O eletrizante Salão de Munique 2023

Evento que aconteceu entre 5 e 12 de setembro foi marcado por protestos e grandes lançamentos
por
Vitor Nhoatto
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13/09/2023 - 12h

Com cerca de 500 mil espectadores durante 8 dias de evento, o IAA Mobility Show  – em sua segunda edição em Munique, na Alemanha – não decepcionou, mas acendeu, mais uma vez, um alerta para a indústria automotiva europeia, em declínio. Marcas tradicionais como Peugeot, Toyota e Volvo se ausentaram, enquanto as chinesas ganharam grande relevância em terras germânicas.

Abrangendo todas as esferas da mobilidade urbana, o Salão de Munique contou com expositores de bicicletas, motocicletas, softwares, baterias e de veículos. A feira teve como foco um futuro mais sustentável, seguro e digital, com destaque às iniciativas de reciclagem, uso de materiais veganos e ecológicos, aplicação da inteligência artificial na indústria automobilística e a sua descarbonização.

 

Greenwashing

Duas pessoas segurando cartazes com escritos em Alemão, dentro de um lago com três carros parcialmente submersos, ao fundo o centro de exposições do Salão de Munique 2023 com uma fila de bandeiras de vários países ate a entrada, a qual conta com uma placa divulgando o evento escrita em inglês.
Protesto da ONG Greenpeace contra a indústria automobilística em frente ao local do IAA 2023
Foto: Greenpeace/Divulgação

Apesar da roupagem “verde” que o evento busca transmitir desde 2021, não sendo mais apenas um salão de automóvel tradicional, mas sim um local de apresentação e debate de novas tecnologias e ideias para um futuro amigo do meio ambiente, protestos ocorreram. 

A ONG Greenpeace realizou um protesto no dia anterior à abertura do evento, dedicado à imprensa, no lago que fica em frente ao centro de exposições. O ato contou com dois ativistas segurando cartazes em meio a três carros submersos, em alusão às mudanças climáticas. A mensagem em inglês era “Encolha agora ou afunde mais tarde”, uma crítica ao modelo de negócios da indústria automobilística que visa vender cada vez mais carros de forma direta, ao invés de aderir a iniciativas de mobilidade sustentável, que o próprio evento prega.

Além disso, no mesmo dia, mas desta vez na ponte Georg-Brauchle-Ring, próxima à sede da BMW, um grupo de ativistas do movimento “Extinction Rebellion” protestou com cartazes e bandeiras. O grupo pedia por uma indústria com menor emissão de poluentes, e por menos carros, que estão cada vez maiores, mais pesados e menos eficientes.

Mobilizações dessa natureza já haviam ocorrido na edição de 2021 do evento, e de maneira geral se intensificaram nos últimos meses pela Europa. Isso se deu principalmente pela desistência da União Europeia em banir os motores a combustão do continente até 2035, em um pedido do governo alemão que é contra a medida, e a favor do uso de combustíveis sintéticos.

 

Futuro de luxo Alemão

Carro conceito da BMW na cor branca sob uma plataforma cinza escura, em um ambiente moderno com uma planta ao lado direito, uma cortina cinza ao fundo
Conceito Neue Klasse no Salão de Munique, modelo conta com inspiração de modelos do passado
Foto: Caradisiac/Reprodução

Sendo um dos grandes lançamentos do IAA 2023, o conceito Neue Klasse promete iniciar uma nova era para a BMW. Segundo Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da marca, “O BMW Vision Neue Klasse combina nossa capacidade de inovar nas principais áreas de eletrificação, digitalização e circularidade”.

