O candidato a reeleição ao governo do estado, Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou neste mês seu plano de governo para um possível segundo mandato. O ex-vice governador de João Dória tem propostas para os âmbitos da saúde, segurança pública, meio ambiente, educação e transporte. Confira os destaques:
Saúde: A principal aposta de Rodrigo para esta esfera é a implementação da telemedicina nas redes básicas de saúde dos municípios. Segundo o candidato, evitando o deslocamento e facilitando os diagnósticos da população em geral.
Além disso, o tucano pretende ofertar acompanhamento digital de pacientes por profissionais dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) após cirurgias, sessões de quimioterapia e consultas.
Segurança Pública: O candidato visa uma política de “tolerância zero” na segurança, objetivando a alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na intenção de aumentar a internação em casos de infrações violentas para oito anos, atualmente são três anos.
Rodrigo também almeja aumentar o número de vagas no sistema penitenciário de São Paulo, criando mais unidades prisionais. Porém, não há uma estimativa de quantas unidades.
Outro objetivo do atual governador é o fortalecimento do combate ao crime organizado e aos crimes hediondos. Rodrigo também quer acabar com as saídas em feriados dos presos em regime semiaberto, as chamadas “saidinhas”.
Educação: Em caso de vitória, Rodrigo prevê o aumento das escolas em tempo integral do ensino médio, de atuais 2050 para 2500. O candidato também pretende ofertar cursos técnicos e de especialização a todos os estudantes matriculados no último estágio da educação básica.
Meio Ambiente: A aposta do candidato é a criação do “Poupatempo Ambiental, cujo objetivo é reunir todos os órgãos ambientais e centralizar todas as questões de atendimento em um único local.
Também é proposto que as empresas da iniciativa privada recebam incentivos para investirem e trabalharem em favor das causas ambientais, por meio da PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
Transporte e Mobilidade Urbana: O plano de governo também engloba a conclusão das obras da linha 9 Esmeralda e da linha Laranja do metrô. Prevê também a conclusão da ligação do aeroporto de Congonhas com as linhas 9, 15 e 17 da CPTM e finalizar as obras da linha 2 Verde. Também é prometido o começo das obras do trem que ligará São Paulo à Sorocaba.