As notícias em destaque nesta terça-feira, 17/05

Bolsonaro volta defender o armamento durante evento em Sergipe. AGEMT Explica estréia esclarecendo os modelos de eleições majoritárias e proporcionais. Frente fria chega ao Brasil e derruba as temperaturas. 75ª Festival de Cannes. E mais.
por
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
17/05/2022 - 12h

POLÍTICA

Fachin afirma que Brasil não aceita mais "aventuras autoritárias". Em Sergipe e ao lado de Collor, Bolsonaro volta a defender o armamento da população. AGEMT Explica: Eleições majoritárias X proporcionais. 

Ministro Edson Fachin
Foto: Marcelo Ferreira / CB / D.A Press


“O Brasil não cederá a aventuras autoritárias”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta terça-feira (17) que para a comunidade global o que acontece no Brasil é como vitrine, e devemos manifestar que não aceitamos mais “aventuras autoritárias”. A fala foi feita na abertura do evento Democracias e eleições na América Latina, na rede do TSE, em Brasília.

“O mundo observa, com atenção, o processo eleitoral de 2022. Somos hoje uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e de segurança, e que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias”, afirmou o magistrado.

Além disso, Fachin mencionou a invasão do Capitólio nos Estados Unidos e ataques a autoridades eleitorais no México, Peru e Equador, alegando que esses episódios servem como um alerta do que não deve ser tolerado.

“É um alerta da possibilidade de regressão a que estamos sujeitos e que pode infiltrar-se em nosso ambiente nacional, o que, a rigor, já ocorreu”, disse.

Na segunda-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a levantar dúvidas sobre o processo eleitoral, afirmando que “tudo pode acontecer”. Apesar disso, o TSE realizou teste nas urnas que serão utilizadas no pleito de outubro deste ano e não detectaram quaisquer evidências de fraude.


Mais tensão

Nesta terça-feira (17) o presidente Bolsonaro (PL) participou da cerimônia de inauguração da duplicação do trecho da BR-101/SE e Conclusão dos Acessos à Ponte sobre o Rio São Francisco. 

No evento, que aconteceu em Propriá, no estado de Sergipe, o presidente voltou a defender o uso do armamento para o “cidadão de bem”, discurso que está alinhado com a declaração feita na segunda-feira (16), quando disse que o Brasil estaria próximo de viver “outra crise”, caso as eleições sejam auditadas. O presidente esteve ao lado do ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB).

Em mais uma de suas constantes investidas contra o sistema eleitoral brasileiro, Bolsonaro afirmou que o armamento seria utilizado em defesa da democracia, afirmando que “não interessa os meios que porventura um dia tenhamos que usar”. 


AGEMT Explica 

Nesta terça-feira (17) a Agência Maurício Tragtenberg dá início ao quadro “AGEMT Explica”, onde semanalmente explicaremos de uma forma fácil questões que envolvem assuntos de relevância para a sociedade. Você não entendeu ? AGEMT Explica!

O primeiro quadro da série é sobre o modelo eleitoral brasileiro. Você sabia que temos um modelo misto, com eleições majoritárias e proporcionais ? Sabe como cada uma delas funciona ? Qual cargo é eleito de forma proporcional e qual cargo é por votação majoritária ? Calma, AGEMT Explica! A matéria já está disponível no nosso site, com o título “AGEMT Explica: Eleições proporcionais X majoritárias”, vale a pena conferir.

 

ECONOMIA

Eletrobras reporta lucro de 69% no 1° trimestre. 

Eletrobras
Foto: Brendan McDermid / Reuters 

Lucro de 69%

Segundo dados divulgados pela Eletrobras nesta segunda-feira (16), a estatal teve um lucro líquido de R$2,7 bilhões nos três primeiros meses de 2022, o que em comparação com o mesmo período do ano passado representa uma alta de 69%.

De acordo com a empresa, que está em fase final de privatização, esse resultado foi influenciado pelo efeito positivo da variação cambial e aumento de 12% na receita bruta. Já o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização cresceu 9,6%, para R$5,428 bilhões. Além disso, os gastos com Pessoal, Material, Serviços de Terceiros e Outras Despesas (PMSO) foram reduzidos em 3,4%.

 

MEIO AMBIENTE 

Onda de frio chega ao Brasil; o sul já registra neve.

Frente fria chega ao Brasil
Foto: Christian Hartmann / Reuters 


Tá frio aí ?

A chegada de uma onda de frio ao país se tornou um dos assuntos mais comentados neste início de semana. Segundo especialistas, a onda de frio será mais sentida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Os efeitos podem chegar até a região Norte, mas de forma bem menos acentuada.

Santa Catarina registrou a primeira chuva congelada de 2022 entre a noite de segunda-feira (16) e madrugada desta terça-feira (17). Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado, a cidade registrou mínima de -0,12ºC, às 5h. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -2,4ºC, às 4h.

 

SAÚDE 

Atualização dos dados da Pandemia. 

Pandemia
Foto: Walterson Rosa / Ministério da Saúd

Pandemia


De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 26.386 novos casos de COVID-19, e 229 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 118. No total, o país acumula casos confirmados, e 665.216 óbitos por COVID-19.  

 

CULTURA 

Festival de Cannes
Foto: Reprodução / Festival de Cannes 

75° Festival de Cannes. 

A 75ª edição do Festival de Cannes se inicia nesta terça-feira (17), com uma programação que dura doze dias, o evento é composto por dezenas de filmes produzidos ao redor do mundo, concorrendo à Palma de Ouro.

Este ano, é o primeiro desde 2001 que um filme produzido por um diretor brasileiro não concorre ao prêmio.

Confira a lista dos filmes concorrendo à Palma de Ouro em 2022:

“Holy Spider,” Ali Abbasi
“Les Amandiers,” Valeria Bruni Tedeschi
“Crimes of the Future,” David Cronenberg 
“The Stars at Noon,” Claire Denis 
“Frere et Soeur,” Arnaud Desplechin
“Tori and Lokita,” Jean-Pierre and Luc Dardenne
“Close,” Lukas Dhont
“Armageddon Time,” James Gray
“Broker,” Hirokazu Kore-eda
“Nostalgia,” Mario Martone
“R.M.N.,” Cristian Mungiu
“Triangle of Sadness,” Ruben Ostlund
“Decisions to Leave,” Park Chan-Wook
“Showing Up,” Kelly Reichardt
“Leila’s Brothers,” Saeed Roustayi
“Boy from Heaven,” Tarik Saleh
“Tchaikovsky’s Wife,” Kirill Serebrennikov
“Hi-Han (Eo),” Jerzy Skolimowski


 

 

Tags: