A pandemia da Covid-19 afetou o modo como nos relacionamos em âmbito social e pessoal. De acordo com o levantamento do Colégio Notarial do Brasil o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de divórcios registrados em cartórios no Brasil. Totalizando 48,3 mil processos. Além da tramitação de documentos ser facilitada devido à internet, há também o fator que devido ao isolamento social, a convivência em casal aumentou.
Segundo a pesquisa do Instituto do casal, uma das principais causas para brigas é o uso excessivo para smartphones (33%.), seguido por cuidados com a casa (32%), falta de romance (26%), ausência de diálogo (20%), excesso de tempo dedicado ao trabalho (23%) e problemas financeiros (20%).
Contudo, para Juliana Emerich Moraes (32) casada com Raphael Moraes (31) a tecnologia é uma grande aliada nas brigas “Quando a gente briga cada um vai para seu canto, um mexe no celular e o outro no videogame e depois nos acertamos “.
Na opinião de Pedro Scalise(72) e Inês de Moraes Scalise (70) casados há 50 anos, o segredo é o respeito e o diálogo. “Para aprender a conviver devemos respeitar o tempo, manias e jeitos de cada um e conversar bastante“.” Não guardar raiva e tentar se superar sempre”. “No começo foi bem difícil a gente vivia em pé de guerra até que aprendemos a conviver“.
Após um ano de pandemia muita coisa mudou, o Brasil continua batendo diversos recordes de mortes e se tornando um dos países em que mais se obteve vítimas da doença. É o que relata Pedro Scalise (72): “muita preocupação com a saúde em relação ao Covid- 19. Para Raphael Moraes (31) o que mudou foi o dinheiro “A convivência continua a mesma o que mudou foi o dinheiro “
Sendo um dos poucos casais que ainda seguem firmes na pandemia eles já possuem planos pós pandemia. Pedro Scalise (72) e Inês de Moraes Scalise(70) tem planos de viajar “A gente vai viajar por um tempo bem longo.”
Juliana Emerich Moraes (32) e Raphael Moraes (31) pretendem se mudar “Se a gente tiver dinheiro, a gente quer viajar bastante e voltar a morar em Florianópolis “
Já dizia Vinicius de Moraes “Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.
Inês de Moraes Scalise e Pedro Scalise
Raphael Moraes e Juliana Emerich