostamente perigoso, nocivo. As tentativas de censura deram errado, pois transformaram o livro em best-seller. Mas vendo a repercussão nos Estados Unidos e em outros países, penso que o que prevalece é a beleza do livro, o encantamento dos leitores com a história de Maia, o debate sobre tolerância e afetividade que ela gera.”