O que mudou na vida de um campeão da Taça das Favelas

Há dois anos o torneio era realizado na capital paulista, e transmitido pela TV Globo
Pedro Alcantara e Rafaela Reis Serra
22/06/2021 - 12h

Enzo Santos Simonato tem 19 anos, mora em Santo Amaro e corre atrás do sonho de se tornar um jogador profissional. Em 2019 jogando pelo Complexo Parque Santo Antônio, o jovem foi campeão da Taça das Favelas.

O torneio foi organizado pela Central Única das Favelas e contou com a participação de 2.880 jogadores/jogadoras das favelas de São Paulo. Ao todo, mais de 100 mil adolescentes participaram do campeonato.

O volante foi campeão da Taça das Favelas, em que atuou pela equipe do Parque Santo Antônio. Enzo fez um dos gols na vitória por 3 a 2 sobre a Favela 1010, e ainda foi um dos únicos jogadores que permaneceu em campo - mesmo machucado - após o time abrir 3x0 e o treinador trocar muitos jogadores.

A final foi transmitida pela Rede Globo, e foi disputada no Pacaembu, diante de um público com pouco mais de 36.000 pessoas.

Quando entrou no ramo do futebol, a sua maior expectativa era jogar profissionalmente. “Sempre foi um sonho ser jogador de futebol, e do meu pai também, que sempre me auxiliou e batalhou para me ajudar a chegar nesse sonho.”

enzo taça das favelas
Enzo no jogo da final da Taça das Favelas, após fazer um dos três gols da vitória por 3x2. Foto: Bruno Vieira

No ano seguinte, após a Taça das Favelas, Enzo explica que sua situação ficou difícil por conta da pandemia, que o atrasou bastante profissionalmente. “Perdi dois anos muito importantes para mim. Hoje tenho 19 anos, e é meu último ano de base. E perder dois anos de base é muito complicado para um jogador de futebol.”

Com mais de 50 anos de existência, a Copa São Paulo de Futebol Júnior é a maior competição de base do país, e tem o objetivo de dar oportunidade para vários jovens atletas que têm o sonho de se tornar um jogador profissional.

O campeonato é organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), e inclui centenas de clubes espalhados pelo Brasil e, eventualmente, clubes de outros países. Por conta da crise sanitária mundial, a Copinha foi cancelada por tempo indeterminado. É a primeira vez que a competição não é realizada desde sua criação.

Em nota assinada pelo presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos, a entidade relembra a importância da Copa São Paulo para o futebol e a mobilização para organizar centenas de jogos, com a reunião de milhares de atletas de diversos times de todo o Brasil. “É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19”.

“A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida. Assim a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021”, diz a nota.

Ao falar do cancelamento, Enzo concorda que sua não realização talvez tenha sido a melhor escolha. “Iria jogar a Copinha esse ano, fiquei bastante chateado que não teria, mas também entendo, porque a competição reúne bastantes times, muitos jogadores. Hoje eu penso bem e foi melhor não ter.”

O volante também cita a importância da Rede Globo, que abriu muitas portas transmitindo e dando relevância para um evento fora do padrão. Ele também comenta que foi uma experiência muito bacana participar do Globo Esporte, com seus companheiros de time Geovanne (atleta profissional do Figueirense) e Victor Balotely (jogador de base do Internacional), e o jornalista Felipe Andreoli.

enzo globo
Enzo com seus companheiros de time Geovanne e Victor Balotely no Globo Esporte comandado pelo jornalista Felipe Andreoli

Diferente de seus companheiros, Enzo ainda não conseguiu se firmar em um clube. Após a competição o atleta sofreu uma lesão e acabou perdendo algumas chances. O jovem ainda está treinando, pensa em voltar a jogar e garante: “Oportunidades vão aparecer e estou me preparando para agarrá-las.”