As notícias em destaque nesta sexta-feira, 08/04

PSB indica Alckmin para vice de Lula. Inflação atinge recorde no mês de março. Eleições na França. Estreia da dica cultural AGEMT e mais.
por
Ana Beatriz Villela
Luan Leão
Sônia Xavier
Vitor Simas
|
08/04/2022 - 12h

POLÍTICA

PSB indica Alckmin para vice na chapa com Lula. CPI do MEC já soma assinaturas necessárias, diz senador Randolfe Rodrigues; Pacheco fala em “fato que justifique”; Rose de Freitas alega fraude. Morre Dalmo Dallari aos 90 anos.

lula alckmin
PSB indica Geraldo Alckmin como vice de Lula (PT) - Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Alckmin vice

Depois de muitas especulações, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) fez nesta sexta-feira (8), em São Paulo, a indicação de Geraldo Alckmin para ser vice na chapa de candidatura do ex-presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), à Presidência da República.

No encontro, realizado por volta das 10h e transmitido pela internet, Alckmin, ex-governador de São Paulo, falou sobre união e esforços para reconstruir o Brasil.

“Não é hora de terrorismo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Política não é uma área solitária, a força da política é centrípeta, nós vamos somar esforços aí pra reconstrução do nosso país” - Geraldo Alckmin

Em seu discurso, Lula reiterou a fala de Alckmin, e disse que o desafio da chapa será recuperar o país. “Importante saber que essa chapa, se ela for formalizada, não é só para disputar as eleições. Talvez ganhar as eleições seja mais fácil do que a tarefa de que teremos pela frente de recuperar esse país”, disse o ex-presidente. O evento aconteceu em um hotel na zona sul, além de Lula e Alckmin, estavam presentes a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB). O PT começa a definir a aliança formal entre Lula e Alckmin a partir do dia 14 de abril, na reunião virtual do Diretório Nacional. Mas para fins de registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a formalização deve ocorrer entre 4 e 5 de junho, data que está marcada o Encontro Nacional do partido.

Mais uma CPI?

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse nesta sexta-feira (8), por meio de suas redes sociais, que a oposição ao governo no Senado conseguiu as 27 assinaturas necessárias para instalar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre suspeitas de irregularidades no Ministério da Educação. Segundo o regimento do Senado, para uma CPI ser instalada ela deve ter um terço dos 81 senadores, ou seja, 27 senadores. Depois disso, o pedido é protocolado e lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e depois, publicado no “Diário Oficial do Senado”. Na noite de quinta-feira (7), o senador Rodrigo Pacheco afirmou que é preciso “ter um fato que justifique”, para a criação de uma CPI. “Os critérios de CPI [são] assinaturas, o fato determinado, o orçamento previsto. Então, quando se exige a existência de fato determinado, há um crivo, sim, da presidência de se entender se aquele fato determinado deve justificar uma CPI ou não”, disse o presidente do Congresso. Ainda na quinta-feira (7), a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), afirmou que o requerimento enviado em nome dela com apoio a criação da CPI é “fraude”.

“Isso é uma fraude. Quem fez isso tem que ser expulso desta Casa, está se apropriando do meu crédito político-pessoal, da minha responsabilidade e da minha autonomia. Ela é intransferível. Ninguém no meu gabinete tem autorização para assinar nada, nem parabéns, porque faço questão de eu mesma exercer esse mandato e as minhas relações, sejam elas pessoais ou políticas”, disse a senadora em plenário.

O senador Randolfe Rodrigues, autor do pedido de criação da Comissão, afirmou que “a senadora ou alguém autorizado por ela”, inseriu a assinatura no sistema próprio do Senado. O senador também disse garantir a "integridade e autenticidade” da manifestação.

Dalmo Dallari, símbolo de resistência

Morreu nesta sexta-feira (8), aos 90 anos de idade, o jurista e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Dalmo Dallari. Graduado em direito pela USP em 1957, depois do golpe civil-militar de 1964, tornou- se um símbolo da oposição à ditadura. De 1986 a 1990 foi diretor da Faculdade de Direito da USP. Entre 1990 e 1992, na gestão de Luiza Erundina (PT), foi secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo. Dallari deixa  esposa, sete filhos, 13 netos e dois bisnetos. De acordo com a família, o velório será na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco.

