O consumo às margens

por
Inara C. F. Novaes
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30/03/2020 - 12h
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Imagem: Inara Novaes

O Parasita

“Como todos os parasitas, [o capitalismo] pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro”, essas são palavras retiradas do livro Capitalismo Parasitárioescrito pelo filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman.

Com a ascensão da Cultura Ostentação em 2008, as comunidades periféricas mostraram-se organismos bem receptivos ao capitalismo parasitário e, na esperança de sentirem-se incluídas na sociedade, cometeram o deslize de, sem saber, tornarem-se involuntariamente mercadorias.

Quando se vive às margens das cidades e parece que ninguém te vê ou escuta, há o desejo eminente de romper com a paralisia e fazer-se notável.  “O pobre é forçado a uma situação na qual tem de gastar o pouco dinheiro ou os poucos recursos de que dispõe com objetos de consumo sem sentido, e não com suas necessidades básicas, para evitar uma possível exclusão social e evitar a perspectiva de ser provocado e ridicularizado”, trecho retirado do livro Vida para o Consumo, também de autoria de Bauman.

Mas não basta consumir: para não sumirem novamente em meio ao mar de gente, há a necessidade de criar uma identidade e um estilo de vida que os diferenciem das demais mercadorias expostas nas vitrines.

 

Desencontros

Na corrida pela sensação de pertencimento, aquele que foi humilhado vai usar o consumo para sentir-se acolhido e aceito, mas corre-se o risco de idealizar um mundo fictício incompatível com o modelo de vida e as limitações da periferia, principalmente num país em que a metade da população mais pobre, cerca de 104 milhões de brasileiros, vive apenas com 413 reais mensais, de acordo com dados do IBGE.

Nessa corrida que nunca tem fim, nem linha de chegada, porque a economia consumista lucra com as diferentes mercadorias produzidas e posteriormente descartadas, o que prevalece é o desejo de substituir o que se tem por bens novos e atualizados. Em consequência, os indivíduos acabam carregando não apenas o peso de dívidas exorbitantes – 63,2 milhões de brasileiros possuem dívidas atrasadas, de acordo com o Serasa – mas também de frustrações e desencontros.

A realidade nos mostra indivíduos cada vez mais descontentes e infelizes, à procura de algo que lhes traga satisfação, consumindo num ciclo sem fim: comprar, descartar e substituir, sem priorizar as necessidades.

É nesse impasse que muitas vezes ocorre a inversão de prioridades, pois devemos decidir entre quais necessidades atender: a de aderir à um plano de saúde, consertar a goteira no teto da sala, a infiltração na parede do quarto ou o sentimento de pertencimento que muitas vezes vem mascarado na imagem de um celular ou televisão do ano, por exemplo. O capitalismo nos induz a consumir e gozar sem cessar por itens que não podemos pagar, derivando parcelamentos, empréstimos e endividamentos absurdos.

 

Horizontes NoFront

NoFront é uma empresa focada no empoderamento financeiro voltada para negros e negras subrepresentados no mundo das finanças. A ideia surgiu para traduzir as fórmulas difíceis e complicadas dos investimentos às vidas periféricas usando o RAP como instrumento.

A NoFront surgiu a partir da análise do legado das mulheres negras do Brasil do século XIX. “Lavadeiras, costureiras, quituteiras e domésticas. A história das mulheres negras no contexto anterior a abolição nos traz muitas narrativas de trabalho e superação. Organização coletiva que conquistava não só a liberdade individual, mas também coletiva. Nosso objetivo é resgatar essa disciplina, essas práticas em relação ao dinheiro, através da educação financeira e do Hip-hop”, observa a economista Gabriela Mendes Chaves, em trecho retirado do site da empresa.

Atravessando horizontes sobre o que é ser negro numa sociedade excludente e racista à táticas para não usar o consumo como uma escapatória e sim de forma responsável e consciente. 

 

 

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