A nova geração de autores independentes

A criação de apps que possibilitam a publicação de textos online e o advento dos E-books, criam uma geração de autores independes que autopublicam seus trabalhos.
por
Lidiane Domiciano Miotta
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18/09/2020 - 12h
Aparelhos usados para ler e-books

Não é novidade a dificuldade que os autores encontram para publicar livros no mercado editorial brasileiro, principalmente se o escritor não tiver o apoio de uma grande editora, se for pouco conhecido ou novo no mercado. Porém, com o surgimento de apps que possibilitam que qualquer pessoa poste seus trabalhos online e dos E-books que facilitaram a publicação de livros nesse formato, uma nova geração de autores independentes é criada.

Essa nova geração de escritores não precisa de uma editora para ter seus livros publicados, pois eles passam a ter uma maior liberdade, já que o próprio autor passa a ter o poder autopublicar seus trabalhos a qualquer momento na internet por meio dos apps ou no formato de E-books, que demora no máximo 48 horas para aparecer para o público leitor. Porém para esses autores surge uma maior dificuldade para publicar seus trabalhos no formato físico, já que ele mesmo tem que financiar os gastos com a fabricação do livro físico, por isso para muitos desses escritores é uma grande vitória a publicação de seus livros em formato físico.

Segundo a autora independente Aline Santos de 19 anos, que acaba de publicar seu primeiro livro “E eu vos declaro, Aro” nos dois formatos e que está muito animada com essa conquista, todo autor deveria ter a experiência de ter seu livro publicado em formato físico e, assim, ter a oportunidade de poder segurar em suas mãos, já que segundo ela que viveu essa experiência, é indescritível ver o trabalho que você sonhou e trabalhou nele publicado e ter a chance de o tocar.

A dificuldade da publicação de livros físicos faz com que o público desses escritores seja limitado, já que limita que o contato do leitor com a obra seja apenas pela internet, porém também fez com que esses autores alcançassem de forma notória o público das redes sociais, principalmente o público jovem, já que esse é o principal meio de divulgação de suas obras. Muitos desses autores também utilizam grupos e fóruns nas redes sociais que são dedicados a autores independentes e que tem como objetivo dar voz e espaço a todos que querem publicar e apresentar suas obras para o público. Além disso, esses autores têm costume de criar parcerias entre eles, pois todos eles sabem da dificuldade de conseguir alcançar um maior número de leitores sem o marketing que uma editora poderia fornecer.

Apesar da dificuldade de alcançar leitores, a relação desses autores e seus leitores acaba ficando mais próxima, com as redes sociais os leitores acabam acompanhado todo o processo de criação e publicação do autor e acabam entrando em diálogo direto com o ele, criando assim uma maior liberdade de interação entre as duas partes. Além disso muitos apps que são usados por esses autores tem mecanismo que dão ao leitor a possibilidade de comentar os textos, deixando assim suas opiniões e interações para o autor ler e até mesmo responder a esses comentários.

Sendo assim, ser um autor independente significa que recai sobre ele todo o trabalho para a publicação e marketing do seu livro, isso é, ele que tem que planejar, escrever, revisar, editar e pensar a melhor estratégia de marketing que se encaixe com seu livro e com o seu público leitor.

Apesar de toda a dificuldade e trabalho que ser um autor independente significa, é uma jornada muito única e prazerosa e que traz para os autores uma maior liberdade criativa, maior direito sobre suas obras e maiores royalties que esses autores não teriam caso fossem contratados por uma editora. Em sua maioria, esses autores optam por autopublicar suas obras por terem sido rejeitados por editoras, principalmente por estarem no começo de suas carreiras.

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