Prometendo autonomia 30% maior, e uma eficiência energética 25% melhor que os atuais elétricos da marca, o conceito apresenta uma nova plataforma modular que originará seis modelos a partir de 2025. Em relação ao design, que inicia uma nova identidade visual, a empresa diz que 90% do que foi visto estará presente na sua versão de produção. O interior, livre de couro e cromados, em sintonia com a proposta de sustentabilidade, apresenta o novo conceito minimalista Panoramic Vision. A marca bávara ainda garante redução da pegada de carbono do modelo e a alta reciclabilidade do veículo, apesar de não especificar porcentagens.

Carro conceito da Mercedes na cor vermelha, estático de frente, em um fundo amarelo com uma passagem para uma sala branca
Concept CLA no estande da Mercedes, sedã prevê o caminho que a marca seguirá
Foto: NetCarShow/Reprodução

Outra grande estrela alemã foi o Concept CLA, construído sobre a nova plataforma MMA, que prevê a próxima geração de veículos de entrada da Mercedes. A nova arquitetura promete 750 km de autonomia, tração 4x4, e quatro novos modelos a partir de 2025. Seu interior conta com o novo software MB OS, e é dominado por uma tela touch ao longo de todo o painel, apesar de não abandonar os controles físicos. A empresa frisa o uso de materiais sustentáveis, no entanto abusa do couro e de cromados. Além disso, a companhia alega redução de 40% na pegada de carbono do veículo, comparado ao atual CLA, mas não falou sobre índices de reciclagem.

Durante a apresentação, Ola Kaellenius, presidente da Mercedes, ainda comentou sobre a sua visão de eletrificação, “Os custos variáveis de um carro elétrico são mais altos e continuarão sendo em um futuro próximo. Os que pesam sobre a produção dos elétricos incluem matérias-primas para baterias, desenvolvimento de software e preços da eletricidade”. Ele também destacou que a empresa focará na rentabilidade.

Sem nenhum grande lançamento, a Audi se limitou ao reestilizado Q8, e a um protótipo do aguardado Q6 e-tron. O novo SUV que por atrasos no desenvolvimento de seu software, viu seu lançamento ser adiado e teve apenas o seu interior mostrado.

 

Lançamentos de produção

Renault Scenic E-Tech na cor branca com o teto preto, de lateral parado em uma faixa de pedestre, com prédios ao fundo
Novo Renault Scenic E-Tech, crossover elétrico terá primeiras unidades entregues no inicio de 2024 Foto: Renault/Divulgação

Única representante francesa da mostra, a Renault fez a estreia mundial do novo Scénic E-Tech. O modelo baseado na mesma plataforma do Mégane E-Tech, – o qual será lançado no Brasil ainda esse ano – se apresenta na forma de um crossover elétrico, com cerca de 600 km de autonomia e recarga de 10% a 80% em apenas 30 minutos em um carregador super rápido.

O seu interior é 100% vegano e na versão Espirit Alpine, feito todo de tecido reciclado. Em consonância aos objetivos de sustentabilidade do programa Renaulution, a marca ainda destaca que 90% de todo o carro é reciclável, incluindo a sua bateria, fornecida pela LG, comprovando a possibilidade de uma cadeia de produção e uso de carros elétricos, ser circular e sustentável.

Novo Mini Cooper elétrico de lado na cor azul e teto branco a frente, e novo Mini Countryman ao fundo na cor cinza com teto dourado, ambos em um cenário totalmente branco
Novo Mini Cooper elétrico, e novo Mini Countryman, apresentado em sua versão elétrica - Foto: NetCarShow/Reprodução

Os modelos da MINI também foram destaque, com o salão sendo o palco dos novos Cooper e Countryman, ambos totalmente elétricos. O primeiro estreia uma nova plataforma dedicada aos elétricos desenvolvida em parceria com a GWM – marca que recentemente lançou na Europa e no Brasil o Ora 03. Na versão elétrica, ele estará disponível somente na versão de duas portas, enquanto a antiga geração continuará sendo comercializada com motores a gasolina, com duas ou quatro portas.

