O Festival das vaias: 55 anos depois

Como o Festival da MPB revolucionou a música no Brasil da ditadura
por
Ana Beatriz Villela
Kiara Elias
Vitor Simas
|
03/05/2022 - 12h

O ano de 1967 foi o “ano de ouro” do Festival de Música Popular Brasileira, exibido na TV Record. O festival revolucionou a MPB, por estarem concorrendo aos maiores prêmios os cinco maiores nomes da música brasileira até hoje: Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque e Edu Lobo.

No dia anterior ao festival havia um clima de rebeldia política, cultural e ideológica, com passeatas por todo o país (inclusive uma contra a guitarra elétrica). Com o tropicalismo, começam a surgir canções de protesto, principalmente com Gil e Caetano, que revolucionaram a música brasileira.

festival
Reprodução: Belas Artes

O documentário do festival, que ficou conhecido pelo número de vaias, mescla imagens das apresentações com depoimento dos artistas, mais de 40 anos depois. Narra o momento histórico onde Sérgio Ricardo, que vaiado de maneira contínua com Beto Bom de Bola, quebra o violão e o atira contra a plateia. O que mais marcou as propostas musicais apresentadas, foi a evolução dos artistas baianos: Gilberto Gil e Caetano Veloso. As letras de suas composições tinham coincidentemente a mesma forma, os arranjos soavam com uma ruptura dos padrões estabelecidos, ainda que contendo ritmos essencialmente brasileiros.

Tags: