POLÍTICA
Eleições: Fachin pede comunidade internacional em "alerta" contra "acusações levianas" ao sistema eleitoral. Caso Genivaldo: PRF demite diretor-executivo e chefe de inteligência; Lula questiona conduta dos policiais e Mourão diz que "se erros foram cometidos, que sejam apurados e punidos".
Alerta
Nesta terça-feira (31), durante um evento chamado “Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições de 2022”, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edson Fachin declarou que a o mundo deve estar “alerta” contra “acusações levianas” a respeito do sistema eleitoral brasileiro. convidando alguns diplomatas que ficam em Brasília, a “buscar informações sérias e verdadeiras”.
“É fundamental transmitir aos Governos estrangeiros as informações corretas e completas sobre o processo eleitoral que se avizinha”, ressaltou.
Em abril, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que incessantemente tenta desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, afirmou que as Forças Armadas sugeriram uma apuração paralela ao TSE. A ideia foi negada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), líder do Congresso Nacional. O ministro Fachin afirmou que precisa trabalhar “diuturnamente” para desmentir as fake news a respeito do sistema de votação do Brasil e “preservar a confiança que nele deposita a grande maioria da população”.
O encontro onde Fachin teve essa fala é destinado a diplomatas estrangeiros, buscando apresentar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral aos representantes de outros países. Segundo o presidente do TSE, o sistema eletrônico de votação é fiscalizado por várias entidades, como a PF (Polícia Federal), MPF (Ministério Público Federal), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e partidos políticos.
Ele também ressaltou a presença de observadores internacionais nas eleições que acontecerão em outubro deste ano e alegou que os convites feitos a órgãos internacionais para acompanhá-las foram feitos “em diálogo” com o Ministério das Relações Exteriores.
Fachin confirmou as seguintes entidades como observadoras:
- OEA (Organização dos Estados Americanos);
- Parlamento do Mercosul;
- Rede Eleitoral da CPLP ( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa);
- Uniore (União Interamericana de Organismos Eleitorais);
- IFES (Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais);
- Rede Mundial de Justiça Eleitoral.
Repercussões
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Governo Federal demitiu nesta terça-feira (31) o diretor executivo da corporação, Jean Coelho, e o diretor de inteligência, Allan da Mota Rebello. As exonerações, que aconteceram uma semana após a morte de Genivaldo dos Santos, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Informações divulgadas pelo Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe nesta quinta-feira (26), mostram que Genivaldo de Jesus dos Santos, 38 anos, morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda ao ser imobilizado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Genivaldo foi morto em uma abordagem feita em Umbaúba, no sul do estado, ao ser preso no porta-malas de uma viatura com spray de pimenta e gás lacrimogêneo.
O ministro da Justiça, Anderson Torres, alegou ter sido aberto um processo de investigação feito pela Polícia Federal PRF sobre a conduta dos agentes de segurança envolvidos na abordagem.
Em sua primeira manifestação a respeito do ocorrido, o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) declarou que “se erros foram cometidos, que sejam apurados e punidos” e que concorda com o que o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (30) sobre “esperar que a justiça seja feita”.
“O presidente deixou clara ali a nossa visão, se erros foram cometidos, que sejam apurados e punidos na forma da lei. É assim que funciona”, disse Mourão.
Nesta terça-feira (31), durante entrevista concedida à Rádio Bandeirantes, o ex-presidente Lula teceu críticas ao comportamento dos policiais. “Você viu o que foi feito com o rapaz Genivaldo em Sergipe? Aquilo é comportamento de polícia? Três homens para enfrentar uma pessoa com problema de distúrbios mentais e fazer aquela violência? É falta de formação, atuação, de inteligência, de preparação”, disse. Em suas redes sociais ele afirmou que “a violência policial só acontece pela ausência do Estado”.
ECONOMIA
IBGE: Desemprego diminui, mas renda continua 8% abaixo em comparação com o último ano. Último dia para entregar o Imposto de Renda 2022.
Desemprego em queda
Segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta terça-feira (31), a taxa de desemprego caiu para 10,5% no primeiro trimestre deste ano, sendo o menor desde 2016, atingindo 11,3 milhões de pessoas.
Última chance
Acaba às 23h59 desta terça-feira (31) o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2021. A Receita Federal ainda espera a entrega de 3,1 milhões de contribuintes.
Os que não realizarem a entrega deverão pagar multa de 1% a 20% a cada mês de atraso sobre o imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$165,74. Era esperado que até o final do prazo sejam enviadas 34,1 milhões de declarações, mas às 16h da tarde desta terça (31) a Receita Federal registrou 34.507.919 documentos entregues.
Uma das novidades deste ano é que é possível efetuar o pagamento e receber a restituição através do Pix.
A restituição do IRPF será feita em 5 lotes, entre maio e setembro. Confira:
1º lote - 31 de maio
2º lote - 30 de junho
3º lote - 29 de julho
4º lote - 31 de agosto
5º lote - 30 de setembro
MEIO AMBIENTE
Tragédia no Recife já chega a 106 mortos.
Foram registradas mais de 100 mortes nesta terça-feira (31) em decorrência da negligência do Poder Público e das fortes chuvas que vêm ocorrendo e afetando regiões precarizadas de Pernambuco. Risco de deslizamento de terras são frequentemente anunciados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata, no entanto, nada de efetivo é feito pelo governo. O número de desabrigados já ultrapassa de 5 mil pessoas.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas reduziram de volume, mas devem continuar com intensidade moderada até sexta-feira (3).
INTERNACIONAL
Guerra da Ucrânia: Após confronto intenso, governo local afirma que Rússia controla parte de Severodonetsk. Ataque a tiros deixa 24 mortos e 60 feridos em Camarões, diz Agência.
Guerra da Ucrânia
O chefe da administração militar regional de Luhansk, na Ucrânia, Serhiy Hayday, afirmou nesta terça-feira (31) que parte da cidade de Severodonetsk “já é controlada pelo exército russo e as tropas russas estão progressivamente se movendo em direção ao centro da região”.
“Infelizmente, parte da cidade de Severodonetsk já é controlada pelo exército russo. Eles [os russos] relataram há alguns dias que já haviam capturado a cidade inteira. Este não é o caso, existem nossos homens na cidade. Os russos não podem se mover livremente”, comentou o oficial militar.
Aproximadamente, 15.000 civis ainda permanecem em Severodonetsk e a evacuação da cidade está suspensa devido ao perigo. Hayday ainda disse que os russos estão “planejando uma operação militar para limpar a área ao redor de Severodonetsk” com um batalhão “sendo lançado para ir às aldeias vizinhas” armado com lança-chamas pesados para “queimar nossos militares junto com a população civil”.
Ataque em Camarões
Um ataque a tiros deixou pelo menos 24 mortos e 60 feridos na região do Sudoeste de Camarões, informou a agência de notícias AFP.
“Separatistas atacaram com armas de fogo no domingo a cidade de Obonyi II", 560 km ao noroeste de Yaundé, perto da fronteira com a Nigéria, disse Ekwalle Martin, prefeito da cidade. "O saldo é de 24 mortos e ao menos 62 feridos", afirmou. Desde 2017, grupos separatistas da região e o exército lutam em um conflito que acaba matando e ferindo civis.
SAÚDE
Atualização dos dados da pandemia
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 41.377 novos casos de COVID-19, e 160 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 110. No total, o país acumula 31.019.038 casos confirmados, e 666.676 óbitos por COVID-19.
CULTURA
250 sarcófagos de 2.500 anos são encontrados no Egito.
Tesouros encontrados
Arqueólogos encontraram 250 sarcófagos durante uma escavação perto de Cairo, no Egito, além de 150 estátuas de bronze e algumas múmias.
Os pesquisadores estimam que as relíquias são de cerca de 500 anos a.C. O trabalho dos arqueólogos, a partir de agora, é descobrir a quais faraós os sarcófagos pertenciam.
Eles devem ser encaminhados para o Grande Museu Egípcio, perto do planalto de Gizé, planejado para ser inaugurado este ano, após vários adiamentos.