Já o novo Countryman, que compartilha a plataforma com o BMW X1, cresceu 13 centímetros no comprimento, se tornando o maior MINI de sempre. Tal como o hatch, o SUV apresenta a nova identidade da marca, minimalista. O interior é livre de produtos de origem animal, e conta com um novo sistema de infotenimento no topo do painel, feito de material reciclado. Foi apresentado na sua versão elétrica, mas variantes a gasolina e híbrida serão apresentadas posteriormente.

Por fim, o segundo modelo da nova era da smart, agora 50% da Mercedes e 50% da Geely, foi apresentado. O #3 é a versão esportiva do SUV #1, e segundo Dirk Adelman, CEO da smart Europe, o modelo é uma importante adição à linha de produtos da marca, “Estamos empolgados com o impacto que nosso primeiro SUV coupé terá no mercado europeu”.

 

Concorrência Chinesa

BYD Seal U a frente na cor azul de perfil e sedã Seal na mesma cor azul ao fundo, ambos no estande da marca no centro de exposições com um painel atrás escrito em inglês para diminuir a temperatura da Terra em um grau.
Estande da BYD no Salão de Munique com o SUV Seal U e o sedã Seal, elétricos foram lançados no evento - Foto: BYD Europe/Divulgação

Representando 40% de todos os expositores do IAA Mobility 2023, as marcas chinesas não param de crescer em número de vendas na Europa, preocupando as montadoras tradicionais. Tal soberania do país no cenário dos elétricos se deve a vários fatores, sendo o principal deles, a hegemonia na produção e propriedade dos minérios necessários às baterias. 

O principal alvo das marcas no evento foi a Tesla, então líder de vendas de elétricos no velho continente. A BYD, por exemplo, lançou o sedã Seal e o SUV Seal U, concorrentes diretos do Model 3 e Model Y, respectivamente. Ambos contam com cerca de 500 km de autonomia, muita tecnologia embarcada, e requinte digno de marcas premium.

SUV Xpeng G9 de frente na cor azul com um totem ao lado direito a frente, e sedã P7 de frente na cor verde clara com um totem ao lado, ambos ao ar livre com um monumento clássico ao fundo, e um painel escrito em inglês Olá Alemanha.
Estande da Xpeng no Open Space do IAA 2023 com o SUV G9 e o sedã P7 - Foto: Razão Automóvel/Reprodução

Além da Build Your Dreams, que também vem movimentando o mercado brasileiro, a Xpeng apresentou as suas respostas à marca de Elon Musk, o sedã P7 e o SUV G9 – que prometem tecnologia de ponta. "A Xpeng está entrando em um dos mercados mais competitivos do mundo, com clientes que esperam os mais elevados padrões. Pretendemos introduzir um novo patamar de sofisticação, com uma tecnologia impressionante capaz de definir uma nova era de mobilidade inteligente", disse Brian Gu, presidente da marca. 

Com grandes pretensões, a marca sino-americana SERES também esteve presente com os modelos elétricos 3, 5 e 7, SUVs do segmento C, D e E respectivamente. Os dois primeiros vendidos no Brasil. Outra marca que chamou a atenção foi a Avatr, propriedade da Changan, Huawei e CATL. A startup chinesa apresentou o elegante fastback 12. 

 

Resposta Norte-americana

Carro esportivo Ronin da marca Fisker a frente na cor prata, crossover PEAR logo atrás na cor azul, picape Alaskan ao fundo na cor laranja, e SUV Ocean do outro lado ao fundo na cor azul escuro, modelos estão em um estande prata com um telão ao fundo escrito Fisher
Estande da Fisker com os modelos Ronin a frente, PEAR em seguida, e Alaskan e Ocean ao fundo - Foto: Fisker/Divulgação

A californiana Fisker esteve presente e se destacou ao realizar no IAA 2023 a apresentação europeia dos seus três novos veículos elétricos, com previsões de entrega para 2025. Henrik Fisker, fundador da marca, afirmou que "Através de nossa combinação exclusiva de design, inovação e sustentabilidade, a Fisker está comprometida em trazer experiências únicas e emocionantes para os motoristas europeus que transcendem as categorias tradicionais de veículos”.