MEIO AMBIENTE

Amazônia tem o pior 1º trimestre da história em relação ao desmatamento. Facebook derruba contas ligadas a militares por notícias falsas envolvendo a Amazônia.

amazonia
Foto: marcio isensee / Shutterstock.com

Desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira (8) que nos primeiros três meses deste ano a Amazônia já soma 941,34 km2 de áreas desmatadas, um número elevado para esta época do ano em que costuma chover muito na região. Em março deste ano os alertas de desmatamento caíram cerca 15% em relação ao mesmo mês de 2021. Os primeiros três meses do ano, porém, bateram recorde em alertas de devastação no histórico recente dos dados do Inpe. O desmatamento ocorre de forma desenfreada em anos eleitorais , e não só na Amazônia, mas em outros estados também, o que torna o cenário problemático considerando as altas taxas de destruição dos anos recentes do governo Jair Bolsonaro (PL), as mais elevadas em mais de uma década.

Contas falsas

Um relatório produzido pela empresa de inteligência digital Graphika, identificou a partir dos dados fornecidos pelo Facebook, contas e perfis falsos criados por uma dupla de militares do Exército brasileiro. Passando-se por ONG ambientalista, o grupo espalhava desinformação sobre temas ambientais; criticava a atuação de organizações não-governamentais e elogiava a ação do Exército no combate ao desmatamento na Amazônia. Os nomes dos militares não foram divulgados.

ECONOMIA

Inflação atinge recorde para o mês de março em 28 anos; pesquisa do IBGE também mostra os alimentos que mais subiram de preço.

inflacao
Inflação atinge recorde para o mês de março, segundo IBGE - Foto: Nelson Almeida/AFP

A inflação acelerou de 1,01%, em fevereiro, para 1,62%, em março. Essa é a maior cotação para o mês desde 1994, antes da implementação do plano real. No ano, o indicador acumula alta de 3,20% e, nos últimos 12 meses, de 11,30%, acima dos 10,54% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.Os dados são do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados hoje (8), pelo IBGE. Segundo o Órgão, os principais impactos vieram dos setores de transportes(3,02%) e de alimentação e bebidas (2,42%), os dois grupos juntos contribuíram com cerca de 72% do índice mensal. No caso do transporte, a alta se justifica, principalmente, pelo aumento no preço dos combustíveis (6,70%), com destaque para a gasolina (6,95%) que teve o maior impacto individual no indicador geral. No setor de alimentos e bebidas, a elevação decorre da alta dos preços dos alimentos para consumo no domicílio (3,09%). A maior contribuição foi o tomate, cujos preços subiram para 27,22% neste mês, seguido pela cenoura (31,47%), leite longa vida (9,34%), óleo de soja (8,99%), das frutas (6,39%) e do pão francês (2,97%).

INTERNACIONAL

Guerra na Ucrânia: bombardeio atribuído à Rússia em estação de trens deixa ao menos 50 mortos. Eleições na França no domingo (10).

ucrania
Foto: Yan Boechat/Reprodução/Instagram

Bombardeio russo

Um ataque a uma estação ferroviária no leste da Ucrânia, na cidade de Kramatorsk, durante a fuga de civis para partes mais seguras do território ucraniano, deixou pelo menos 50 mortos e 100 feridos nesta sexta-feira (8). Entre as vítimas fatais, cinco eram crianças. O governo ucraniano acusou a Rússia de realizar o ataque, o governo russo nega. Segundo a companhia que administra a malha ferroviária da Ucrânia, dois mísseis atingiram a estação de Kramatorsk de manhã. Segundo o governador da região, Pavlo Kyrylenko, 4 mil pessoas estavam na estação no momento do ataque. A estação ferroviária de Kramatorsk tem sido importante para a evacuação de civis da região de Donbass. “O míssil atingiu uma sala de espera temporária, onde centenas de pessoas esperavam pelo trem de evacuação”, diz a nota da polícia.

Eleições francesas

Neste domingo (10), a população da França vai às urnas para o primeiro turno das eleições presidenciais, com um cenário parecido com o da eleição passada: o candidato conservador e atual presidente Emmanuel Macron (República em Marcha) contra a representante da extrema-direita Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional).

Em uma pesquisa publicada nesta sexta-feira, Macron teria 26% das intenções de voto, contra La Pen com 24%, um empate técnico. Quanto a isso, em um provável segundo turno há também uma aproximação entre os candidatos: Macron com 51% e Le Pen com 49%.

CULTURA

Gilberto Gil toma posse como imortal na ABL. Will Smith banido do Oscar. Pizza é a comida mais popular da internet, afirma pesquisa. Estreia da Dica Cultural AGEMT.

gilberto gil
Foto: Reprodução/Instagram @gilbertogil

Gilberto Gil imortal

Gilberto Gil toma posse como imortal na Academia Brasileira de Letras nesta sexta-feira (8). O cantor vai ocupar a cadeira 20 da academia. Em novembro do ano passado, Gil foi eleito com 21 dos 34 votos possíveis. "Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular. Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado. Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escrita como compositor", disse Gil, em entrevista ao Jornal Nacional.

Will Smith banido do Oscar

O ator Will Smith foi proibido de participar de todos os eventos realizados pela Academia de Hollywood, incluindo o Oscar, por 10 anos. A instituição divulgou sua decisão nesta sexta-feira (8). O ator já havia renunciado a seu posto como membro da Academia recentemente. A proibição do ator em eventos diz respeito somente a presença, Smith ainda pode ser indicado ao prêmio e não perde o atual Oscar de melhor ator que venceu na edição deste ano. “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”, disse Will Smith em um comunicado enviado a veículos de imprensa nos EUA. “Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar", diz trecho da carta divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin, sobre a decisão.

Em alta

Uma pesquisa realizada pela Lenstore apontou que a pizza é a comida mais fotografada e compartilhada nas redes sociais, com 22 bilhões de visualizações no TikTok e 59,1 milhões de hashtags no Instagram.  O levantamento também mostra que a pesquisa mensal no Google sobre o alimento tem uma média de 13,6 milhões em todo o mundo.

Em segundo lugar, está o sorvete, que tem 43,9 milhões de hashtags no Instagram e 28 bilhões de visualizações no Tik Tok e 4,6 milhões de pesquisas ao redor do planeta. O sushi, por sua vez, aparece na terceira posição do ranking.   

Manga, laranja, biscoito, macarrão, queijo, panqueca e hambúrguer completam o grupo dos 10 primeiros colocados da lista.   

A Lenstore também mostrou a previsão das comidas mais populares em 2025, mas com base nos dados divulgados nesta semana. A pizza deverá seguir com uma das primeiras colocações e provavelmente será seguida por sushi e manga.

Dica Cultural AGEMT

Se estiver passando pela região da Avenida Paulista, não deixe de conferir a exposição “WAVE - Novas correntes nas artes gráficas japonesas”. Uma exposição inédita no Brasil, que apresenta obras de 55 ilustradores e artistas gráficos japoneses. Entre eles estão Teruhiko Yumura, Akira Uno e Keiichi Tanaami, que produzem obras de diferentes estilos e temas, veiculadas não somente no cenário tradicional das artes, mas também em mangás, animações e peças publicitárias.

A exposição é gratuita e está localizada dentro da Japan House, na Av. Paulista, 52. A mostra fica no local até o dia 01/05. Para mais informações, acesse o site da Japan House.  

SAÚDE

Atualização de dados da pandemia. 

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil registrou 30.212 novos casos de COVID-19, e 149 mortes em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 160. No total, o país acumula 30.123.963 casos confirmados, e 661.122 óbitos pela doença. 

ESPORTES

Início do Brasileirão A e B. Rodada da Sul-Americana. A Seleção brasileira feminina se prepara para a Copa América. 

taça
Taça da série A do Brasileirão - Foto: Pedro Souza/Atlético Mineiro

Ele voltou!

Depois de meses de espera, vai começar o Campeonato Brasileiro séries A e B! A 1ª rodada da competição começa na tarde de sábado (9), às 16h30, com o jogo entre Fluminense e Santos no Maracanã. Quem fecha os confrontos de estreia é o duelo entre Juventude e RB Bragantino, na segunda-feira (11), às 20h, no Alfredo Jaconi. 

Série B

A segundona vem com tudo esse ano e promete confrontos bons de se assistir. A primeira rodada começa na noite desta sexta-feira (8), às 19h, com os confrontos entre Vasco e Vila Nova, em São Januário, e Brusque e Guarani, em Santa Catarina. No sábado (9), o destaque é a promessa de jogão entre Bahia e Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, às 21h30. A rodada encerra no domingo (10), com o confronto entre Londrina e Náutico, às 11h, no Paraná. 

Sul-Americana

O São Paulo estreou na Sul-Americana com uma vitória suada no Peru, contra o Ayacucho, na noite de quinta-feira (7). O tricolor paulista saiu na frente, mas acabou levando a virada, e já no fim, depois de ter empatado, conseguiu o gol que deu número finais ao jogo, São Paulo 3 a 2. Em Cuiabá, em seu primeiro jogo contra um time estrangeiro na história, o Cuiabá venceu por 2 a 0, com destaque para o centroavante Elton, autor dos dois gols do Dourado.

Seleção Feminina

A CBF anunciou nesta sexta-feira (8) o último teste da seleção brasileira feminina de futebol antes da Copa América. 

As comandadas de Pia Sundhage jogarão contra a Suécia no dia 28 de junho. A partida acontecerá na Friends Arena, em Estocolmo, Suécia, às 13h30 (horário de Brasília).

Tags: