O mercado livreiro e a relação com a Amazon

Como essa grande varejista influencia editoras e pequenos comércios
por
Anna da Matta, Beatriz Loss e Julia Rugai
|
17/05/2021 - 12h

Sabe aquele livro ali encostado na sua estante? Então, já parou para pensar em tudo o que acontece antes dele chegar em suas mãos? Olha, te garanto que nunca é tão simples quanto imaginamos. Até porque nós leitores, normalmente só enxergamos o pedacinho final de uma série de etapas executadas pelos autores e editores deste livro. 

Acontece que o livro nasce antes mesmo de estar presente fisicamente. Gustavo Faraon, da editora brasileira Dublinense, nos contou que todo o processo se inicia antes mesmo do livro chegar nas editoras. É um processo subjetivo e tudo começa na procura do escritor. Depois, seguindo para uma tradução, caso ele seja estrangeiro. Da tradução para a revisão. No pensar o livro como um produto, em como aquela história que está prestes a chegar em alguém se posiciona, o que ela gostaria de comunicar e para quem ela é. Esses processos até então narrados, são executados por diversas equipes do mercado editorial. Um mercado que já passou por trancos e barrancos ao longo dos anos, mas que ainda assim, segue alimentando os leitores brasileiros. 

Neste episódio em podcast, conversamos com especialistas, como Gustavo Faraon, cofundador da editora Dublinense; Monica Carvalho, dona da Livraria da Tarde, uma pequena livraria localizada na região de Pinheiros; e Gabriela Mayer, jornalista, podcaster e criadora de conteúdo no Instagram (@poenaestante). Abordamos também a situação atual do mercado livreiro brasileiro. Quais são seus avanços, seus impasses e, tentaremos entender qual o relacionamento de pequenas editoras e livrarias com a grande varejista: Amazon.

O episódio está disponível aqui.

Entrevistados deste episódio: Gustavo Faraon, Monica Carvalho e Gabriela Mayer, respectivamente.

 

Tags: