Criado em 1898, o Mondial de l'Auto, ou Paris Motor Show, é a feira automotiva mais antiga do mundo, e segue sendo uma das principais até hoje. Sediado no Paris Expo Porte de Versailles bienalmente, contará com as principais marcas do mercado entre os dias 14 e 20 de outubro.
Ao todo, 41 montadoras estarão presentes – mais que o dobro da edição de 2022 e mais do que em 2018, última realizada antes da pandemia de COVID-19. Apesar da volta de marcas que haviam abandonado o salão em 2022, como Citroën, Volkswagen e BMW, ainda estarão ausentes alguns nomes como Fiat, Toyota e Volvo.
Presenças confirmadas na nonagésima edição do evento são de Renault, Ford, Peugeot e Audi, além de chinesas como BYD, Leapmotor e Xpeng. Como diferencial deste ano, a feira em Paris terá um estande especial com modelos icônicos da cultura pop e do cinema será montado com o Batmóvel, o carro do James Bond, o Delorean de "De Volta Para o Futuro" e outros.
BYD
Parceira oficial da UEFA Champions League 2024, a chinesa Build Your Dreams marcará presença no Paris Motor Show, novamente, com lançamentos importantes. Foi na edição de 2022 da mostra que a marca se lançou na Europa de fato, com a apresentação de todos os modelos que hoje comercializa no continente.
Dessa vez, a empresa levará a Paris seu modelo da divisão de alta performance: Yangwang U9, SUV elétrico, topo de linha. Espera-se que na mostra sejam exibidos mais detalhes sobre a instalação de uma fábrica na Hungria, para fugir da taxação de elétricos vindos da China, aprovada pela União Europeia na última sexta-feira (04).
Porém, o destaque ficará com a estreia europeia do mais novo membro da família Ocean, o SUV cupê elétrico, Sealion, com lançamento previsto no Brasil no ano que vem. Com até 600 km de autonomia (ciclo CLTC) e 500 cavalos, irá rivalizar com o best-seller Model Y.
Ford
Ausente na edição passada, a norte-americana usará o evento para mostrar o caminho que quer seguir nos próximos anos. Não foi só no Brasil que a marca passou por uma reestruturação, a exemplo, o Fiesta deixou de ser produzido e o Focus será o próximo, ambos considerados “modelos chatos” por Jim Farley, CEO da empresa.
No lugar do buraco deixado na fábrica de Cologne, Alemanha, desde o final do ano passado, o SUV urbano Puma teve sua produção aumentada, e em Paris há a expectativa que seja apresentada sua versão elétrica. Também estarão presentes o Explorer europeu, SUV elétrico baseado na plataforma ID da Volkswagen, e a sua versão cupê, o Capri, estreando ao público no evento.
Kia
Outro retorno a Paris será da sul-coreana, Kia, com foco na sua linha de elétricos, almejando aumentar sua participação no mercado europeu. A versão remodelada do crossover EV6 será apresentada ao público, além do lançamento europeu do SUV urbano EV3, ambos em estudo para o Brasil também.
Grupo Renault
No entanto, as grandes estrelas do Mondial de l'Auto ficaram com as donas da casa. Do conglomerado Renault-Mitsubishi-Nissan, a francesa Alpine estará presente, marca de desempenho do grupo. Seguindo as tendências do mercado, o SUV cupê elétrico A390 será revelado, ainda em forma de conceito.
Já em relação a Renault, maior fabricante francesa em número de vendas segundo a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), o esperado retorno do modelo 4 enfim será concretizado, agora como E-Tech. Apresentado no evento de 2022, em formato conceito, ele retornará às ruas após mais de 30 anos, agora no formato de um SUV urbano elétrico. Construído sobre a plataforma AmpR Small, apostará em um design retrô e muita personalidade, tal qual o irmão Renault 5 E-Tech, com quem compartilhará motorização e bateria.
Por fim, o grupo também apresentará o novo Dacia Bigster, versão alongada de sete lugares do Duster. A marca romena, que no mercado brasileiro vende seus modelos com o emblema da Renault, — como o Sandero Stepway, vendido como Kardian — ainda trará o remodelado Spring, o Kwid europeu.
Stellantis
Das 15 marcas de automóveis do conglomerado Stellantis, alguns nomes importantes não comparecerão como Fiat, Jeep, Opel e até mesmo a francesa DS. Mesmo assim, o Paris Motor Show 2024 será o palco de importantes apresentações, como a estreia ao público do novo Alfa Romeo Junior, SUV compacto com opções híbridas ou elétricas.
Sob o duplo chevron da Citroën, em reestruturação na Europa para competir com a Dacia no mercado de modelos acessíveis, lançamentos também irão ocorrer. O facelift dos modelos C4 e C4X serão revelados, e os novos C3 e C3 Aircross serão apresentados ao público, esses bem diferentes das suas versões brasileiras. Além disso, um show car inédito irá mostrar a ideia de futuro para a marca.
E para fechar a participação das francesas, a Peugeot não poderia faltar. A marca de automóveis mais antiga do mundo, fundada em 1810, trata ao salão uma série de novidades, apesar de não serem modelos inéditos. Serão apresentados os novos E-3008 e E-5008 (aguardados no Brasil) em suas versões Long Range, com autonomia de até 700 km segundo o ciclo WLTP, e a versão elétrica do crossover 408, derivado do hatch E-308. Além disso, o conceito de 2023, Inception, estará presente, modelo que indica o futuro de design da marca.
No entanto, a principal aposta do grupo será o lançamento no mercado europeu da chinesa Leapmotor, que chega em breve no Brasil. Após uma parceria bilionária entre as empresas firmada em outubro do ano passado, os primeiros elétricos da marca serão enfim apresentados. O hatch subcompacto T03 e o SUV médio C10 serão os modelos responsáveis por essa inauguração, seguidos pelo inédito B10, que será revelado no evento.
Tesla
Após a participação inesperada no Salão do Automóvel de Munique no ano passado, a Tesla também estará em Paris. A empresa de Elon Musk não confirmou quais modelos irá levar, mas espera-se o aguardado Robotaxi, com lançamento previsto para 10 de outubro, o remodelado Model Y, e a picape Cybertruck.
Grupo Volkswagen
Em relação ao maior conglomerado automotivo da Europa em número de vendas, o VW Group terá suas principais marcas no evento, mas apenas um modelo inédito será apresentado. A Audi trará seus últimos lançamentos, as novas gerações de A5 e Q5, e os elétricos A6 e-tron e Q6 e-tron.
A checa Skoda usará o salão para apresentar ao público o novo Elroq, construído sobre a mesma plataforma dos VW ID.4 e ID.5 e Ford Explorer e Capri. O modelo apresentado na quinta-feira (03), será o SUV elétrico mais barato do grupo, que custará por volta de 33 mil euros, com uma autonomia de até 560 km.
Com a ausência de Cupra, — mesmo com o lançamento recente do Terramar — Seat, Lamborghini e Porsche, a Volkswagen será a grande responsável pela novidade do grupo. Em Paris será apresentado o novo Tayron, substituto do Tiguan Allspace, que foi descontinuado com o lançamento da nova geração do Tiguan na Europa. Revelado por imagens vazadas pelo Ministério Chinês da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), terá um design quase idêntico ao SUV no qual é baseado.
Demais marcas
Também estarão presentes na edição 2024 do Salão de Paris, mas com lançamentos menores, a BMW e a Mini, com possivelmente os novos X3 e Cooper JCW. A norte-americana Cadillac também estará no evento com o Lyriq, e talvez o novo Optiq, ambos elétricos, em uma nova investida no continente europeu.
Completando a presença chinesa, o grupo GAC levará alguns modelos de sua marca Aion, com pretensão de vendas na região. A marca premium Hongqi também comparecerá, após a participação no Festival Goodwood no Reino Unido, em julho. Por fim, a recém saída do Brasil, Seres, e a Xpeng levarão seus elétricos ao Paris Expo Porte de Versailles.