Política
Alesp aprova cassação de Arthur do Val. Jantar de Lula com políticos em Brasília. TSE convida União Europeia para ser observadora das eleições.
Cassação aprovada
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na tarde desta terça-feira (12) o relatório que propõe a cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil), também conhecido como Mamãe Falei, por quebra de decoro parlamentar, acatando o relatório do relator da comissão, Delegado Olim (PP). O processo seguirá para o Plenário em forma de projeto de lei.
O pedido feito foi uma reação aos áudios com falas machistas e sexistas do deputado contra mulheres ucranianas terem vazado após ele ir à Ucrânia por razões supostamente humanitárias. Em uma das gravações, ele chega a dizer que “elas são fáceis porque são pobres”, e no fim do mesmo aúdio diz que pretende voltar ao leste europeu fazendo referência ao turismo sexual.
Além disso, Mamãe Falei arrecadou valores da sociedade na condição de deputado estadual, mas não deu transparência.
Em entrevista ao canal “Inteligência Ltda”, no YouTube, Arthur do Val admitiu a possibilidade da cassação ser aprovada.
“Eu vou ser cassado. Então, eu vou pra cima e vou falar minha versão. E vou cair atirando. Se for pra cair, vou cair atirando”, disse ele.
Convite à União Europeia
De acordo com a agência Reuters, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou a União Europeia para enviar uma missão de observadores para as eleições de outubro deste ano. Segundo o TSE, é importante o envolvimento da comunidade estrangeira nas eleições do país. Fachin ainda não obteve retorno.
Além da União Europeia também foram convidados o Parlamento do Mercosul, o Carter Center, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais.
A ideia dessa ação é legitimar a segurança do sistema eleitoral brasileiro para a comunidade internacional diante dos frequentes ataques ao sistema de votação.
Flerte: Lula e MDB
Na noite desta segunda-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar em Brasília, onde se reuniu com com senadores da esquerda e centro, na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE). O encontro faz parte da agenda de Lula como pré-candidato à Presidência. Dos 13 senadores do MDB, cinco estavam presentes.
Entre os presentes, estavam os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM); a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT; o ex-ministro do Meio Ambiente Sarney Filho; e os ex-governadores Renan Filho (MDB-AL) e Wellington Dias (PT-PI).
O encontro com os emedebistas aparenta uma tentativa de barrar a candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência. Segundo anfitrião do jantar e ex-senador, 14 dos 27 diretórios regionais da sigla são contrários à candidatura própria, e enfatizou que caso o partido não tenha uma candidatura viável, os diretórios estaduais derrubarão a candidatura da senadora.
Para Renan Calheiros (MDB-AL), que acredita que a maioria do partido não dará aval à Tebet, a decisão não cabe ao presidente da sigla ou a algum senador, mas à convenção que deverá ser feita até o início de agosto.
Internacional
Zelensky anuncia prisão de líder da oposição. Ataque em metrô de NY deixa 13 feridos; sendo 5 baleados. Ucrânia procura indícios de uso de arma química em Mariupol. Boris Johnson será multado por festas durante a pandemia.
Preso
Segundo Volodymyr Zelensky, o político ucraniano Viktor Medvedchuk, que é lider do principal partido de oposição e pró-Rússia na política do país, foi preso. O presidente Zelensky publicou, nesta terça-feira (12) uma foto do político algemado.
Medvedchuk alegou que Vladimir Putin é padrinho de sua filha e nega ter cometido qualuqer crime. Ele enfrentava um processo de traição desde o ano passado e em fevereiro fugiu da prisão domiciliar.
Ataque em NY
Na manhã desta terça-feira (12) cerca de 10 pessoas foram baleadas em uma estação de metrô no bairro de Sunset Park, região do Brooklyn em Nova York. O atirador segue desaparecido. Além das pessoas nas quais ele atirou, mais seis pessoas foram feridas por inalação de gás lacrimogêneo, sendo que cinco estão em estado crítico. O caso não está sendo investigado como um atentado terrorista.
Segundo a polícia, o suspeito, que no momento do ataque usava uma máscara de gás e um colete verde de construção, tirou o cilindro da mochila e lançou o gás ainda no vagão onde estava, e em seguida abriu fogo contra os passageiros.
Ameaça química
Segundo a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, o país está investigando informações - até o momento não verificadas - de que a Rússia pode ter usado armas químicas durante o cerco à cidade de Mariupol.
“Existe uma teoria de que podem ser munições de fósforo”, afirmou Malyar, e acrescentou: “Informações oficiais virão mais tarde”.
Apesar de questionado, o Ministério da Defesa da Rússia ainda não se pronunciou imediatamente. Segundo a agência de notícias independente russa Interfax, forças separatistas apoiadas por Moscou negaram o uso de armas químicas enquanto tentavam tomar o controle da cidade.
Boris multado
O primeiro-ministro britânico Bóris Johnson foi informado de que será multado pelas festas realizadas nas instalações do governo do Reino Unido durante <i> lockdown </i>, segundo um porta-voz de Downing Street, um dos locais que houve aglomeração, nesta terça-feira.
Além de Boris, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, também será multado. Outros funcionários do Parlamento também estariam envolvidos. A polícia londrina está investigando 12 festas que aconteceram entre 2020 e 2021.
Diante dessa situação, o líder da oposição britânica, Keir Starmer, pediu a renúncia de Boris e Sunak.
Boris Johnson and Rishi Sunak have broken the law and repeatedly lied to the British public.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) April 12, 2022
They must both resign.
The Conservatives are totally unfit to govern. Britain deserves better.