Com desempenho digno de superesportivo, o GT conversível de duas portas, Ronin foi o primeiro apresentado. Em seguida, com um design não convencional e com 35% menos peças do que um EV atual, para baixar os seus custos, o crossover PEAR fez sua estreia. Com 4,5m promete entregar versatilidade, autonomia e segurança por um preço acessível. Por fim, a picape Alaskan foi apresentada, ao lado do já lançado Ocean. De acordo com a empresa, será a mais leve e sustentável da categoria.

E face à ascensão das marcas chinesas no mercado europeu, em um pequeno estande, mas muito movimentado, a Tesla, que quase não participa de eventos desse tipo, marcou presença ao apresentar a versão atualizada do seu best-seller, o Model 3. O facelift conta com uma frente redesenhada, novas lanternas traseiras e melhorias no interior e equipamentos.

 

Legado e originalidade

Novo roadster MG Cyberster de lado na cor vermelha com a capota abaixada e os faróis acessos, em um fundo totalmente branco
Novo roadster elétrico Cyberster representa a volta às origens da marca - Foto: MG Media Centre/Divulgação

A inglesa MG, controlada pela chinesa SAIC desde 2008, realizou no evento a estreia europeia do novo Cyberster, primeiro esportivo da marca em décadas. O roadster, na versão com dois motores e tração integral, conta com 544 cavalos e aceleração de 0 a 100 em 3.2 segundos e remonta às origens da marca fundada em 1924, conhecida por seus modelos conversíveis e divertidos.

Carro conceito Volkswagen ID.GTI na cor branca do lado esquerdo de lado, Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, vestindo um terno cinza claro de mãos cruzadas ao meio, e carro conceito Cupra DarkRebel na cor cinza escuro ao lado direito de lado, ambos em um estande cinza com um grande tela ao fundo escrito em inglês o lema da coletiva de imprensa do grupo, Sucesso pelo Design
Volkswagen ID.GTI e Cupra DarkRebel juntos a Oliver Blume no estande do Grupo Volkswagen - Foto: Volkswagen-Group/Divulgação

Em uma coletiva de imprensa guiada pelo lema "Sucesso pelo Design", o Grupo Volkswagen apresentou vários modelos que refletem o seu slogan. A Porsche por exemplo, levou o conceito Mission X, sucessor dos icônicos 959, Carrera GT e 918 Spyder. O supercarro elétrico prevê o modelo de produção que será lançado nos próximos anos.

Mas a grande estrela do estande foi o Volkswagen ID.GTI. A versão esportiva do conceito ID.2all, tem produção confirmada para 2026 e promete emocionar. Segundo Thomas Schäfer, CEO da marca. “O GTI permanece esportivo, icônico, tecnologicamente progressivo e acessível, mas agora tem uma nova interpretação para o mundo de amanhã: elétrico, totalmente conectado e extremamente emotivo. Aqui, o prazer de dirigir e a sustentabilidade são uma combinação perfeita”.

O hot hatch é inspirado na primeira geração do Golf GTI, apresentada há 48 anos, e foi o maior exemplo da coletiva. De acordo com Oliver Blume, CEO do grupo, o legado histórico estilístico das marcas do conglomerado será a principal chave para conquistar a preferência do público, “é algo que não pode ser adquirido nem comprado”. Já a recém-emancipada Cupra, focará em originalidade e ousadia para cativar os compradores, como expresso pelo conceito DarkRebel. Fato é que diante de tantas concorrentes chinesas com produtos de qualidade invadindo o mercado, a indústria automotiva tradicional busca se reerguer, e tenta retomar as rédeas dessa nova era que já bate à porta, a qual já tem dono.