“Boris Johnson e Rishi Sunak infringiram a lei e mentiram repetidamente para os cidadãos britânicos. Ambos devem renunciar. Os conservadores são incapazes de governar”, declarou via Twitter.
Economia
Setor de serviços sofre com a pressão da inflação, diz IBGE. Brasil sobe de posição no ranking mundial de maiores exportadores, de acordo com a OMC. Reclamações de compras online sobem 653% em 2 anos, segundo o Procon.
Queda em serviços
O setor de serviços teve queda de 0,2% entre os meses de janeiro e fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (12). Esse cenário pode ser explicado pela deterioração da atual situação econômica do país e a alta da inflação.
O setor de serviços é o que possui o maior peso na economia brasileira e foi o que mais se recuperou em 2021 após a flexibilização das medidas sanitárias contra o Covid-19.
"O setor de serviços mostra uma perda de fôlego nestes dois primeiros meses do ano. Pressões inflacionárias e menor renda disponível são fatores que podem estar impactando", comentou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Segundo Lobo, o que ajudou a abaixar o setor foi a queda das atividades de telecomunicações, que caíram 2,8% em fevereiro: "Esse segmento, que é o de maior peso na pesquisa, encontra-se 9% abaixo do patamar pré-pandemia”.
Brasil exportador
Segundo relatório anual divulgado nesta terça-feira (12) pela Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil subiu uma posição e tornou-se o 25º maior exportador mundial de mercadorias.
As exportações brasileiras somaram US$ 281 bilhões em 2021, o que correspondeu a uma alta de 34% na comparação com o ano anterior (US$ 210 bilhões). Com isso, o Brasil aumentou a sua participação nas vendas globais para 1,3%. Em 2020, tinha ficado na 26ª posição, com fatia de 1,2%.
O aumento das exportações brasileiras no ano passado foi impulsionado pelo salto nos preços das "commodities", com destaque para o aumento das vendas de minério de ferro (72,9%), petróleo (54,3%) e soja (35,3%).
Compras online
Em dois anos, as queixas relacionadas às compras online subiram 653%, segundo registros do Procon-SP. “Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual, inclusive, não estavam organizados para fazer o atendimento de call center de forma virtual”, explica Guilherme Farid, diretor executivo do Procon.
As principais queixas dos consumidores são sobre: atraso ou não entrega do produto, problemas com cobrança e vendas feitas por sites ou perfis falsos em redes sociais.
Saúde
Atualização dos dados da pandemia. Risco de miocardite após a vacinação é raro, diz estudo da Lancet.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 22.724 novos casos de COVID-19, e 166 mortes em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 138. No total, o país acumula 30.183.929 casos confirmados, e 661.493 óbitos por COVID-19.
Vacinação sem reações
A miocardite é uma inflamação do tecido cardíaco, os sintomas podem incluir dor no peito, falta de ar ou palpitações. Episódios da inflamação foram relatados por adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos em pacientes que receberam vacinas contra a Covid-19 da Pfizer.
Um amplo estudo publicado na segunda-feira pela The Lancet Respiratory Medicine afirmou que o risco geral de miocardite após a vacinação contra a doença é muito baixo, afetando 18 pessoas por milhão de doses aplicadas. Os achados confirmam que os riscos são comparáveis ou mais baixos do que o apresentado por outros tipos de imunizantes.
“Nossa pesquisa sugere que o risco geral de miopericardite parece não ser diferente para este grupo de vacinas recém-aprovadas contra a Covid-19, em comparação com vacinas contra outras doenças. O risco de eventos tão raros deve ser equilibrado com o risco de miopericardite pela infecção e esses achados devem reforçar a confiança do público na segurança das vacinas contra Covid-19”, relatou Kollengode Ramanathan, um dos principais autores da pesquisa.
Cultura
CCXP anuncia data de venda de ingressos. Johnny Depp e Amber Heard se encontram nos tribunais, novamente. Rita Lee anuncia cura de seu câncer no pulmão.
CCXP 2022
Os ingressos da edição de 2022 da CCXP começam a ser vendidos entre o final de abril e início de maio, segundo os organizadores do evento. Os preços variam de R$120 a R$12 mil.
A venda ocorrerá em duas etapas: a primeira, apenas para portadores de cartões de crédito do banco Santander, tem início em 26 de abril ao meio-dia. Este lote terá limite de quatro ingressos por CPF e desconto de 30% no valor inteiro. Já o público geral, pode comprar os ingressos a partir de 5 de maio, às 15h.
Após dois anos em formato digital, a CCXP volta a ser presencial e será no SP Expo, em São Paulo, entre os dias 1 e 4 de dezembro. A expectativa é que 300 mil pessoas compareçam ao evento.
Nos tribunais
Johnny Depp e Amber Heard voltam aos tribunais nesta terça-feira (12). Depp está processando Heard em US$ 50 milhões por difamação, em relação a um artigo de 2018 escrito por ela, e publicado no jornal "Washington Post" sobre ser uma sobrevivente de abuso doméstico. O artigo não mencionou o ator pelo nome, mas os advogados dele disseram que ficou claro que a atriz estava se referindo a Depp e que isso prejudicou sua carreira e reputação no cinema.
A seleção dos jurados foi concluída nesta segunda, e as declarações de abertura nesta terça-feira. Depp e Heard apresentaram longas listas de potenciais testemunhas que poderiam depor. A lista de Heard inclui seu ex-namorado e CEO da Tesla, Elon Musk.
Curada do câncer
Rita Lee está curada do câncer no pulmão. A notícia foi compartilhada por seu filho, Bento Lee em um post feito no Instagram, nesta terça-feira (12): "A cura da minha mãe me emocionou pra caralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de "Jair". That’s Rita", diz Bento.